Whatsapp icon Whatsapp

Vaticano

O Estado do Vaticano é o menor país do mundo. Essa nação está encravada no território da Itália, mais precisamente na cidade de Roma, onde fica a sede da Igreja Católica.
Bandeira do Vaticano.
Bandeira do Vaticano.

O Vaticano é um país localizado na Europa. Ele é a sede da Igreja Católica. A fundação do Vaticano ocorreu em 1929 por meio do chamado Tratado de Latrão.

Geograficamente, o Vaticano é um enclave inserido dentro do território da Itália. A sua população aproximada é de 800 habitantes. A economia do Vaticano está fortemente ancorada no turismo. O país possui a sua cultura voltada para os rituais do catolicismo.

Leia também: Quais são os países da Europa?

Resumo sobre o Vaticano

  • O Vaticano foi fundado em 1929 por meio do chamado de Tratado de Latrão, feito entre a Itália e a Igreja Católica.

  • A extensão territorial do Vaticano é de apenas 44 hectares, logo este é o menor país do mundo.

  • O nome Vaticano é uma referência a uma formação de colina existente no território de Roma (Itália).

  • Grande parte da população do Vaticano é formada por trabalhadores e membros da Igreja Católica.

  • A principal atividade geradora de divisas econômicas do Vaticano é o chamado turismo religioso.

  • O Vaticano é um país totalmente urbano que conta com uma moderna infraestrutura de serviços.

  • A cultura do Vaticano está fortemente vinculada às práticas tradicionais oriundas da Igreja Católica.

Dados gerais sobre o Vaticano

  • Nome oficial: Estado da Cidade do Vaticano.

  • Gentílico: vaticano.

  • Extensão territorial: 0,44 quilômetro quadrado.

  • Localização: Europa Ocidental.

  • Capital: Cidade do Vaticano.

  • Clima: mediterrâneo.

  • Governo: monarquia absoluta teocrática.

  • Idiomas: italiano e latim.

  • Religião: 100% — cristianismo.

  • População: 800 habitantes.

  • Densidade demográfica: 1.800 habitantes/quilômetro quadrado.

  • Moeda: euro.

  • Produto Interno Bruto (PIB): US$ 440 milhões.

  • PIB per capita: US$ 416.000.

  • Fuso horário: UTC+1.

  • Relações exteriores: Organização das Nações Unidas (ONU) — membro observador.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

História do Vaticano

A história da fundação do Estado do Vaticano remonta ao ano de 1929, por meio do chamado Tratado de Latrão. Esse tratado reconhecia a soberania do Vaticano por parte da Itália, ao mesmo tempo que indenizava os italianos pelas perdas territoriais sofridas para o Estado do Vaticano, que é a sede da Igreja Católica. Desde então, o Vaticano é o centro das decisões da Igreja Católica no mundo, abrigando, ainda, a residência oficial do papa.

Etimologia de Vaticano

O nome do Vaticano é uma referência a uma das colinas que estão localizadas na cidade de Roma (Itália). A origem dessa nomenclatura envolve figuras mitológicas do povo etrusco, que habitava a península italiana em tempos remotos, e remete à ideia de nascimento dos seres humanos.

Geografia do Vaticano

Geograficamente, o Vaticano é um enclave sem saída para o mar que está localizado na porção norte da cidade italiana de Roma, a capital da Itália. O Vaticano é o menor país do mundo em extensão territorial, com cerca de 44 hectares. O país é totalmente formado por paisagens construídas pelo homem, com destaque para as construções da Igreja Católica e também para os chamados Jardins do Vaticano. O clima local é tipicamente mediterrânico, com verões mais quentes e invernos mais amenos.

Mapa do Vaticano

 Mapa do Vaticano

Demografia do Vaticano

A população do Vaticano é composta por membros da Igreja Católica. As estimativas atuais apontam que existem cerca de 800 habitantes no Vaticano, sendo grande parte formada por funcionários da Igreja. A população local que tem cidadania vaticana compreende um número menor de pessoas, cerca de 400 habitantes, que estão diretamente vinculados às atividades da religião local.

Economia do Vaticano

A economia do Vaticano está fortemente baseada no turismo. O país é um dos principais polos de turismo da Europa. Há ainda parte importante da economia local atrelada à emissão de documentos diversos e também de doações de recursos financeiros.

O setor primário da economia do Vaticano é inexistente. Já o setor secundário é restrito a atividades como a impressão de documentos e a confecção de produtos têxteis. O Vaticano é um país frequentemente apontado como um dos mais ricos do mundo em razão do elevado produto interno bruto por pessoa.

Leia também: Os 10 países mais pobres do mundo

Infraestrutura do Vaticano

A estrutura do Vaticano é totalmente urbana. O país conta com a universalização de serviços como energia, comunicação e água. Ademais, conta com uma rede de transportes desenvolvida, com destaque para rodovias, além de uma ferrovia e um heliporto. Já outros serviços, como saúde e educação, além de redes de comércios e alimentação, são encontrados na cidade de Roma (Itália).

Governo do Vaticano

O Vaticano é uma monarquia absoluta teocrática. Portanto, o chefe de Estado do Vaticano é o papa. Ele responde por todas as ações em termos de governança do Vaticano.

Vista da Basílica de São Pedro, no Vaticano.
A imagem aérea acima apresenta praticamente todo o território do Vaticano.

Cultura do Vaticano

O Vaticano tem uma forte cultura vinculada à Igreja Católica. O país conta com diversas instalações religiosas, que são pontos turísticos imponentes, como a Basílica de São Pedro, a Capela Sistina e os Museus do Vaticano. Há também inúmeros documentos históricos e obras artísticas que estão localizados nos centros católicos do Vaticano.

O país é a sede da Igreja Católica, portanto é um polo de disseminação da cultura do catolicismo no mundo, incluindo diversas práticas em termos de hábitos cotidianos e direitos humanos.

Curiosidades sobre o Vaticano

  • O Vaticano é um dos poucos países soberanos do mundo que não possui nenhuma estrutura de aeroporto.

  • A Guarda Suíça é um corpo de soldados responsável por realizar toda a segurança da figura papal.

  • O Vaticano é o único país do mundo que é um Patrimônio Mundial da lista da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

  • O Vaticano é considerado um dos maiores consumidores de vinho de todo o mundo, em razão da sua utilização em rituais católicos.  

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Europa
Conheça a Europa. Saiba quais países fazem parte da Europa. Entenda a economia europeia. Aprenda sobre a geografia e história do continente.
Itália
Conheça as principais características geográficas e econômicas da Itália. Saiba mais sobre a cultura dos italianos. Leia um pouco da história desse país.
Países da Europa
Conheça os países da Europa. Saiba quantos países há no continente, suas capitais e a quais regiões pertencem. Veja também curiosidades sobre os países europeus.
Tratado de Latrão
Clique neste link e tenha acesso a este texto que traz informações a respeito do Tratado de Latrão, um acordo assinado entre o Reino da Itália e a Santa Sé que garantiu o surgimento do Estado da Cidade do Vaticano. Entenda por que esse tratado foi tão importante e quais foram os termos estabelecidos nele.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Número de diagonais de um polígono convexo" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Número de diagonais de um polígono convexo
Nessa aula demonstrarei a fórmula do número de diagonais de um polígono convexo e resolveremos questões modelo.