Whatsapp icon Whatsapp

Engasgo

O engasgo é uma manifestação do organismo para tentar expelir algo que está obstruindo a laringe.
Uma senhora levando as mãos ao pescoço por estar engasgando.
O engasgo, em algumas situações, pode ser fatal.

O engasgo é uma manifestação do organismo que tem por objetivo retirar algum objeto ou alimento que esteja presente na laringe, bloqueando a passagem de ar. Para evitar que essa situação ocorra, contamos com uma estrutura cartilaginosa chamada de epiglote, a qual se fecha quando deglutimos algo.

Em algumas situações, o fechamento da entrada para o sistema respiratório pode não ocorrer, e o alimento, por exemplo, pode bloquear a passagem de ar e provocar o engasgo. Em algumas situações, o engasgo pode ser até mesmo fatal por provocar asfixia na vítima. O socorro rápido e eficiente é fundamental para evitar complicações.

Veja também: Desmaio — uma perda temporária dos sentidos

Resumo sobre engasgo

  • O engasgo é uma manifestação do nosso corpo diante de uma obstrução da laringe.

  • A epiglote é uma estrutura que funciona como uma válvula, impedindo que objetos ou alimentos entrem nas vias respiratórias e sigam para o pulmão.

  • O engasgo pode ser fatal, portanto, é fundamental conhecer técnicas de primeiros socorros.

  • Ao perceber que uma pessoa está engasgando, chame imediatamente o serviço de emergência.

O que é o engasgo?

O engasgo é uma manifestação do nosso corpo diante de uma situação em que algum corpo estranho obstrui a nossa laringe. Isso pode ocorrer, por exemplo, quando uma pessoa come muito rápido, não mastiga direito seu alimento ou apresenta alguma doença degenerativa.

É comum também a ocorrência em crianças pequenas, que frequentemente colocam objetos, como peças de brinquedos, em sua boca, os quais podem ser deglutidos e impedir a passagem de ar pelas vias respiratórias.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para evitar que algum corpo estranho entre em nossas vias respiratórias e siga para os pulmões, contamos com a ajuda da chamada epiglote. A epiglote é uma estrutura cartilaginosa que se estende da laringe à faringe e funciona como uma espécie de válvula.

Quando respiramos, a epiglote permite a passagem do ar para as vias respiratórias. Quando engolimos um alimento, a epiglote fecha, garantindo que o alimento siga em direção ao esôfago. Falhas nesse mecanismo, no entanto, podem permitir que o alimento siga para o sistema respiratório, e é esse o momento em que o engasgo ocorre.

Ilustração representando uma pessoa tendo um engasgo.
Na última ilustração, é possível observar o alimento desviando para a laringe e provocando o engasgo.

É importante salientar que o engasgo é uma situação que pode ser bastante perigosa, uma vez que nem sempre ele é capaz de garantir a desobstrução das vias respiratórias. Nessas situações, a pessoa pode ficar inconsciente e até mesmo morrer em consequência dessa obstrução da passagem de ar.

Sinais de que uma pessoa está sofrendo um engasgo

O engasgo pode ocorrer de maneira rápida e ser suficiente para que as vias respiratórias sejam liberadas. Algumas situações, no entanto, levam a uma obstrução que, se não ocorrer nenhum socorro, pode ser fatal.

Alguns sinais podem indicar que a pessoa está com suas vias aéreas obstruídas, tais como:

  • tosse intensa;

  • dificuldade para falar;

  • respiração ruidosa;

  • chiado;

  • inquietação;

  • levamento das mãos ao pescoço como se estivesse sufocada.

Leia também: Afogamento — a aspiração de líquido que pode levar à asfixia e à morte

Primeiros socorros em caso de engasgo

Em caso de engasgo, a primeira medida a ser tomada é chamar o serviço de emergência. Enquanto o socorro especializado não chega, a realização de primeiros socorros pode ajudar a evitar um desfecho mais grave.

Veja a seguir duas importantes técnicas que podem ser utilizadas em casos de engasgo com pessoas que estão conscientes. Vítimas inconscientes necessitam de atendimento médico especializado rapidamente.

Manobra de Heimlich

 Ilustração indicando como deve ser feita a manobra de Heimlich.
Observe a figura para melhor compreender a manobra de Heimlich.

Para realizar manobra de Heimlich, inicialmente é preciso se posicionar atrás da vítima e passar o braço ao redor do seu abdome. Caso a vítima seja uma criança, é importante que a pessoa que realizará os primeiros socorros se ajoelhe. Após passar o braço ao redor da vítima, deve-se colocar uma mão fechada na região conhecida popularmente como “boca do estômago”.

A outra mão aberta deve ser colocada em cima da mão fechada, e movimentos de compressão para dentro e para cima devem ser realizados. A manobra deve ser feita até que a vítima libere o que está obstruindo sua via respiratória.

Manobra que deve ser feita em caso de engasgo em bebês

 Ilustração indicando o que deve ser feito se um bebê estiver engasgando.
Observe a figura para melhor compreender como devem ser realizados os primeiros socorros em caso de engasgo em bebês.

É importante colocar o bebê de bruços em cima do braço e realizar cinco compressões na região entre as escápulas. Feito isso, coloque o bebê com a barriga para cima, ainda no seu braço, e realize cinco compressões na região do esterno utilizando dois dedos.

Após as compressões, abra a boca do bebê e verifique se o objeto que está causando o engasgo pode ser visualizado. Se sim, retire-o delicadamente da boca. Caso não seja possível a visualização do objeto na boca do bebê, repita a manobra.

Dicas simples para evitar engasgos

Algumas medidas simples podem ser adotadas para evitar engasgos, tais como:

  • evitar conversar durante as refeições;

  • alimentar-se devagar;

  • cortar os alimentos em pedaços pequenos e mastigar bem.

Além disso, em relação às crianças, é importante:

  • não deixar objetos pequenos que podem ser colocados na boca em locais de fácil acesso;

  • cortar bem os alimentos;

  • ensinar a mastigar bem os alimentos;

  • evitar que a criança brinque durante as refeições.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Epiglote
Conheça as principais características da epiglote, estrutura do corpo que garante uma respiração adequada!
Sistema digestório
Amplie seus conhecimentos sobre o sistema digestório. Neste texto, falaremos sobre os órgãos que fazem parte desse sistema e de algumas funções atribuídas a eles.
Sistema respiratório
Aprenda um pouco mais a respeito do sistema respiratório clicando aqui. Neste texto conheceremos os órgãos desse sistema e os movimentos respiratórios.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Condição de existência de triângulos" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Condição de existência de triângulos
Nessa aula veremos a condição de existência de um triângulo utilizando um raciocínio lógico e em seguida formalizando esse conhecimento.