Engasgo
O engasgo é uma manifestação do organismo que tem por objetivo retirar algum objeto ou alimento que esteja presente na laringe, bloqueando a passagem de ar. Para evitar que essa situação ocorra, contamos com uma estrutura cartilaginosa chamada de epiglote, a qual se fecha quando deglutimos algo.
Em algumas situações, o fechamento da entrada para o sistema respiratório pode não ocorrer, e o alimento, por exemplo, pode bloquear a passagem de ar e provocar o engasgo. Em algumas situações, o engasgo pode ser até mesmo fatal por provocar asfixia na vítima. O socorro rápido e eficiente é fundamental para evitar complicações.
Veja também: Desmaio — uma perda temporária dos sentidos
Resumo sobre engasgo
-
O engasgo é uma manifestação do nosso corpo diante de uma obstrução da laringe.
-
A epiglote é uma estrutura que funciona como uma válvula, impedindo que objetos ou alimentos entrem nas vias respiratórias e sigam para o pulmão.
-
O engasgo pode ser fatal, portanto, é fundamental conhecer técnicas de primeiros socorros.
-
Ao perceber que uma pessoa está engasgando, chame imediatamente o serviço de emergência.
O que é o engasgo?
O engasgo é uma manifestação do nosso corpo diante de uma situação em que algum corpo estranho obstrui a nossa laringe. Isso pode ocorrer, por exemplo, quando uma pessoa come muito rápido, não mastiga direito seu alimento ou apresenta alguma doença degenerativa.
É comum também a ocorrência em crianças pequenas, que frequentemente colocam objetos, como peças de brinquedos, em sua boca, os quais podem ser deglutidos e impedir a passagem de ar pelas vias respiratórias.
Para evitar que algum corpo estranho entre em nossas vias respiratórias e siga para os pulmões, contamos com a ajuda da chamada epiglote. A epiglote é uma estrutura cartilaginosa que se estende da laringe à faringe e funciona como uma espécie de válvula.
Quando respiramos, a epiglote permite a passagem do ar para as vias respiratórias. Quando engolimos um alimento, a epiglote fecha, garantindo que o alimento siga em direção ao esôfago. Falhas nesse mecanismo, no entanto, podem permitir que o alimento siga para o sistema respiratório, e é esse o momento em que o engasgo ocorre.
É importante salientar que o engasgo é uma situação que pode ser bastante perigosa, uma vez que nem sempre ele é capaz de garantir a desobstrução das vias respiratórias. Nessas situações, a pessoa pode ficar inconsciente e até mesmo morrer em consequência dessa obstrução da passagem de ar.
Sinais de que uma pessoa está sofrendo um engasgo
O engasgo pode ocorrer de maneira rápida e ser suficiente para que as vias respiratórias sejam liberadas. Algumas situações, no entanto, levam a uma obstrução que, se não ocorrer nenhum socorro, pode ser fatal.
Alguns sinais podem indicar que a pessoa está com suas vias aéreas obstruídas, tais como:
-
tosse intensa;
-
dificuldade para falar;
-
respiração ruidosa;
-
chiado;
-
inquietação;
-
levamento das mãos ao pescoço como se estivesse sufocada.
Leia também: Afogamento — a aspiração de líquido que pode levar à asfixia e à morte
Primeiros socorros em caso de engasgo
Em caso de engasgo, a primeira medida a ser tomada é chamar o serviço de emergência. Enquanto o socorro especializado não chega, a realização de primeiros socorros pode ajudar a evitar um desfecho mais grave.
Veja a seguir duas importantes técnicas que podem ser utilizadas em casos de engasgo com pessoas que estão conscientes. Vítimas inconscientes necessitam de atendimento médico especializado rapidamente.
→ Manobra de Heimlich
Para realizar manobra de Heimlich, inicialmente é preciso se posicionar atrás da vítima e passar o braço ao redor do seu abdome. Caso a vítima seja uma criança, é importante que a pessoa que realizará os primeiros socorros se ajoelhe. Após passar o braço ao redor da vítima, deve-se colocar uma mão fechada na região conhecida popularmente como “boca do estômago”.
A outra mão aberta deve ser colocada em cima da mão fechada, e movimentos de compressão para dentro e para cima devem ser realizados. A manobra deve ser feita até que a vítima libere o que está obstruindo sua via respiratória.
→ Manobra que deve ser feita em caso de engasgo em bebês
É importante colocar o bebê de bruços em cima do braço e realizar cinco compressões na região entre as escápulas. Feito isso, coloque o bebê com a barriga para cima, ainda no seu braço, e realize cinco compressões na região do esterno utilizando dois dedos.
Após as compressões, abra a boca do bebê e verifique se o objeto que está causando o engasgo pode ser visualizado. Se sim, retire-o delicadamente da boca. Caso não seja possível a visualização do objeto na boca do bebê, repita a manobra.
Dicas simples para evitar engasgos
Algumas medidas simples podem ser adotadas para evitar engasgos, tais como:
-
evitar conversar durante as refeições;
-
alimentar-se devagar;
-
cortar os alimentos em pedaços pequenos e mastigar bem.
Além disso, em relação às crianças, é importante:
-
não deixar objetos pequenos que podem ser colocados na boca em locais de fácil acesso;
-
cortar bem os alimentos;
-
ensinar a mastigar bem os alimentos;
-
evitar que a criança brinque durante as refeições.