Jambo-vermelho
O jambo-vermelho é um fruto adocicado e que apresenta uma série de benefícios à saúde, exercendo um papel importante na prevenção de doenças crônicas. Entre os compostos encontrados nesse fruto, podemos citar a vitamina A, B1 e B12, além de sais minerais, como ferro e fósforo.
O jambeiro-vermelho é uma espécie da família das mirtáceas, mesma família de plantas como a goiabeira e a jabuticabeira. Os frutos do jambeiro podem ser consumidos in natura ou utilizados na produção de compotas, doces e geleias. Também é usado na produção de corantes e funciona como antioxidante natural. Na medicina popular, é utilizado como laxante, diurético e, até mesmo, como antidiabético.
Leia também: Mamão — fruto que possui várias propriedades medicinais reconhecidas
Características do jambeiro-vermelho
O jambeiro-vermelho (Syzygium malaccense) é uma espécie da família Myrtaceae, uma família que se destaca por apresentar uma grande quantidade de espécies que produzem frutos de valor econômico, como a goiaba, pitanga, jabuticaba e araçá. Ele é originário da Ásia e se adapta com facilidade ao clima subtropical. Após ser introduzida no Brasil, a espécie ganhou espaço, principalmente no Nordeste e Norte do país.
O jambeiro é uma árvore que pode atingir cerca de 15 metros de altura. Apresenta um tronco reto e folhas grandes, simples, de coloração verde-escura e que atingem, no máximo, 30 cm de comprimento. As flores do jambeiro se destacam por apresentar numerosos estames de cor vermelho-púrpura, que formam uma espécie de pompom. A floração ocorre de abril a junho.
Cada jambeiro é capaz de produzir mais de 1000 frutos, o que resulta em cerca de 85 quilos de jambo por árvore. A elevada produção de frutos por árvore, além da reduzida vida útil do fruto, é responsável por um grande desperdício na época de safra. O fruto do jambeiro apresenta polpa branca, casca fina e de coloração vermelho-escuro e um formato que varia do levemente elíptico a oval. O fruto apresenta cerca de sete centímetros de comprimento e seu cheiro lembra rosas.
Utilização do jambo-vermelho
O jambo-vermelho é frequentemente consumido in natura, mas também é utilizado na produção de geleias, compotas, doces, licores e aguardente. Esse fruto também é usado como antioxidante natural em vários segmentos industriais e na produção de corantes. Pode ser também empregado como agente flavorizante em bebidas e alimentos, devido às suas propriedades aromáticas. Em Porto Rico, o jambo-vermelho é usado na produção de vinho.
Leia também: Plantas alimentícias não convencionais (Pancs)
Benefícios do jambo-vermelho
Assim como uma grande variedade de frutas, o jambo-vermelho também é rico em vitaminas, sais minerais e fibras. Isso significa que sua ingestão é benéfica e sua introdução na dieta pode trazer uma série de melhorias à nossa saúde, assim como a introdução de outras frutas, legumes e verduras.
O fruto se destaca pela presença das vitaminas A, B1 e B12, cálcio, ferro, fósforo, antocianinas e carotenoides. A principal antocianina encontrada no jambo-vermelho é a cianidina 3-glicosídeo, que atua como protetor sobre o estresse oxidativo, reduz processos inflamatórios e ajuda na prevenção da obesidade. No que diz respeito aos carotenoides, o jambo-vermelho apresenta, principalmente, licopeno e β-caroteno, sendo o jambo, portanto, uma fonte de antioxidantes e de pró-vitamina A.
Além disso, em 100 gramas de polpa de jambo, encontram-se 90% de água, cerca de 0,3 g de proteína, 3,9 g de carboidratos e 1 g de fibras alimentares. É importante destacar que a presença de fibras é importante, pois elas atuam na regulação do intestino. O jambo-vermelho é utilizado na medicina popular para combater dores de cabeça e como diurético, laxante, antidiabético e no tratamento de infecções dérmicas e inflamações.