Whatsapp icon Whatsapp

Terremoto

A China é um país onde há terremotos de forma freqüente
A China é um país onde há terremotos de forma freqüente
Segundo o mini Aurélio, terremoto significa movimentos do interior da Terra; tremor de terra. Esses movimentos repentinos são resultantes de falhas geológicas e atividades vulcânicas. Alguns, ainda, consideram como terremotos certos tremores de causa antrópica (pelo ser humano), como os produzidos por explosões nucleares.

A teoria Tectônica de Placas consiste na idéia de que a Litosfera está dividida em certo número de placas que se movimentam horizontalmente. Tal deslocamento se dá em razão do fato desta, relativamente mais leve e fria, se sobrepor às regiões integrantes da Atenosfera, sendo estas mais quentes, densas e fundidas, o local onde as correntes de convecção são geradas.

Essas movimentações de placas são classificadas em três tipos: divergentes (movimentação de placas em direções contrárias), convergentes (quando se chocam) e de deslocamento horizontal (separa placas que estão se deslocando lateralmente). Assim, quando há colisão, superando a resistência da rocha, ela se rompe e libera energia em forma de ondas sísmicas, que podem se espalhar em diversas direções e causar tais tremores. Esses variam de acordo com fatores como a localização, velocidade e magnitude do choque.

Vulcões geralmente ocorrem nas bordas dessas placas, onde o magma presente no topo da Astenosfera sobe até a superfície, derramando sob fissuras.

Geralmente, a intensidade de terremotos é medida a partir de observações dos danos ocasionados por estes. Uma escala muito utilizada para este fim foi proposta por Mercalli, que é constituída de 12 graus, indicados em algarismos romanos, sendo crescente de acordo com a magnitude.

Apenas para termos informativos, a intensidade de escala I corresponde a um terremoto que não é sentido; na escala VI, percebe-se, dentre outras características, deslocamento de mobílias e rachaduras na parede. Já na escala X, percebe-se desabamentos, rachaduras no solo, destruição de estruturas de concreto armado e danos severos a construções como barragens e estradas de ferro.

A magnitude é uma medida qualitativa do tamanho do terremoto. Por meio da fórmula descrita por Gutenberg e Richter pode-se relacionar a magnitude e energia do evento. A escala Richter é pontuada de um a nove. Cada grau subseqüente corresponde a ondas maiores. Um terremoto com valor inferior a 3,5 graus é identificado apenas por sismógrafos (instrumentos utilizados para registrar a hora, a duração e a amplitude de vibrações). Valores até aproximadamente 6 conferem danos em construções menos resistentes. Acima de 8, como o ocorrido na China em maio de 2008, causam grandes estragos em milhares de centenas de quilômetros.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Publicado por Mariana Araguaia de Castro Sá Lima

Artigos Relacionados

É comum perceber a areia movediça na praia
Areia movediça
Areia movediça, o que é a areia movediça, como a areia movediça é formada, a força da areia movediça, o que fazer quando um indivíduo cai dentro de uma areia movediça, como o corpo consegue flutuar na areia movediça.
Falha Geológica de San Andreas *
Falha Geológica
Conheça o conceito de falha geológica e quais são os seus principais tipos e características.
Inalar gás hélio de uma bexiga distorce a voz
Gás hélio distorce a voz?
Veja por que o gás hélio distorce a voz, qual gás pode ser usado para engrossá-la e se faz mal inalar hélio.
As origens de uma das mais preocupantes epidemias do mundo atual.
Teorias sobre as origens da AIDS
Conheça o processo que desencadeou a contaminação de humanos com o vírus HIV, dando origem a AIDS.
Os animais enxergam as cores?
Visão de cães e gatos
Clique aqui e conheça como funciona a visão de cães e gatos!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Química
Cinética química
Se ainda tem dúvidas quanto a velocidade das reações, essa videoaula é para você!
video icon
videoaula brasil escola
Português
Redação
Entenda como realizar argumento por causa e consequência com a nossa aula.
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!