Whatsapp icon Whatsapp

16 de fevereiro – Dia do Repórter

O Dia do Repórter é comemorado em 16 de fevereiro. É uma data comemorativa informal que homenageia o importante trabalho desse profissional do jornalismo para a sociedade.
Microfones de repórteres em alusão ao Dia do Repórter.
O Dia do Repórter é celebrado em 16 fevereiro.

O Dia do Repórter é uma data comemorativa informal que celebra e homenageia o repórter, importante profissional do jornalismo. O repórter é o profissional que levanta informações por meio de entrevistas, análises e interpretações de dados. A celebração do seu dia acontece em 16 de fevereiro.

É do trabalho do jornalista a reprodução de notícias e reportagens em diversos meios de comunicação, como rádio, televisão, jornal impresso, entre outros. O trabalho dos repórteres é fundamental para a sociedade e a democracia, pois torna público questões sensíveis sobre as quais a sociedade deve saber.

Leia também: Quando se comemora o Dia do Jornalista?

Resumo sobre Dia do Repórter

  • O Dia do Repórter é uma data comemorativa celebrada em 16 de fevereiro.

  • O repórter é um profissional do jornalismo.

  • Realizar entrevistas, acompanha eventos e levanta informações para produzir uma reportagem.

  • Seu trabalho pode ser acompanhado por rádio, televisão, jornais impressos, jornais digitais, entre outros.

Quando é comemorado o Dia do Repórter?

O dia 16 de fevereiro é reservado para uma importante data comemorativa: o Dia do Repórter. Trata-se de uma celebração não oficial, mas repercutida por essa classe em todo o país.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que um repórter faz?

O repórter é um profissional do jornalismo cujo papel é realizar o levantamento das informações para uma notícia jornalística. O repórter é o profissional que:

  • realiza as entrevistas;

  • faz a cobertura em eventos importantes;

  • investiga as informações;

  • interpreta dados e produz os textos que propagam a notícia de maneira simples para que o espectador possa entender.

O repórter é, portanto, quem investiga um fato e o leva para que a sociedade possa saber dele.

Qual é a importância do Dia do Repórter?

O Dia do Repórter é uma data comemorativa pensada para celebrar o papel fundamental que um repórter cumpre em nossa sociedade. Enquanto um jornalista é responsável pela investigação e apuração dos fatos, é o repórter que vai atrás das notícias mais importantes, realizando importantes denúncias.

É o repórter que constrói a notícia. Ele realiza a apuração dos fatos e transforma todas as informações angariadas em uma notícia para a sociedade. A importância do repórter para o jornalismo é tão grande que esse profissional está presente em diversos assuntos do jornalismo. Existem aqueles responsáveis por pautas da política, do esporte, da cultura, da economia, de questões relacionadas à cidade etc.

Mulher entrevistando um homem em texto sobre Dia do Repórter.
O Dia do Repórter homenageia os profissionais que investigam, apuram fatos e mantêm a sociedade informada.

O trabalho dos repórteres passa pela sociedade, estando presente em diversas mídias e plataformas. Um repórter pode produzir conteúdo para rádio, jornal impresso, internet, televisão, redes sociais, etc. Sendo assim, em todo momento que lemos, ouvimos ou assistimos a uma notícia, estamos vendo o trabalho feito por um repórter.

Além disso, o trabalho realizado por esses profissionais é importante para a sociedade, pois é o repórter que promove denúncias por meio de seu trabalho, mantendo a sociedade ciente de informações sensíveis e importantes. O repórter é fundamental para a democracia e para o bem-estar de nossa sociedade.

Saiba mais: O que é o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa?

Mensagens para o Dia do Repórter

  • “O que distingue o repórter é o seu íntimo contato com a realidade, com o que está diante de seus olhos, com o que concorre no momento de pousar o conhecimento sobre as coisas. Sua missão, função ou profissão é transmitir essa realidade a um grupo de pessoas, dando-lhes conta do que viu, do que ouviu e do que sentiu.” (Antônio Olinto)

  • “O bom repórter é aquele que conta histórias interessantes e de uma forma atraente. Aquele que se preocupa com a sua audiência. Aquele que tem credibilidade, responsabilidade, ética. Aquele que tem paixão pela profissão e pela nobre arte de informar.” (Celso Marcondes)

Fontes

BERSA, Aline. Dia do repórter: A importância da profissão diante da sociedade. Disponível em: TV Liberal - Globo, 16 fev. 2022. https://redeglobo.globo.com/pa/tvliberal/noticia/dia-do-reporter-a-importancia-da-profissao-diante-da-sociedade.ghtml

COSTA, Letícia. Dia do Repórter é todo dia, mas hoje é um pouco mais. Central de Notícias Uninter, 16 fev. 2018. Disponível em: https://www.uninter.com/noticias/dia-do-reporter-e-todo-dia-mas-em-16-de-fevereiro-e-um-pouco-mais

SANTA Casa Bragança Paulista. Dia do Repórter: mensagem para parabenizar e orações. G1, 16 fev. 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/especial-publicitario/santa-casa-braganca-paulista/saude-braganca-paulista/noticia/2021/02/16/dia-do-reporter-mensagem-para-parabenizar-e-oracoes.ghtml

SANTOS, Rackel Cardoso. Jornalismo de qualidade e responsabilidade social. Observatório da Imprensa, 14 dez. 2023. ISSN 1519-7670. Ano 23, nº 1268. Disponível em: https://www.observatoriodaimprensa.com.br/armazem-literario/jornalismo-de-qualidade-e-responsabilidade-social/

Publicado por Daniel Neves Silva
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

7 de abril – Dia do Jornalista
O Dia do Jornalista é celebrado no dia 7 de abril. Entenda a origem da data e a importância da profissão de jornalista.
7 de junho — Dia Nacional da Liberdade de Imprensa
Clique e acesse para saber mais sobre o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa. Entenda a importância dessa data e por que é celebrada em 7 de junho.
Democracia
Acesse este link para entender a origem, o significado e os diferentes tipos existentes de democracia.
Diferenças entre os gêneros reportagem e notícia
Os gêneros textuais do universo jornalístico: Conheça as principais diferenças entre os gêneros reportagem e notícia.
Gêneros Jornalísticos
Saiba mais sobre a notícia, a crônica e o editorial!
Papel usado em jornais
Por que ele é mais vulnerável à ação do tempo?
Reportagem
Clique e conheça as principais características de uma reportagem, gênero textual do universo jornalístico.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Soma dos ângulos internos de um polígono convexo" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Soma dos ângulos internos de um polígono convexo
Nessa aula demonstrarei a soma dos ângulos internos de um triângulo para generalizar a fórmula da soma dos ângulos internos de um polígono convexo qualquer.