Papa Francisco
O papa Francisco é o 266º pontífice da história da Igreja Católica, eleito papa no conclave de 2013. A eleição aconteceu logo depois da renúncia de Bento XVI por questões de saúde. Francisco adotou esse nome por conta de São Francisco de Assis.
O papa Francisco é conhecido como o primeiro papa jesuíta e originário do continente americano da história da Igreja Católica. Nascido em uma família de descendência italiana, Francisco iniciou sua trajetória religiosa na década de 1950, quando passou a fazer parte da Companhia de Jesus.
Leia também: Vaticano — detalhes sobre o país onde fica a sede da Igreja Católica
Resumo sobre o papa Francisco
-
O papa Francisco é o 266º pontífice da história do catolicismo.
-
Foi eleito papa no Conclave de 2013, realizado depois da renúncia do papa Bento XVI.
-
É originário da Argentina, tendo nascido em Buenos Aires em 1936.
-
Deu início à carreira eclesiástica na década de 1950, quando entrou para a Companhia de Jesus.
-
É o primeiro papa originário do continente americano da história.
Biografia do papa Francisco
Jorge Mario Bergoglio nasceu no dia 17 de dezembro de 1936, sendo originário da capital argentina, a cidade de Buenos Aires. Era descendente de italianos, uma vez que seu pai era italiano e sua mãe era filha de italianos. Foi o filho mais velho do casal formado por Mario Bergoglio e Regina Sivori.
Teve quatro irmãos, chamados Oscar, Marta, Alberta e Maria Elena, sendo educado em escolas locais e crescendo na cidade de Buenos Aires. Fala-se que, na adolescência, Bergoglio teria tido uma paixão por uma moça chamada Amelia Damonte, mas um relacionamento entre os dois não aconteceu porque os pais dela não aprovaram a relação.
Do ponto de vista profissional, Jorge Bergoglio foi técnico químico, atuando no ramo da alimentação antes de seguir a carreira religiosa. Outro destaque da sua juventude foi o apreço pelo futebol.
Carreira religiosa do papa Francisco
Jorge Bergoglio decidiu ingressar na vida religiosa, no começo da década de 1950, matriculando-se em um seminário religioso, em 1955, e iniciando o seu noviciado na Companhia de Jesus em 1958. Estudou no Chile, e, em 1960, foi oficializado como jesuíta, fazendo votos de pobreza, obediência e castidade.
Durante muitos anos, Jorge Bergoglio foi professor em colégios e universidade religiosas, uma vez que, desde 1963, era formado em Filosofia. Em 1970, conseguiu se formar em Teologia também. Jorge Bergoglio foi reconhecido como sacerdote da Igreja Católica em 1969, encerrando sua formação religiosa em 1973, na Espanha.
Entre 1973 e 1979, foi o chefe da Companhia de Jesus na Argentina, e, na década seguinte, retornou à sala de aula, trabalhando em um colégio e uma universidade. Na década de 1980, também chegou a ser o diretor espiritual e confessor da cidade de Córdoba. Na década de 1990, foi nomeado bispo titular de Auca, e depois foi nomeado bispo auxiliar de Buenos Aires.
Em 2001, foi nomeado cardeal pelo papa João Paulo II, e, em 2005, participou do conclave que elegeu Bento XVI o novo papa da Igreja Católica. Nesse conclave, Bergoglio chegou a ser o segundo sacerdote mais votado para ser o novo papa.
Papa Francisco no pontificado
→ Eleição de papa Francisco
Em 2013, o papa Bento XVI renunciou ao seu pontificado por conta da sua saúde, e isso deu início a um novo conclave que resultou na eleição do 266º da Santa Sé. Jorge Bergoglio era um dos favoritos para a posição e acabou eleito o novo papa na quinta votação realizada pelos membros do conclave. Para ser eleito o novo papa, ele precisou conquistar 2/3 dos votos.
→ Lema e brasão de papa Francisco
Assim que foi eleito o novo papa, Jorge Bergoglio apresentou o lema e o brasão tradicionais dos papas da Igreja Católica. Ele já tinha lema e brasão desde 1992, quando se tornou bispo, mas, com sua pontificação, fez algumas modificações no seu brasão. O mote ou lema que ele adotou foi Misterando atque eligendo, que significa “Com misericórdia o chamou”, uma referência ao chamado de Jesus a Mateus.
