Jambo-vermelho

O jambo-vermelho (Syzygium malaccense) é uma fruta originária da Malásia, país que se localiza no sudeste da Ásia. No Brasil, essa fruta pode ser encontrada nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste, sendo que no Nordeste essa árvore é conhecida por muitos como “eugênia”. Pertencente à família Myrtaceae, que abrange frutas como a jabuticaba, pitanga e goiaba, o jambo-vermelho é uma fruta de sabor adocicado que pode ser consumida in natura e também na forma de doces. Fonte de ferro, fósforo, proteínas, carboidratos e vitamina A, B1 e B2, o jambo-vermelho é considerado uma fruta com médio valor calórico, contendo apenas 56 calorias em 100 gramas de polpa.

Em Porto Rico há a produção de vinho de jambo-vermelho. Em algumas regiões da Malásia, comunidades obtêm um líquido a partir da fervura da casca dessa árvore, que será utilizado em dores de estômago e diarreia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A árvore do jambo-vermelho pode alcançar até 20 metros de altura e possui forma piramidal com folhas grandes verde-escuras e muito brilhantes. O jambeiro-vermelho tem sua floração de agosto a fevereiro, com frutificação de janeiro a maio, mas não é raro encontrarmos árvores frutificando fora desse período.

As flores do jambeiro-vermelho são formadas por quatro pétalas agrupadas com inúmeros estames formando pompons. São flores de coloração púrpura, muito aromáticas, que, quando caem, formam verdadeiros tapetes de flores que atraem a atenção de muita gente. Por oferecerem boa sombra, beleza e frutos doces e perfumados, os jambeiros-vermelhos podem ser utilizados como árvore ornamental.

Para que se consiga fazer mudas de jambo-vermelho, a semente da fruta deve ser semeada tão logo seja retirada da polpa. Para sua germinação é recomendável que a semente seja colocada em recipientes individuais com substrato organo-arenoso, e em ambientes claros. Na maioria das vezes a semente leva de 4 a 6 semanas para emergir da terra, sendo que a taxa de germinação é considerada alta para sementes frescas.

O jambo-vermelho é uma fruta originária da Ásia que se adaptou muito bem em nosso país
O jambo-vermelho é uma fruta originária da Ásia que se adaptou muito bem em nosso país
Publicado por: Paula Louredo Moraes
Assuntos relacionados
Caqui
Caqui
Variedades, valor nutritivo e conservação do caqui.
Ingá
Ingá
O ingá é comum na região Norte do Brasil. Clique aqui e conheça as principais características, utilização e propriedades desse fruto.
No dia 21 de setembro, comemora-se o Dia da Árvore.
21 de setembro – Dia da Árvore
Entenda a importância do Dia da Árvore e por que essa data foi escolhida clicando aqui. Neste texto abordaremos ainda a importância das espécies arbóreas tanto ecológica quanto economicamente. Citaremos também as consequências da retirada de nossas árvores.
Abacate
Abacate
Origem, utilização e benefícios que a fruta proporciona.
Ameixa
Ameixa
Características, tipos e benefícios da fruta para a saúde.
Açaí
Açaí
Confira aqui os efeitos benéficos do açaí para a saúde e outras informações sobre essa fruta.
A gabirobeira possui floração abundante, por isso pode ser utilizada como árvore ornamental
Gabiroba
Fonte de vitamina C e muito saborosa, a gabiroba é uma fruta do cerrado.
O jatobá-do-cerrado é uma árvore típica do cerrado
Jatobá-do-cerrado
Jatobá-do-cerrado, uma árvore típica do cerrado brasileiro.