Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Datas Comemorativas
  3. Outubro
  4. 26 de Outubro – Criação da Cruz Vermelha

26 de Outubro – Criação da Cruz Vermelha

A Criação da Cruz Vermelha ocorreu em 1863 e teve como principal articulador Jean Henri Dunant.

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha é uma instituição de caráter internacional com fins humanitários e beneficentes. Sua origem remonta ao contexto das guerras nacionalistas do século XIX, em que a tecnologia bélica (que começava a ficar sofisticada nessa época) passava a produzir, a cada batalha, milhares de mortos e feridos, sem haver, no entanto, recursos necessários para tratar desses últimos, que morriam à míngua nos campos de batalha.

A ideia da criação de uma entidade que tivesse a missão de prestar, principalmente, serviços médicos aos feridos de guerra, fossem combatentes, fossem civis, partiu dos suíços Jean Henri Dunant e Gustave Moynier no ano de 1863. Dunant viu, em 1859, uma legião de homens feridos, em um vilarejo na Lombardia (Itália), vítimas dos combates sangrentos travados na Batalha de Solferino. Essa batalha foi uma das muitas pela Independência da Itália. O saldo de mortos chegou a aproximadamente nove mil, e o de feridos beirava os 40 mil.

Quando essa horda de feridos chegou ao vilarejo da Lombardia em que se encontrava de passagem Dunant, este achou por bem organizar um mutirão para tratar dos homens. Dunant transformou sua experiência em livro, que foi publicado em 1862. Muitas pessoas interessadas em causas humanitárias leram o livro de Dunant na época. Um delas foi Gustave Moynier, que já possuía uma pequena entidade beneficente na Suíça.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Entre 26 e 29 de outubro de 1863, Moynier, Dunant e mais algumas pessoas com interesses em comum reuniram-se para criar uma entidade humanitária de caráter internacional que servisse às vítimas de guerras. Dessa reunião resultou a criação de um comitê intitulado Comitê Internacional de Ajuda a Feridos, que, com tempo, passou a ser conhecido como Comitê da Cruz Vermelha. O nome Cruz Vermelha remete ao símbolo do Comitê, que, na verdade, é uma inversão da bandeira da suíça, isto é, um fundo branco com uma cruz vermelha no centro. Por ter sido idealizado nessa semana, atualmente o Dia 26 de outubro é associado à criação da Cruz Vermelha e, sendo assim, celebrado internacionalmente.

A primeira ação internacional do Comitê da Cruz Vermelha foi com os feridos das guerras travadas no processo de Unificação Alemã, de 1866 a 1870 – quando houve a famosa Guerra Franco-Prussiana, comandada por Otto von Bismarck. Desde então, a Cruz Vermelha vem atuando em causas similares, porém nem sempre com sucesso, haja vista que, após a Primeira Guerra Mundial, as proporções de carnificina e destruição tornaram-se quase irremediáveis.

A organização conhecida como Cruz Vermelha foi criada no ano de 1863, em Genebra, Suíça
A organização conhecida como Cruz Vermelha foi criada no ano de 1863, em Genebra, Suíça
Publicado por: Cláudio Fernandes
Assuntos relacionados
O Dia das Crianças foi criado por um decreto sancionado em 1924, durante o governo de Artur Bernardes. Essa data popularizou-se após a década de 1950.
12 de Outubro – Dia das Crianças
Clique aqui e acesse este texto sobre o Dia das Crianças. Saiba mais sobre a criação dessa data comemorativa e entenda quando ela popularizou-se no Brasil. Por fim, saiba por que o dia 12 de outubro é feriado em nosso país.
31 de outubro – Halloween
Clique e conheça a história do Halloween. Veja qual é a origem da festa e entenda como ela foi introduzida nos Estados Unidos! Conheça seus principais símbolos!
Homo sapiens sapiens & Galileu Galilei
Dia da Ciência e Tecnologia
Em 16 de outubro é comemorado o Dia da ciência e tecnologia. Nesse dia comemoramos as grandes invenções e descobertas do homem. Confira!
A reabilitação é um dos grandes pilares da Fisioterapia
13 de Outubro – Dia do Fisioterapeuta
Conheça a história da instituição do Dia do Fisioterapeuta, bem como a importância desse profissional para a sociedade.
Cavour e Garibaldi: personagens da unificação italiana munidos de diferentes concepções políticas.
Unificação Italiana
Unificação Italiana, Piemonte, Sardenha, Estados Pontifícios, Reino das Duas Sicílias, rei Carlos Alberto, Risorgimento, Jovem Itália, Giuseppe Garibaldi, camisas vermelhas, Vitor Emanuel II, Napoleão III, Benito Mussolini, Tratado de Latrão.
A natureza fornece os recursos necessários para a nossa sobrevivência.
04 de outubro – Dia da Natureza
Entenda por que o Dia da Natureza é comemorado em 04 de outubro e a importância da criação dessa data. Neste texto abordaremos ainda a importância da natureza para o ser humano, os impactos negativos do homem no meio ambiente e medidas que podem ser realizadas no nosso dia a dia para reduzir esse impacto.
O cirurgião-dentista é o profissional responsável por cuidar da nossa saúde bucal.
3 de outubro – Dia Mundial do Dentista
Você sabia que o Dia Mundial do Dentista é comemorado em 3 de outubro? Clique aqui para saber a origem dessa data comemorativa, a história da Odontologia, quem pode exercer a profissão de dentista, as competências do cirurgião-dentista e a importância de visitarmos regularmente esse profissional.
Otto Von Bismarck: peça fundamental para que a unificação dos estados alemães acontecesse.
A Unificação Alemã
O processo histórico que deu origem ao Segundo Reich.
Maurrem Maggi e Jadel Gregório – Recordistas pan-americanos
Atletismo
Modalidade esportiva com maior número de medalhas olímpicas e pan-americanas.
As bandeiras das nações contemporâneas simbolizam, em termos gerais, a história da formação de cada uma dessas nações
Nacionalismo
Conheça as características principais do Nacionalismo e fique sabendo também em que contexto ele desenvolveu-se!