Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Curiosidades
  3. Por que é impossível fazer cócegas em si mesmo?

Por que é impossível fazer cócegas em si mesmo?

As cócegas são reações de defesa do cérebro. Ao longo do tempo, esse mecanismo passou a ser utilizado pelo homem como uma forma de auto-defesa contra situações de pânico e perigo. As cócegas fazem com que o homem perceba algum estímulo externo em seu corpo, por exemplo. Para Charles Darwin, a cócega provoca risos através da antecipação do prazer.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Nós não conseguimos fazer cócegas em nós mesmos pelo fato de que o cerebelo, parte responsável pelo controle dos movimentos voluntários do corpo humano, já prevê os nossos movimentos antes mesmo deles acontecerem. Situação diferente da que ocorre quando alguém nos toca, fazendo com que o corpo reaja, tornando-se tenso e provocando a sensação das cócegas.

Criança fazendo cócegas em outra.
Criança fazendo cócegas em outra.
Publicado por: Tiago Dantas
Assuntos relacionados
Biscoito cream cracker
Biscoito água e sal e cream cracker
Água e sal, cream cracker, diferenças entre biscoito água e sal e cream cracker, calorias existentes nos biscoitos água e sal e cream cracker.
As olheiras podem ser desencadeadas por uma série de fatores.
Por que o cansaço provoca olheiras?
Por que o cansaço provoca olheiras?, o que é cansaço, a pele da pálpebra, o tecido subcutâneo, as olheiras vasculares, características das olheiras vasculares, olheiras pigmentares, olheiras do tipo bolsa profunda.
O susto faz o soluço parar?
O susto faz o soluço parar, susto, soluço, nervo frênico, curiosidade, diafragma, adrenalina, gás carbônico.
A aparência do nerd clássico.
Nerd
Nerd, características dos nerds, definição para nerd, pessoas que preferem ler a manter uma vida social mais agitada, CDF, tipos de nerd, nerd burguês, nerd pobre, Bill Gates o mais famoso nerd.
Bafômetro
Bafômetro
Bafômetro, o que é bafômetro, como funciona o bafômetro, bebidas alcoólicas, lei seca, trânsito, curiosidades, níveis de álcool no organismo.