Outubro

Com 31 dias, o mês de outubro é recheado de celebrações, sendo elas religiosas, históricas, profissionais e, também, as de conscientização sobre assuntos relevantes para a sociedade.

Veja também: Por que o Natal é comemorado no dia 25 de dezembro?

Datas comemorativas de outubro

Antes de falarmos sobre as principais datas que estão no calendário de outubro, vamos destacar a importância desse mês para o combate ao câncer de mama. O Outubro Rosa é uma campanha realizada mundialmente para conscientizar a população sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. Nesse mês, é comum ver campanhas por parte de diversas instituições, comércios e estabelecimentos usando um laço rosa, símbolo do movimento, para incentivar essa prevenção à saúde.

Entre as datas propriamente ditas, no dia 1º, comemoram-se o Dia Internacional da Música e o Dia do Idoso. A homenagem à música tem o objetivo de levá-la a todos os setores da sociedade e promover os valores de paz e a amizade por seu intermédio. Já em relação aos idosos, a data pretende reforçar a importância da proteção às pessoas com mais de 60 anos.

Ainda no início do mês, no dia 3, celebra-se o Dia da Abelha, data para a reflexão do papel desses animais na polinização e na sobrevivência das espécies, e o Dia Mundial do Dentista, profissional que cuida da saúde bucal das pessoas.

Os dias 4 e 5 também são datas interessantes: Dia da Natureza e da Promulgação da Constituição de 1988, respectivamente. No dia 9, a data é para os esportistas, com o Dia do Atletismo.

O primeiro e único feriado nacional de outubro é celebrado no dia 12, em homenagem à Nossa Senhora Aparecida. Por lei, ela é considerada a Padroeira do Brasil, desde 1980. Nessa data, também celebramos o Dia das Crianças.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Uma data que costuma ser muito lembrada é o Dia dos Professores, celebrado no dia 15. Eles são profissionais com a responsabilidade da formação acadêmica e social das pessoas desde a infância e, por isso, merecem uma homenagem nesse dia.

Continuando com as datas relacionadas à saúde, ainda temos o Dia Mundial da Alimentação (16), o Dia Nacional da Vacinação (17) e Criação da Cruz Vermelha (26). Todas essas datas relembram a importância dos cuidados com a saúde.

Duas datas que remetem à cultura ainda são celebradas em outubro: o Dia Nacional do Livro (29) e o Dia Nacional da Poesia (31).

O mês de outubro encerra-se com o Halloween, no dia 31. A festa é muito tradicional nos Estados Unidos, onde as pessoas gostam de se fantasiar de personagens de terror e as crianças costumam sair às casas pedindo doces. No Brasil, as pessoas chamam a data de Dia das Bruxas, e o evento tem ganhado mais adeptos nas últimas décadas.

Veja também: 22 de agosto – Dia do Folclore

Lista de outras datas comemorativas do mês de outubro

Veja outras datas celebradas em outubro:

  • Dia 1

- Dia Mundial do Vendedor

  • Dia 7

- Dia do Compositor

- Dia do Prefeito

  • Dia 11

- Dia do Deficiente Físico

  • Dia 18

- Dia do Pintor

  • Dia 20

- Dia do Poeta

  • Dia 22

- Dia do Paraquedista

  • Dia 23

- Dia do Aviador

  • Dia 28

- Dia do Servidor Público

Publicado por: Giullya Franco

Artigos de "Outubro"