Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Mecânica
  4. A força de atrito do ar sobre carros

A força de atrito do ar sobre carros

A força de resistência do ar sobre um carro depende de sua área, velocidade, da densidade do ar e do coeficiente de arraste.

Quando um corpo se movimenta em contato com o solo ou fluido, esses meios aplicarão sobre esse corpo uma força de resistência que se opõe ao movimento, denominada força de atrito.

Podemos citar vários casos em que as forças de atrito atuam em nosso cotidiano, como o som produzido por um violino que depende do atrito entre as cordas e o arco, ao caminharmos dependemos do atrito entre nossos pés e o solo, a força de resistência do ar que atua sobre um paraquedista no momento de abertura de seu paraquedas etc.

Quando estamos andando de carro existem duas forças que se opõe ao movimento: o atrito dos pneus com o solo e a resistência do ar. O papel do motor do veículo é fornecer energia suficiente para superar essas resistências e se movimentar. Neste texto iremos compreender como a força de resistência do ar pode ser determinada.

Quatro grandezas são necessárias para a determinação da força de resistência do ar, que será chamada de FAR. A primeira grandeza é a área (A) medida a partir da visão frontal do veículo, a velocidade (v) do carro, a densidade do ar chamada de ρ, e por último uma constante adimensional denominada coeficiente de arraste(C), que depende da forma do veículo. Os valores mais comuns para o coeficiente de arraste variam de 0,35 até 0,50.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A equação abaixo determina a força de resistência do ar sobre um carro:

FAR  1   .C.A.p.v2
2    

Exemplo: Imagine um veículo que possua coeficiente de arraste C igual a 0,40 e área frontal A de 1,50 m2. Se esse carro se movimenta em uma rua residencial com velocidade de 10 m/s (36Km/h), qual deve ser a força de resistência do ar sobre ele?

Dado: Densidade do ar igual a aproximadamente 1,2 Kg/m3.

FAR = 0,5 . 0,40 . 1,50 . 1,2 . 102 = 36N

A força de resistência sobre esse veículo seria de 36N.

A engenharia trabalha para a fabricação de carros cada vez mais aerodinâmicos a fim de diminuir ao máximo a atuação da força de resistência do ar. O formato de gota d'água é o que apresenta melhor esses resultados por eliminar as turbulências na parte traseira dos carros, facilitando o deslocamento.

A imagem acima ilustra a passagem das correntes de ar sobre um objeto em formato de gota d'água, que é o formato mais aerodinâmico para vencer a resistência do ar.

O formato mais aerodinâmico para vencer os efeitos da força de resistência do ar é o de gota d'água
O formato mais aerodinâmico para vencer os efeitos da força de resistência do ar é o de gota d'água
Publicado por: Joab Silas da Silva Júnior
Assuntos relacionados
A Dinâmica estuda as causas dos movimentos
Principais equações da Dinâmica
Clique aqui e conheça as principais equações da Dinâmica, ramo da Física que estuda as causas dos movimentos.
Os freios ABS evitam o travamento das rodas, impedindo o deslizamento do veículo
Freios ABS
Clique aqui e entenda por que os freios ABS são mais eficientes e trazem maior segurança quando comparados com os freios convencionais.
O riscar de um fósforo
Coeficiente de Atrito
Força de atrito é a força que atua em sentido contrário ao do movimento.
O simples ato de caminhar só é possível por causa da força de atrito
Força de Atrito
Clique aqui e veja a definição de força de atrito, conheça seus tipos e saiba como ela é calculada.
Paraquedista planando em razão da força de resistência do ar
Força de Resistência do Ar
O que a força de resistência do ar?