Como produzir um bom texto?

Para se produzir um bom texto é necessário que o escritor tenha um prévio conhecimento do assunto que irá abordar. Além disso, a clareza das idéias é fundamental ao entendimento do leitor.

O texto estará claro para quem lê quando tiver idéias bem articuladas e objetivas. Para isso, é importante uma seleção cuidadosa das palavras, que deverão ser distribuídas em períodos curtos. Dessa forma, o escritor evitará erros quanto à coerência e coesão dos fatos apresentados e o leitor não ficará perdido em meio a tantos argumentos.

A coerência nos diz da organização das partes para formar o todo do texto. Os tipos de produção textual, sem exceção, necessitam de sentido, de ter significado, ou seja, precisam ser coerentes.

Um texto será coeso se houver um acordo entre as partes do mesmo, de modo que os elementos que dão continuidade à produção estejam em harmonia.
Logo, a clareza de um texto advém da coerência dos fatos, os quais se encadeiam através dos elementos de coesão, que por sua vez devem estar perfeitamente enquadrados.

Um episódio que compromete a clareza textual e que é habitual em redações é a redundância, juntamente com a repetição desnecessária de palavras e idéias.

Reler o texto é uma opção de excelentes resultados, pois o autor chamará para si a responsabilidade e aprenderá que o processo da escrita e aperfeiçoamento da mesma vem com o tempo, com a prática. Além disso, ao fazer a releitura textual o escritor observará palavras e trechos desnecessários, idéias vagas, exposições inadequadas, períodos longos e confusos, e assim por diante.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A autocorreção traz benefícios para o emissor e para o receptor da mensagem, pois evita a obscuridade textual e o desinteresse. Do mesmo modo, quando o escritor se distancia de seu texto e coloca-se na posição de leitor, tem maior percepção a respeito do que foi escrito, se é compreensível ou não.

Através dessa reflexão a respeito da produção textual, observamos que somente as correções ortográficas e gramaticais não são suficientes, mas também a análise textual a partir da colocação das idéias. O que torna ainda mais necessário a releitura, pois a apreciação de um texto requer tempo e disposição.

Portanto, a revisão do texto deve ser feita sempre, a fim de que haja um bom resultado, ou melhor, um bom texto.

Para a produção de um bom texto é importante ter ideias claras e objetivas
Para a produção de um bom texto é importante ter ideias claras e objetivas
Publicado por: Sabrina Vilarinho
Assista às nossas videoaulas
Assuntos relacionados
A revisão do texto implica na boa qualidade do mesmo
A redação requer uma boa revisão
A releitura é imprescindível na construção textual.
Escrever bem demanda treino e muita leitura. Para afastar o fantasma da eliminação em concursos e vestibulares, confira dez ótimas dicas de redação
Dez dicas de redação simples e eficazes!
Descomplicando a escrita: Dez dicas de redação para você tirar nota dez na prova!
Escrever nem sempre é tarefa fácil, mas existem algumas dicas que podem ajudar os menos hábeis com as palavras
Clareza textual
Construindo os sentidos do texto: Confira nossas dicas sobre clareza textual e aprimore sua escrita!
Tipos de introdução de um texto dissertativo-argumentativo
Tipos de introdução no texto dissertativo-argumentativo
Há diferentes recursos que podem ser utilizados para introduzir um texto dissertativo-argumentativo. Saiba quais são os tipos de introdução!
Crônica no vestibular
Não tenha problemas em escolhê-la na prova de redação.
Alguns bloqueios no momento da escrita são recorrentes, mas com a aquisição de determinadas habilidades a situação pode ser revertida
Bloqueios no momento da escrita
Alguns bloqueios no momento da escrita são inevitáveis. Dada essa realidade, certifique-se aqui de algumas importantes dicas!
Procurando obter um bom resultado no Enem? Nada melhor que algumas dicas
Dicas para a redação do Enem
Sente-se apto (a) para fazer a redação do Enem? Se sim ou se não, não deixe de conferir algumas dicas ao clicar aqui!