Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Curiosidades
  3. Engasgo

Engasgo

O engasgo ocorre quando a traquéia é bloqueada por líquidos, alimentos ou qualquer tipo de objeto. A epiglote, uma espécie de porta da laringe, se movimenta de acordo com a necessidade. A epiglote fica aberta para a passagem do ar até os pulmões, porém quando engolimos algo a epiglote fecha para impedir a entrada de alimentos pelo canal errado.

Dessa forma, quando a epiglote falha por qualquer motivo, o alimento ou o líquido é extraviado e segue pela laringe impedindo o ar de chegar até os pulmões. Quando isso ocorre, o organismo libera jatos de ar para expelir tal alimento.

Por apresentar riscos de vida, por provocar asfixia e sufocamento, o engasgo deve ser evitado. Se por acaso houver um engasgo é importante não estimular a pessoa engasgada a empurrar o objeto, é necessário tossir e induzir o vômito.

Se por acaso a pessoa apresentar pele arroxeada é sinal de que o engasgo está impedindo a passagem de ar, o que pode fazer com que essa tenha uma parada respiratória, um desmaio ou situações mais graves.

É importante também colocar a pessoa engasgada de pé e se posicionar por trás dessa, a fim de pressionar as mãos na altura entre o umbigo e as costelas, comprimindo a parte superior do abdômen contra os pulmões. Isso faz com que o ar seja expulso da região forçando o objeto que obstrui a passagem do ar a sair do local onde está parado.
Em casos de bebês com menos de um ano, o procedimento deve ser feito com a criança deitada no antebraço, de forma que sua cabeça fique mais baixa que o corpo, e então é preciso dar palmadas em suas costas para que o objeto se locomova.
Ao engasgar deve-se estimular a tosse.
Ao engasgar deve-se estimular a tosse.
Publicado por: Gabriela Cabral
Assuntos relacionados
Apesar de não se saber o real motivo do bocejo, existem teorias que tentam explicá-lo.
Bocejo
Bocejo, definição de bocejo, ação involuntária, mecanismo do bocejo, como é produzido o bocejo, teorias comuns que tentam explicar o bocejo, teoria física, teoria da evolução, teoria do tédio, algumas curiosidades sobre o bocejo.
Um sonho pode se tornar realidade?
Sonhos que fazem sentido
Os maiores sonhos da história.
Os animais enxergam as cores?
Visão de cães e gatos
Clique aqui e conheça como funciona a visão de cães e gatos!
<i>Platyrrhinus lineatus</i>: espécie de morcego de hábitos frugívoros, encontrada em nosso país.
Alguns motivos para você ver os morcegos com outros olhos
Saiba os motivos pelos quais os morcegos estão mais para mocinhos do que vilões.
Espinho ou espinha de peixe?
Espinho ou espinha?
Espinho e espinha, apesar de serem palavras bem parecidas, não dizem respeito às mesmas estruturas. Na Biologia, podemos conhecer diversos exemplos de espinhos e de espinhas, encontrados em um bom número de seres vivos.
A epiglote é uma estrutura cartilaginosa localizada na laringe
Epiglote
Conheça as principais características da epiglote, estrutura do corpo que garante uma respiração adequada!
Piscar é essencial para a saúde dos olhos.
Por que piscamos?
Por que piscamos, a importância de piscar, por que os olhos ardem quando ficamos sem piscar por algum tempo, problemas na região ocular, líquido lacrimal, curiosidades.
O riso é contagiante e faz bem para a saúde.
Por que o riso é contagiante?
Entenda por que o riso é contagiante sabendo mais a respeito dos neurônios-espelhos!
É preciso tomar banho para eliminar células mortas?
Troca de pele
Com que frequência nosso organismo realiza essa tarefa?