Visão de cães e gatos
A quantidade de cores perceptíveis a um gato não é vasta. Os bichanos só conseguem identificar algumas das muitas colorações existentes, eles distinguem o vermelho do azul por exemplo. Só que com um detalhe, durante o dia esta espécie tem a visão embaçada e só à medida que escurece ela vai melhorando.
Os bastonetes (receptores presentes na visão) são os sensores de luz e de escuridão, e nos felinos os de escuridão são altamente sensíveis, o que garante aos gatos uma visão privilegiada à noite.
Agora vamos falar dos cães, será que seu melhor amigo só te vê em preto e branco? Assim como os gatos, os cães também têm a visão comprometida. Diríamos que são daltônicos, assim como algumas pessoas. A visão canina enxerga algumas cores de forma diferente de como as vemos, por exemplo, onde é verde eles veem vermelho. Tudo porque as células sensíveis às cores (presentes na retina dos olhos) detectam apenas algumas tonalidades, e assimilam o restante a cores repetidas .
Independentemente de cores, já se sabe que a visão canina é uma das mais precisas, se não fosse, como o animal ganharia a fama de caçador? Os olhos dos cães são altamente sensíveis à movimentação de objetos e seres vivos, isto por que os bastonetes (receptores que detectam movimentos) são eficientes em sua visão.
Veja mais!
Cães e gatos sentem calor?