Whatsapp icon Whatsapp

A redação requer uma boa revisão

A revisão do texto implica na boa qualidade do mesmo
A revisão do texto implica na boa qualidade do mesmo

A escrita é uma forma de demonstrarmos nossa competência linguística, nosso conhecimento de mundo e nossa capacidade de argumentação.

Porém, sentimo-nos atordoados quando somos incumbidos a produzir um texto. Tal dificuldade poderá aos poucos ser sanada. Mas de que forma isso de dá?

O requisito primordial é sempre termos em mente que nunca falamos ou escrevemos sobre aquilo que não temos conhecimento. Para que esta “competência” seja cada vez mais aguçada, é preciso que estejamos sempre munidos de informações sobre os acontecimentos sociais de uma forma geral.

Aliado a isto, é de extrema importância que desfrutemos do nosso conhecimento sobre as técnicas específicas de uma composição textual, sobre a predominância de uma linguagem formal, isenta de certos coloquialismos que empobrecem o teor da linguagem, e, sobretudo, que saibamos aplicar a nossa intencionalidade discursiva, pois cada texto tem sua finalidade específica.

Ler bons livros, revistas informativas, científicas, ler e assistir a jornais televisivos são formas de ampliarmos os nossos conhecimentos e, consequentemente, desenvolvermos nossa capacidade de argumentação.


Quando se trata da escrita em si, é sempre bom fazermos um rascunho prévio acerca das ideias que serão expostas, a fim de que possamos evitar “possíveis” falhas quanto à estrutura textual, pois o objetivo é que a mesma se apresente de forma plausível.

Um aparato bastante eficaz é ter o dicionário como companheiro inseparável, pois ele não somente nos auxilia com a questão do sentido denotativo das palavras, mas também com a relação de sinonímia e com o uso da grafia correta.

Sempre quando estamos redigindo, as ideias vão fluindo naturalmente, e às vezes não as articulamos da maneira como deveria, fazendo-se necessária uma substituição, uma supressão ou até mesmo um acréscimo.

Por isso, a importância de fazermos uma releitura do texto, uma vez que a escrita é um ato minucioso e requer muita habilidade por parte de quem a pratica. É como se moldássemos uma obra de arte, e a cada retoque renascesse algo mais perfeito e mais criativo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Vânia Maria do Nascimento Duarte
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Para a produção de um bom texto é importante ter ideias claras e objetivas
Como produzir um bom texto?
Dicas para elaboração de um texto claro, objetivo e coerente.
Crônica no vestibular
Não tenha problemas em escolhê-la na prova de redação.
video icon
Matemática
Progressão Geométrica
Nessa aula faremos uma revisão geral sobre Progressão Geométrica (PG). Comentaremos dos tipos de PG, propriedades da PG, termo geral da PG, soma de uma PG finita e soma de uma PG infinita.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Matemática
Área da esfera
Clique para aprender a calcular a área da esfera.
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Estrangeirismo
Nessa videoaula você entende sobre o estrangeirismo na música "Samba do Approach."
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!