Vaticano
O Vaticano é um país localizado na Europa. Ele é a sede da Igreja Católica. A fundação do Vaticano ocorreu em 1929 por meio do chamado Tratado de Latrão.
Geograficamente, o Vaticano é um enclave inserido dentro do território da Itália. A sua população aproximada é de 800 habitantes. A economia do Vaticano está fortemente ancorada no turismo. O país possui a sua cultura voltada para os rituais do catolicismo.
Leia também: Quais são os países da Europa?
Resumo sobre o Vaticano
-
O Vaticano foi fundado em 1929 por meio do chamado de Tratado de Latrão, feito entre a Itália e a Igreja Católica.
-
A extensão territorial do Vaticano é de apenas 44 hectares, logo este é o menor país do mundo.
-
O nome Vaticano é uma referência a uma formação de colina existente no território de Roma (Itália).
-
Grande parte da população do Vaticano é formada por trabalhadores e membros da Igreja Católica.
-
A principal atividade geradora de divisas econômicas do Vaticano é o chamado turismo religioso.
-
O Vaticano é um país totalmente urbano que conta com uma moderna infraestrutura de serviços.
-
A cultura do Vaticano está fortemente vinculada às práticas tradicionais oriundas da Igreja Católica.
Dados gerais sobre o Vaticano
-
Nome oficial: Estado da Cidade do Vaticano.
-
Gentílico: vaticano.
-
Extensão territorial: 0,44 quilômetro quadrado.
-
Localização: Europa Ocidental.
-
Capital: Cidade do Vaticano.
-
Clima: mediterrâneo.
-
Governo: monarquia absoluta teocrática.
-
Idiomas: italiano e latim.
-
Religião: 100% — cristianismo.
-
População: 800 habitantes.
-
Densidade demográfica: 1.800 habitantes/quilômetro quadrado.
-
Moeda: euro.
-
Produto Interno Bruto (PIB): US$ 440 milhões.
-
PIB per capita: US$ 416.000.
-
Fuso horário: UTC+1.
-
Relações exteriores: Organização das Nações Unidas (ONU) — membro observador.
História do Vaticano
A história da fundação do Estado do Vaticano remonta ao ano de 1929, por meio do chamado Tratado de Latrão. Esse tratado reconhecia a soberania do Vaticano por parte da Itália, ao mesmo tempo que indenizava os italianos pelas perdas territoriais sofridas para o Estado do Vaticano, que é a sede da Igreja Católica. Desde então, o Vaticano é o centro das decisões da Igreja Católica no mundo, abrigando, ainda, a residência oficial do papa.
Etimologia de Vaticano
O nome do Vaticano é uma referência a uma das colinas que estão localizadas na cidade de Roma (Itália). A origem dessa nomenclatura envolve figuras mitológicas do povo etrusco, que habitava a península italiana em tempos remotos, e remete à ideia de nascimento dos seres humanos.
Geografia do Vaticano
Geograficamente, o Vaticano é um enclave sem saída para o mar que está localizado na porção norte da cidade italiana de Roma, a capital da Itália. O Vaticano é o menor país do mundo em extensão territorial, com cerca de 44 hectares. O país é totalmente formado por paisagens construídas pelo homem, com destaque para as construções da Igreja Católica e também para os chamados Jardins do Vaticano. O clima local é tipicamente mediterrânico, com verões mais quentes e invernos mais amenos.
Mapa do Vaticano
Demografia do Vaticano
A população do Vaticano é composta por membros da Igreja Católica. As estimativas atuais apontam que existem cerca de 800 habitantes no Vaticano, sendo grande parte formada por funcionários da Igreja. A população local que tem cidadania vaticana compreende um número menor de pessoas, cerca de 400 habitantes, que estão diretamente vinculados às atividades da religião local.
Economia do Vaticano
A economia do Vaticano está fortemente baseada no turismo. O país é um dos principais polos de turismo da Europa. Há ainda parte importante da economia local atrelada à emissão de documentos diversos e também de doações de recursos financeiros.
O setor primário da economia do Vaticano é inexistente. Já o setor secundário é restrito a atividades como a impressão de documentos e a confecção de produtos têxteis. O Vaticano é um país frequentemente apontado como um dos mais ricos do mundo em razão do elevado produto interno bruto por pessoa.
Leia também: Os 10 países mais pobres do mundo
Infraestrutura do Vaticano
A estrutura do Vaticano é totalmente urbana. O país conta com a universalização de serviços como energia, comunicação e água. Ademais, conta com uma rede de transportes desenvolvida, com destaque para rodovias, além de uma ferrovia e um heliporto. Já outros serviços, como saúde e educação, além de redes de comércios e alimentação, são encontrados na cidade de Roma (Itália).
Governo do Vaticano
O Vaticano é uma monarquia absoluta teocrática. Portanto, o chefe de Estado do Vaticano é o papa. Ele responde por todas as ações em termos de governança do Vaticano.
Cultura do Vaticano
O Vaticano tem uma forte cultura vinculada à Igreja Católica. O país conta com diversas instalações religiosas, que são pontos turísticos imponentes, como a Basílica de São Pedro, a Capela Sistina e os Museus do Vaticano. Há também inúmeros documentos históricos e obras artísticas que estão localizados nos centros católicos do Vaticano.
O país é a sede da Igreja Católica, portanto é um polo de disseminação da cultura do catolicismo no mundo, incluindo diversas práticas em termos de hábitos cotidianos e direitos humanos.
Curiosidades sobre o Vaticano
-
O Vaticano é um dos poucos países soberanos do mundo que não possui nenhuma estrutura de aeroporto.
-
A Guarda Suíça é um corpo de soldados responsável por realizar toda a segurança da figura papal.
-
O Vaticano é o único país do mundo que é um Patrimônio Mundial da lista da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
-
O Vaticano é considerado um dos maiores consumidores de vinho de todo o mundo, em razão da sua utilização em rituais católicos.