Ayrton Senna
Ayrton Senna foi um piloto de automobilismo reconhecido como um dos grandes esportistas da história do Brasil. Iniciou sua carreira no automobilismo por meio do kart, mas foi na Fórmula 1 que ele se transformou em um dos pilotos mais reconhecidos de todos os tempos. Ayrton Senna conquistou três títulos de Fórmula 1: em 1988, 1990 e 1991.
Morreu em 1994 de maneira prematura durante o Grand Premio de San Marino, em Ímola, por conta de um acidente durante a corrida. É considerado por muitos o melhor piloto de Fórmula 1 de todos os tempos, obtendo 41 vitórias em 161 corridas disputadas.
Leia também: Alberto Santos Dumont — famoso aeronauta brasileiro conhecido como “pai da aviação”
Resumo sobre Ayrton Senna
-
Ayrton Senna foi um piloto de automobilismo brasileiro que obteve enorme sucesso em sua carreira.
-
É reconhecido por muitos como um dos maiores esportistas do Brasil.
-
Conquistou três títulos na Fórmula 1: em 1988, 1990 e 1991.
-
Conquistou 41 vitórias em 161 corridas disputadas.
-
Faleceu tragicamente em um acidente durante uma corrida em 1994.
Biografia de Ayrton Senna
→ Primeiros anos de Ayrton Senna
Ayrton Senna da Silva nasceu na cidade de São Paulo, no dia 21 de março de 1960. Era filho de Milton Guirado Theodoro da Silva e de Neyde Joanna Senna da Silva. Desde a infância, Ayrton Senna havia demonstrado grande interesse por carros e pelo automobilismo. Ela gostava de dirigir os carros que sua família possuía.
O interesse dele por automobilismo foi incentivado por seu pai, que chegou a construir um kart para o seu filho. Ayrton Senna começou a competir como piloto de kart quando tinha apenas 13 anos de idade, e a primeira prova oficial que ele competiu foi marcada por uma vitória de Senna. A trajetória de Ayrton Senna no kart foi exitosa, marcada por títulos paulista, brasileiro e sul-americano nessa categoria.
→ Carreira na Fórmula 1
A carreira vitoriosa que Ayrton Senna teve no kart projetou o seu nome para outras categorias do automobilismo. Em 1981, ele competiu pela Fórmula Ford 1600, obtendo um número expressivo de vitórias. Em 1982, Ayrton Senna competiu pela Fórmula Ford 2000 e em 1983 competiu pela Fórmula 3 Inglesa.
Ayrton Senna foi campeão da Fórmula 3, e isso deu a ele visibilidade tanto no Brasil mas também internacionalmente. O sucesso de Ayrton Senna nessas categorias fez com que ele fosse convidado para fazer testes para ingressar na Fórmula 1, e, em 1984, ele ingressou na equipe Toleman e já no primeiro ano obteve alguns resultados significativos.
Em 1984, em sua primeira temporada na Fórmula 1, Ayrton Senna conquistou o pódio em três ocasiões, terminando o campeonato em 9º lugar. Ayrton Senna ficou na Toleman apenas no ano de 1984, disputando por outras equipes ao longo de sua carreira. Entre 1985 e 1987, Ayrton Senna fez parte da Lotus, entre 1988 e 1993 foi parte da McLaren e em 1994 fez parte da Williams.
Na Lotus, Ayrton Senna teve um carro com melhores condições, e isso permitiu que ele conquistasse as suas primeiras vitórias na Fórmula 1. O seu auge, no entanto, veio na McLaren, equipe pela qual ele conquistou o título da Fórmula 1 por três vezes: 1988, 1990 e 1991. Ao todo, a carreira de Ayrton Senna na Fórmula 1 ficou marcada pelos seguintes resultados:
-
1984: 9º lugar (0 vitórias).
-
1985: 4º lugar (2 vitórias).
-
1986: 4º lugar (2 vitórias).
-
1987: 3º lugar (2 vitórias).
-
1988: 1º lugar (8 vitórias).
-
1989: 2º lugar (6 vitórias).
-
1990: 1º lugar (6 vitórias).
-
1991: 1º lugar (7 vitórias).
-
1992: 4º lugar (3 vitórias).
-
1993: 2º lugar (5 vitórias).
-
1994: competiu em três corridas, não finalizando nenhuma.
A trajetória de Ayrton Senna na Fórmula 1 foi marcada pela rivalidade dele com Alain Prost, piloto francês que foi seu colega de equipe entre 1988 e 1989. Os dois pilotos disputaram de maneira intensa os títulos das temporadas de 1988, 1989 e 1990. A rivalidade entre Senna e Prost foi muito grande nos anos que competiram um contra o outro, e muitos taxaram ambos como inimigos.
Alain Prost, no entanto, afirmou que a rivalidade deles era resultado da disputa travada nas pistas e que nos últimos seis meses da vida de Senna (em que Prost já estava aposentado) eles se aproximaram bastante. Ayrton Senna também teve de enfrentar Nelson Piquet, outro brasileiro de grande destaque na Fórmula 1 durante a década de 1980.
→ Falecimento de Ayrton Senna
A morte prematura de Ayrton Senna foi uma das grandes tragédias recentes do esporte brasileiro. Na temporada de 1994, Ayrton Senna competia pela Williams, e um acidente acabou colocando fim à vida de um dos maiores nomes do automobilismo brasileiro. A morte de Ayrton Senna aconteceu durante o GP de San Marino, na Itália, em 1º de maio de 1994.
Na corrida, Ayrton Senna perdeu o controle de seu carro em uma curva (chamada Tamburello), chocando-se contra o muro de concreto. Ele foi socorrido pelos médicos da Fórmula 1, mas poucas horas depois foi anunciada a sua morte.
