Whatsapp icon Whatsapp

Entendendo o Motor de Um Carro

O cilindro, a vela, o bico injetor de combustível e o pistão são mecanismos que atuam para o funcionamento do motor de um carro.
Motor de combustão
Motor de combustão

 O meio de transporte mais utilizado no mundo moderno é o veículo automotor. Acredita-se que essa fascinante máquina tenha surgido ainda no século XVII, na China. Os primeiros carros inventados eram movidos a vapor, hoje temos motores movidos a combustíveis fósseis, eletricidade, energia solar, entre outros.

Mas você sabe como funciona um motor de combustão?
Dentro do motor existe um mecanismo chamado cilindro, dentro dele estão posicionados: vela, bico injetor de combustível e pistão.

A vela é responsável por gerar faíscas dentro do cilindro e dar ignição no combustível liberado pelo bico injetor. Esse processo gera uma explosão dentro do cilindro, com energia suficiente para colocar o pistão em movimento. O pistão, por sua vez, provoca, através de um sistema de engrenagens, a rotação do eixo do motor.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)



Etapas da combustão dentro do cilindro

De toda a energia gerada pela explosão, apenas 30% é convertida em energia mecânica, e a grande parte dessa energia é dissipada na forma de calor, gerando o aquecimento do motor. Outra parte da energia é utilizada no sistema de refrigeração da água do radiador.
A energia mecânica gerada pelo motor é reaproveitada pelo alternador, que é convertida em energia elétrica, suficiente para dar continuidade ao ciclo de combustão e para o funcionamento de toda a parte elétrica do veículo.

Publicado por Kleber G Cavalcante

Artigos Relacionados

Lei de Fourier
Enunciando a lei de Fourier.
Transformação isobárica
As características de um gás em uma transformação isobárica.
Transmissão de Energia Térmica
Transmissão de energia térmica, formas de transmissão de energia térmica, condução, irradiação, convecção, porque o congelador fica na parte superior da geladeira.
video icon
Professor ao lado do escrito "Qual a diferença entre discurso e texto?".
Português
Qual a diferença entre discurso e texto?
Todo texto é um discurso. Mas e o contrário? Todo discurso é um texto? Nesta aula vamos acabar de vez com essa confusão e deixar bem claro quem é quem no universo textual.