Whatsapp icon Whatsapp

Cirurgia da Obesidade

A Cirurgia da Obesidade é feita somente em casos de obesidade mórbida.
A Cirurgia da Obesidade é feita somente em casos de obesidade mórbida.
Além de ser uma questão de estética, a obesidade é um grave problema de saúde. Sabe-se que uma pessoa obesa na faixa de 25 a 34 anos possui um risco de morte doze vezes maior que uma pessoa com um peso ideal. Nesse sentido, o número de pessoas que procuram especialistas, médicos e nutricionistas, com o fim de perder peso, é crescente a cada dia. No entanto, em alguns casos, mesmo após um tratamento médico ou nutricional bem conduzido, a pessoa não consegue perder peso. Nesse caso, é indicada a cirurgia da obesidade, técnica desenvolvida nos EUA e chamada de "Gastroplastia redutora para perda de peso”.

Basicamente, a cirurgia consiste na redução do tamanho do estômago. Assim, quando a pessoa se alimenta, o órgão se dilata facilmente com poucas quantidades de alimento. O cérebro interpreta essa distensão, provocando a sensação de satisfação. Assim, após uma pessoa fazer a cirurgia da obesidade, irá se satisfazer facilmente com pequenas quantidades de comida, facilitando a perda de peso.

É importante ressaltar que esse procedimento é feito somente em casos onde a obesidade é uma questão de saúde e não de estética. A cirurgia da obesidade é indicada somente nos casos de obesidade mórbida, isto é, quando o paciente possui, no mínimo, 45 quilos acima do peso considerado ideal para sua idade e conforme sua estatura.
Por ser um procedimento cirúrgico, onde há a utilização de anestesia geral, existe certo risco, variando entre 0.3% e 1,5%. Entretanto, em alguns casos esse risco é menor do que as chances do obeso falecer devido aos problemas decorrentes da obesidade mórbida, como diabetes, hipertensão, cardiopatias e colesterol alto.

Nas primeiras semanas após a cirurgia, a perda de peso é bastante grande (de 2,5 kg./5,0kg.por semana). Já nos meses seguintes, se torna mais lenta (0,5/2,5kg. por semana) e um ano após a cirurgia, o paciente perde, em média, 40% de seu peso. A obesidade é um grave problema. Para se ter uma idéia, só no ano de 2001, morreram mais de 300 mil pessoas nos Estados Unidos.
Publicado por Tiago Dantas

Artigos Relacionados

Colonterapia
Colonterapia, a lavagem estomacal, os riscos da colonterapia, hidrocolonterapia, o método utilizado para perda de peso, os problemas da colonterapia, celebridades que fizeram a colonterapia.
Idade da Pele
Idade da pele, o que é a pele, a composição da pele, as alterações sofridas pela pele, características da pele na infância, características da pele na adolescência, características da pele aos vinte anos, características da pele aos trinta anos, características da pele após os quarenta anos.
Musculação
Musculação, o que é musculação, benefícios da musculação para a saúde, estética, músculos, exercício anaeróbico, fatores que influenciam o desenvolvimento de músculos.
Olheiras
Olheiras, principais causas das olheiras, como surgem as olheiras, os dois tipos de olheiras, prevenção contra as olheiras, medidas para suavizar as olheiras, quem é mais afetado pelas olheiras.
Relaxamento
Relaxamento, o que é relaxamento, as tensões, a origem das tensões, malefícios das tensões, exercícios de relaxamento, como fazer um exercício de relaxamento, benefícios trazidos ao organismo por exercícios de relaxamento.
video icon
Professora ao lado do texto"Verbos dicendi".
Português
Verbos dicendi
Dizer, falar, gritar, responder são verbos dicendi, ou seja, palavras que apresentam a maneira pela qual uma pessoa se expressa. Assista a esta videoaula para aprender um pouco mais sobre essa classificação!