Outras atividades realizadas por Ayrton Senna
Além da Fórmula 1 e dos carros, Ayrton Senna usava o seu tempo livre para outras atividades. Ele gostava de andar de moto e jet-ski, além de praticar aeromodelismo, pequenas miniaturas de aeronaves que podem ser pilotadas remotamente.
Além disso, Ayrton Senna também atuava como empresário, possuindo diversas empresas e administrando uma fortuna de milhões de dólares. O piloto também dedicou parte do seu tempo para ajudar financeiramente e visitar trabalhos de assistência, sobretudo os que atuavam com crianças carentes.
Ayrton Senna como herói nacional
Ayrton Senna e o seu sucesso no automobilismo fizeram dele um verdadeiro herói nacional. A popularidade de Ayrton Senna era tamanha que a Fórmula 1 se tornou um esporte cada vez mais popular no Brasil, com milhares de pessoas acompanhando as corridas.
Veja também: Diego Maradona — um dos principais futebolistas do mundo
Títulos de Ayrton Senna
A carreira vitoriosa de Ayrton Senna pode ser percebida pelo grande número de títulos que ele conquistou ao longo de 20 anos de automobilismo. Vejamos a lista de títulos de Ayrton Senna:
-
Campeonato Paulista de Kart: 1974 e 1976.
-
Campeonato Brasileiro de Kart: 1978, 1979 e 1980.
-
Campeonato Sul-Americano de Kart: 1977 e 1980.
-
Fórmula Ford 1600: 1981.
-
Fórmula Ford 2000: 1982.
-
Fórmula 3 Inglesa: 1983.
-
Fórmula 1: 1988, 1990 e 1991.
Em sua carreira de Fórmula 1, Ayrton Senna disputou 161 corridas, vencendo 41 delas e obtendo 80 pódios.
Obras de Ayrton Senna
Em sua carreira, Ayrton Senna também dedicou-se a escrever um livro relacionado ao automobilismo. O livro, que foi publicado em 1993, recebeu o nome de A Arte de Pilotar, trazendo algumas técnicas de pilotagem de Senna.
Legado de Ayrton Senna
Ayrton Senna ficou nacionalmente reconhecido como um dos grandes esportistas da história do Brasil, e sua atuação na Fórmula 1 contribuiu para que essa modalidade se popularizasse consideravelmente no Brasil. Além disso, a influência de Ayrton Senna fez com que o automobilismo como um todo ganhasse popularidade.
Muitos consideram que Ayrton Senna foi o melhor piloto de Fórmula 1 da história, sendo um dos esportistas mais reverenciados no país. A legião de fãs de Ayrton Senna ainda é bastante numerosa, mesmo 30 anos após a morte do piloto, o que demonstra a importância dele para o automobilismo nacional.
Além disso, após o falecimento de Ayrton Senna, a sua irmã, Viviane Senna, deu sequência ao costume de seu irmão de realizar doações para instituições de caridade. A ação dela seguiu um desejo que Ayrton Senna compartilhou com ela de estabelecer uma instituição para dar apoio a crianças de baixa renda. Depois do acidente que matou Ayrton Senna, Viviane decidiu criar o Instituto Ayrton Senna, uma ONG que ainda hoje fornece apoio para crianças carentes.
Homenagens a Ayrton Senna
A morte de Ayrton Senna comoveu o Brasil e o mundo, e homenagens a ele foram realizadas em diversas partes do planeta. A trajetória de Ayrton Senna já foi cantada em enredos de escolas de samba, a história de sua vida foi contada em um filme e em uma série documental. O nome de Ayrton Senna está presente em diversos logradouros neste país.
Após a morte de Senna, a FIA, entidade que organiza a Fórmula 1, deixou um dos pits vazio na corrida seguinte após a morte do piloto brasileiro, e as marcas do pit estavam pintadas com as cores da bandeira do Brasil. Além disso, existem diferentes esculturas feitas em homenagem a Ayrton Senna, um musical já foi realizado em sua homenagem e uma das curvas de Interlagos é chamada de “S de Senna” em homenagem ao piloto brasileiro.
Curiosidades sobre Ayrton Senna
- Em 1994, foi criado um personagem de história em quadrinhos em homenagem a Ayrton Senna chamado Senninha.
-
Ayrton Senna era conhecido por ser um exímio piloto em condições de chuva.
-
Recebeu diversas condecorações em homenagem aos seus feitos.
Créditos de imagem
[1] Instituto Ayrton Senna / Wikimedia Commons (reprodução)
[2] Instituto Ayrton Senna / Wikimedia Commons (reproduçaõ)
[3] Instituto Ayrton Senna / Karpouzi / Wikimedia Commons (reprodução)
Fontes
BIZARELO, Rafael. Ayrton Senna: veja as maiores vitórias da carreira na F1. Disponível em: https://ge.globo.com/motor/formula-1/noticia/2024/04/25/ayrton-senna-veja-as-maiores-vitorias-da-carreira-na-f1.ghtml
REDAÇÃO. Maior rival de Senna, Prost relembra reaproximação tardia e diz que só entendeu o brasileiro quando parou. Disponível em: https://www.espn.com.br/f1/artigo/_/id/6785096/maior-rival-de-senna-prost-relembra-reaproximacao-tardia-e-diz-que-so-entendeu-o-brasileiro-quando-parou.
PREVIDELLI, Fábio. SENNA X PROST: COMO O 'RIVAL' LIDOU COM A MORTE DE AYRTON, HÁ 29 ANOS. Disponível em: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/senna-x-prost-como-o-rival-lidou-com-morte-de-ayrton.phtml.