Whatsapp icon Whatsapp

O susto faz o soluço parar?

Soluço é uma contração espasmódica e involuntária do diafragma, um fino músculo em forma de cúpula e principal responsável pela respiração humana. O diafragma é auxiliado pelo nervo frênico, que está situado logo acima do estômago. Esse nervo está diretamente relacionado com o soluço, uma vez que essas contrações ocorrem devido a uma irritação do mesmo.

Existem diversas recomendações caseiras indicadas para acabar com essas contrações; uma delas afirma que o soluço é cessado quando a pessoa leva um grande susto. Essa afirmação é verdadeira: quando uma pessoa se assusta, seu organismo libera a substância adrenalina, que restabelece o funcionamento normal do nervo frênico e cessa o soluço.

No entanto, como não é possível se assustar propositadamente, a medida mais indicada para acabar com o problema é prender a respiração por alguns segundos, já que o gás carbônico em um nível mais elevado faz o nervo frênico voltar ao normal.
Publicado por Tiago Dantas

Artigos Relacionados

Ano bissexto
Saiba o que é um ano bissexto e o porquê de sua existência, que faz com que o ano tenha 366 dias.
Por que o limão queima a pele?
Por que o limão queima a pele, as causas das manchas, características das manchas, manchas que provocam bolhas, como tratar as manchas, como evitar as manchas.
Por que é impossível fazer cócegas em si mesmo?
Por que é impossível fazer cócegas em si mesmo, cócegas, o que acontece quando sentimos cócegas, porque não é possível fazer cócegas em si mesmo, curiosidades.
Visão de cães e gatos
Clique aqui e conheça como funciona a visão de cães e gatos!
video icon
Professora ao lado do texto"Verbos dicendi".
Português
Verbos dicendi
Dizer, falar, gritar, responder são verbos dicendi, ou seja, palavras que apresentam a maneira pela qual uma pessoa se expressa. Assista a esta videoaula para aprender um pouco mais sobre essa classificação!