Já o brasão foi mantido em um estilo parecido com o utilizado por Bento XVI. O brasão do papa Francisco contém o símbolo da Companhia de Jesus, estilizado com uma estrela e uma flor de nardo em um fundo azul-celeste. O símbolo jesuíta representa a ordem religiosa pela qual o papa atuou em sua vida eclesiástica.
A estrela simboliza a Virgem Maria e a flor de nardo simboliza São José. Outros elementos presentes no brasão são a mitra, parte da vestimenta de um sacerdote católico, assim como duas chaves (uma de ouro e uma de prata), ligadas por um cordão vermelho.
→ Nome do papa Francisco
Após ser eleito, como manda a tradição, Jorge Bergoglio escolheu um novo nome, tornando-se Francisco. O nome foi adotado por causa de São Francisco de Assis, sacerdote do século XIII que ficou marcado por sua humildade e por cuidar dos pobres.
Acesse também: Quais foram os pecados de alguns dos papas da história da Igreja Católica?
Quais são as obras do papa Francisco?
O papa Francisco tem uma extensa lista de obras publicadas ao longo de sua vida. Entre elas, estão:
-
Meditaciones para religiosos;
-
Sobre la acusación de sí mismo;
-
Corrupción y pecado.
Posicionamentos do papa Francisco
Ao longo de seu pontificado, papa Francisco defendeu posições que se enquadram na heterodoxia católica, embora, em muitas delas, seja considerado bastante progressista. Tem visões tradicionais (do ponto de vista católico) acerca do que envolve a homossexualidade, o uso de métodos contraceptivos e o aborto.
No entanto, defende o direito de homossexuais se casaram legalmente e formarem uma família, bem como tem alguma abertura para a questão dos métodos contraceptivos. É um forte crítico da desigualdade social, defendendo ações de distribuição de renda, além de ser um forte defensor da flexibilização das leis imigratórias.
Estilo do papa Francisco
Quanto ao estilo do papa Francisco, as considerações que muitos fazem é que ele sempre procurou manter um estilo de vida simples. Na época em que morava em Buenos Aires, evitava luxos e mantinha um apartamento simples, bem como optava por utilizar o transporte coletivo da cidade.
Curiosidades sobre o papa Francisco
-
O papa Francisco foi o primeiro papa jesuíta da história.
-
Ele também foi o primeiro papa do continente americano.
-
É torcedor fanático do San Lorenzo, clube de futebol da Argentina.
-
Já teve uma parte de seu pulmão retirado durante uma cirurgia
Créditos das imagens
[1]Muhammad Aamir Sumsum / Shutterstock
[2]Zvonimir Atletic / Shutterstock
Fontes
ANDRADE, Alberto. São Beda inspirou Papa Francisco em seu lema pontifício. Disponível em: https://www.a12.com/redacaoa12/noticias/sao-beda-inspirou-papa-francisco-em-seu-lema-pontificio.
GOMES, Guilherme. 15 curiosidades sobre o Papa em seu aniversário. Disponível em: https://www.a12.com/redacaoa12/santo-padre/15-curiosidades-sobre-o-papa-em-seu-aniversario.
REDAÇÃO. 10 posicionamentos do papa Francisco que estão mudando a Igreja Católica. Disponível em: https://capelasantaritacuiaba.com.br/10-posicionamentos-do-papa-francisco-que-estao-mudando-a-igreja-catolica/.
REDAÇÃO. Amalia Damonte, o suposto amor de infância de papa Francisco. Disponível em: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/amalia-damonte-o-suposto-amor-de-infancia-de-papa-francisco.phtml.
REDAÇÃO. Assédio muda vida de familiares do papa na Argentina. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2013/03/130316_papa_familiares_argentina_jp_mc.
REDAÇÃO. Biografia do santo padre Francisco. Disponível em: https://www.vatican.va/content/francesco/pt/biography/documents/papa-francesco-biografia-bergoglio.html.
REDAÇÃO. Explicação do brasão “miserando atque eligendo”. Disponível em: https://www.vatican.va/content/francesco/pt/elezione/stemma-papa-francesco.html.
WINFIELD, Nicole. Veja as posições mais progressistas do papa Francisco. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/asmais/2015/09/1676660-veja-as-posicoes-mais-progressistas-do-papa-francisco.shtml.