Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Química Orgânica
  4. Polímeros
  5. Polímeros de Condensação

Polímeros de Condensação

Os polímeros de condensação são aqueles obtidos por meio de reações entre monômeros (iguais ou diferentes), onde há a saída de uma molécula de uma substância, que é geralmente a água.

A seguir, temos uma reação genérica de polimerização por condensação:

Reação genérica de formação dos polímeros de condensação

Entre os principais polímeros de condensação, temos:

  • Baquelite:

Sua reação de polimerização por condensação ocorre entre o fenol e o formaldeído, sendo um polifenol:

Reação de polimerização da baquelite

O baquelite é usado para se fabricar cabos de panela, tomadas, interruptores, telefones, máquinas fotográficas e bolas de bilhar.

Telefone feito de baquelite

  • Kevlar:

É uma poliamida, sendo que sua reação de polimerização por condensação ocorre entre o ácido tereftálico (ácido p-benzenodioico) e a diamida p-benzenodiamida:

Reação de obtenção do kevlar

O kevlar é um polímero muito resistente, que é usado em coletes à prova de balas, chassis de carros de corrida, bicicletas e aviões.

Colete à prova de balas feito de kevlar

  • Policarbonato:

Ele é formado pelo fosgênio (COCl2) e pelo p-isopropilenodifenol (bisfenol A), e a molécula que é liberada é a do gás cloreto (HCl):

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Reação de obtenção do policarbonato

O policarbonato é um plástico transparente, com alta resistência mecânica, usado em janelas de aviões, visores de capacetes, coberturas transparentes e em capas de CDs.

Capa de CD de policarbonato

  • Náilon:

É uma poliamida e no caso específico do náilon 66, a reação de polimerização é entre o ácido adípico ou ácido hexanodioico e a diamina  hexametilenodiamina ou 1,6 – hexanodiamina:

Reação de polimerização do náilon 66

O náilon é um tecido sintético usado principalmente na confecção de meias finas para mulheres, conhecidas como “meias-calças”.

Meia-calça feita de náilon

  • PET (polietilenotereflato ou politereftalato de etileno):

O PET também é conhecido por outros nomes, como dracon, terilene ou tergal. Esse polímero de condensação é um poliéster, sendo que sua reação de formação ocorre entre o álcool etilenodiol (etileno-glicol) e o ácido tereftálico (ácido p-benzenodioico):

Reação de polimerização para a obtenção do PET

O principal uso desse polímero é em garrafas plásticas, mas ele também é usado na fabricação de tecidos, cordas, filmes fotográficos, fitas de áudio e vídeo, guarda-chuvas, gabinetes de fornos e em embalagens.

Garrafas PET

O polímero PET muito usado em garrafas de água e refrigerantes é um polímero de condensação
O polímero PET muito usado em garrafas de água e refrigerantes é um polímero de condensação
Publicado por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Assista às nossas videoaulas
Assuntos relacionados
A degradação de componentes plásticos leva à formação de microplásticos, que contaminam o oceano.
Microplásticos
Clique neste link e saiba mais sobre os microplásticos, pequenos pedaços de polímeros sintéticos com tamanho inferior a 5 mm. Os microsplásticos têm causado danos imensuráveis ao ecossistema aquático (principalmente o marinho), provocando a morte de seres vivos da cadeia alimentar.
O PVA é usado na produção de colas e gomas de mascar
Polímero PVA
Conheça a constituição química e as principais aplicações em nosso cotidiano do poliacetato de vinila, um polímero mais conhecido pela sigla PVA.
Recipientes de plástico feitos de poliestireno
Poliestireno
Descubra a constituição, as aplicações, os problemas ambientais e os produtos feitos do poliestireno, cuja forma mais conhecida é o isopor.