Whatsapp icon Whatsapp

A soja

Grãos de soja
Grãos de soja
A soja é um grão originário da China, há 5.000 anos é utilizado na alimentação. É composto por proteínas, fibras, monossacarídeos, oligossacarídeos, óleos, cálcio, fósforo, ferro, sódio, potássio, magnésio, cobre, carboidratos, lipídios, vitaminas B e E, ômega 3 e 6.

O alto valor nutricional da soja, como pode ser percebido acima, faz com que seu consumo seja bastante importante, pois a partir dos nutrientes que contém ajuda no controle do colesterol, previne problemas cardiovasculares, alguns tipos de câncer, osteoporose, reduz cólicas menstruais e sintomas da menopausa. A isoflavina presente na soja ainda auxilia no processo de fixação do cálcio pelo organismo, diminui a ação dos radicais livres, auxilia no emagrecimento e acelera o metabolismo.

A soja pode ser encontrada para consumo no tofu (queijo de soja), óleo de soja, farinha de soja, leite de soja, proteína texturizada de soja (carne de soja), molho de soja (shoyo), soja torrada e extrato de soja. Para a confecção de tais produtos provenientes da soja, os grãos são limpos, condicionados, descascados e flocados. Após transformar os grãos em flocos retira-se desses o óleo e então são submetidos à secagem para que o processo de transformação do produto final seja realizado.
Publicado por Gabriela Cabral

Artigos Relacionados

Noz
Noz, fruto da nogueira, origem da nogueira, alimento nutritivo, alto valor energético, fruto de sabor levemente amargo, valor nutritivo do fruto, formas de conservação da noz.