Jambo-vermelho

O jambo-vermelho é um fruto adocicado e que apresenta uma série de benefícios à saúde, exercendo um papel importante na prevenção de doenças crônicas. Entre os compostos encontrados nesse fruto, podemos citar a vitamina A, B1 e B12, além de sais minerais, como ferro e fósforo.

O jambeiro-vermelho é uma espécie da família das mirtáceas, mesma família de plantas como a goiabeira e a jabuticabeira. Os frutos do jambeiro podem ser consumidos in natura ou utilizados na produção de compotas, doces e geleias. Também é usado na produção de corantes e funciona como antioxidante natural. Na medicina popular, é utilizado como laxante, diurético e, até mesmo, como antidiabético.

Leia também: Mamão — fruto que possui várias propriedades medicinais reconhecidas

Características do jambeiro-vermelho

O jambeiro-vermelho (Syzygium malaccense) é uma espécie da família Myrtaceae, uma família que se destaca por apresentar uma grande quantidade de espécies que produzem frutos de valor econômico, como a goiaba, pitanga, jabuticaba e araçá. Ele é originário da Ásia e se adapta com facilidade ao clima subtropical. Após ser introduzida no Brasil, a espécie ganhou espaço, principalmente no Nordeste e Norte do país.

A flor do jambeiro apresenta vários estames na cor vermelho-púrpura.
A flor do jambeiro apresenta vários estames na cor vermelho-púrpura.

O jambeiro é uma árvore que pode atingir cerca de 15 metros de altura. Apresenta um tronco reto e folhas grandes, simples, de coloração verde-escura e que atingem, no máximo, 30 cm de comprimento. As flores do jambeiro se destacam por apresentar numerosos estames de cor vermelho-púrpura, que formam uma espécie de pompom. A floração ocorre de abril a junho.

Cada jambeiro é capaz de produzir mais de 1000 frutos, o que resulta em cerca de 85 quilos de jambo por árvore. A elevada produção de frutos por árvore, além da reduzida vida útil do fruto, é responsável por um grande desperdício na época de safra. O fruto do jambeiro apresenta polpa branca, casca fina e de coloração vermelho-escuro e um formato que varia do levemente elíptico a oval. O fruto apresenta cerca de sete centímetros de comprimento e seu cheiro lembra rosas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Utilização do jambo-vermelho

O jambo-vermelho é frequentemente consumido in natura, mas também é utilizado na produção de geleias, compotas, doces, licores e aguardente. Esse fruto também é usado como antioxidante natural em vários segmentos industriais e na produção de corantes. Pode ser também empregado como agente flavorizante em bebidas e alimentos, devido às suas propriedades aromáticas. Em Porto Rico, o jambo-vermelho é usado na produção de vinho.

Leia também: Plantas alimentícias não convencionais (Pancs)

Benefícios do jambo-vermelho

Assim como uma grande variedade de frutas, o jambo-vermelho também é rico em vitaminas, sais minerais e fibras. Isso significa que sua ingestão é benéfica e sua introdução na dieta pode trazer uma série de melhorias à nossa saúde, assim como a introdução de outras frutas, legumes e verduras.

O jambo-vermelho apresenta coloração atrativa e pode ser consumido in natura.
O jambo-vermelho apresenta coloração atrativa e pode ser consumido in natura.

O fruto se destaca pela presença das vitaminas A, B1 e B12, cálcio, ferro, fósforo, antocianinas e carotenoides. A principal antocianina encontrada no jambo-vermelho é a cianidina 3-glicosídeo, que atua como protetor sobre o estresse oxidativo, reduz processos inflamatórios e ajuda na prevenção da obesidade. No que diz respeito aos carotenoides, o jambo-vermelho apresenta, principalmente, licopeno e β-caroteno, sendo o jambo, portanto, uma fonte de antioxidantes e de pró-vitamina A.

Além disso, em 100 gramas de polpa de jambo, encontram-se 90% de água, cerca de 0,3 g de proteína, 3,9 g de carboidratos e 1 g de fibras alimentares. É importante destacar que a presença de fibras é importante, pois elas atuam na regulação do intestino. O jambo-vermelho é utilizado na medicina popular para combater dores de cabeça e como diurético, laxante, antidiabético e no tratamento de infecções dérmicas e inflamações.

Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
Assuntos relacionados
No dia 21 de setembro, comemora-se o Dia da Árvore.
21 de setembro – Dia da Árvore
Entenda a importância do Dia da Árvore e por que essa data foi escolhida clicando aqui. Neste texto abordaremos ainda a importância das espécies arbóreas tanto ecológica quanto economicamente. Citaremos também as consequências da retirada de nossas árvores.
Abacate
Abacate
Origem, utilização e benefícios que a fruta proporciona.
O estímulo a uma alimentação saudável deve se iniciar ainda na infância.
Alimentação saudável
Você sabe como ter uma alimentação saudável? Neste texto, traremos algumas dicas sobre alimentação saudável e citaremos alguns erros quando o assunto é alimentação.
Ameixa
Ameixa
Características, tipos e benefícios da fruta para a saúde.
Araçá
Você já ouviu falar do araçá? Clique aqui e conheça mais sobre esse fruto, como ele é consumido e suas propriedades benéficas à saúde.
Açaí
Saiba qual é a origem do açaí e conheça seus benefícios para a saúde. Entenda também como é o seu consumo pelo país e quais as características do cultivo.
Caqui
Caqui
Variedades, valor nutritivo e conservação do caqui.
Hematita: o principal minério de ferro.
Ferro
Metal maleável, tenaz, coloração branco-acizentada, propriedades magnéticas, ferromagnético, minério de ferro, ferro-gusa, Siderúrgicas, Hematita, Magnetita (pedra-ímã), Siderita, pirita, bom condutor de calor e eletricidade.
Figo
Clique aqui e conheça mais informações acerca do figo, uma fruta consumida em diversas partes do mundo. Saiba mais sobre seus benefícios e formas de consumo.
O polifosfato evita a oxidação de carnes congeladas.
Fósforo
Fósforo e suas funções no organismo, metabolismo dos glicídios, metabolismo intermediário de açúcares, micronutriente, balanço ácido-básico do organismo, anemia, fraqueza muscular, polifosfato, agentes quelantes, auto-oxidação de lipídios.
A gabirobeira possui floração abundante, por isso pode ser utilizada como árvore ornamental
Gabiroba
Fonte de vitamina C e muito saborosa, a gabiroba é uma fruta do cerrado.
Goiaba
Goiaba
Propriedades nutritivas, terapêuticas e formas de consumo da fruta.
Ingá
Ingá
O ingá é comum na região Norte do Brasil. Clique aqui e conheça as principais características, utilização e propriedades desse fruto.
Jabuticaba
Jabuticaba
Conheça as características da jabuticaba, fruta originalmente brasileira.
O jatobá-do-cerrado é uma árvore típica do cerrado
Jatobá-do-cerrado
Jatobá-do-cerrado, uma árvore típica do cerrado brasileiro.
Manga
Clique aqui e acesse este texto para conhecer mais informações sobre a manga. Veja quais são suas características, seus benefícios etc.
Pitanga
Pitanga
Utilização da fruta e benefícios para a saúde.
As vitaminas do complexo B podem ser encontradas em diferentes alimentos
Vitaminas do complexo B
Saiba mais sobre as diferentes vitaminas do complexo B conhecendo a função de cada uma delas e onde podem ser encontradas.