Caqui

O caqui é o fruto do caquizeiro, originário da China. Possui grande quantidade de cálcio, potássio, ferro, fósforo e vitaminas A, B1, B2 e C, nutrientes que auxiliam no crescimento e evitam infecções em geral. Contém também alto teor energético, sendo muito bom para ser consumido após as atividades físicas, e uma grande quantidade de fibras, que auxiliam no bom funcionamento intestinal.

O caqui vermelho é muito doce e mole, quando está maduro; o caqui-chocolate de cor alaranjada, com riscas cor de chocolate no interior, é mais duro e resistente e menos doce que o vermelho.

Ao comprá-lo prefira os caquis firmes, sem rachaduras e de cor uniforme. Conserve-o em geladeira ou local fresco.

O caqui é muito cultivado na região sul do Brasil e no estado de São Paulo. O período de safra compreende os meses de fevereiro a abril.
Caqui
Caqui
Publicado por: Patrícia Lopes Dantas
Assuntos relacionados
O araticum-do-cerrado é um fruto nativo do cerrado brasileiro
Araticum-do-cerrado
Araticum-do-cerrado, fruta da mesma família da fruta-do-conde.
Açaí
Saiba qual é a origem do açaí e conheça seus benefícios para a saúde. Entenda também como é o seu consumo pelo país e quais as características do cultivo.
Acima, frutos maduros da cagaita; e abaixo, a cagaiteira, árvore utilizada para ornamentação
Cagaita
Clique aqui e conheça a cagaita, uma fruta típica do Cerrado.
Damasco
Damasco
Características e utilização da fruta.
Goiaba
Goiaba
Propriedades nutritivas, terapêuticas e formas de consumo da fruta.
Jambo-vermelho
Você conhece o jambo-vermelho? Clique aqui e saiba mais sobre esse fruto, a planta da qual ele se origina e suas propriedades benéficas.