Uso de esteroides anabolizantes
A classe orgânica dos Esteroides está presente em toda espécie vegetal e animal. Como por exemplo, o colesterol (C27H46O) que compõe a membrana das estruturas celulares do corpo humano.
Os chamados Esteroides anabolizantes são produzidos pelo organismo, e são responsáveis pelo aumento da força e massa muscular de nosso corpo. O hormônio testosterona, presente no corpo masculino, funciona como anabolizante natural. O problema surge quando se deseja obter uma força física maior.
Os anabolizantes sintéticos, produzidos por Indústrias farmacêuticas, estão sendo vastamente utilizados entre jovens em academias para obter o tão sonhado corpo perfeito, fato também comum entre esportistas, que passam a utilizar tais medicamentos com o intuito de intensificar os músculos e vigorar a forma física.
Conheça a fórmula estrutural de um dos anabolizantes sintéticos presentes no mercado:
Estanozolol
Reações adversas do uso de anabolizantes
Os problemas podem começar com o mau funcionamento do fígado e dos rins, e se estender a casos mais graves de hipertensão, aparecimento de câncer e até mesmo morte súbita.
As doenças hormonais são as mais comuns entre indivíduos que usam anabolizantes. Nos homens, o uso abusivo causa impotência, câncer de próstata e testículos; e nas mulheres causa alteração da libido, esterilidade, hipertrofia do clitóris, entre outras.