Whatsapp icon Whatsapp

Dia do Repórter

Reportagem escrita e entrevista filmada
Reportagem escrita e entrevista filmada

A data que homenageia a carreira de repórter é 16 de fevereiro.

Os jornalistas são responsáveis por providenciar a produção textual de um fato ou acontecimento, envolvendo pesquisa, seleção de dados, interpretação e tratamento, utilizando as técnicas próprias dos textos jornalísticos.

Além disso, os repórteres possuem outras funções como de apresentadores de telejornais e de rádio, editores de textos jornalísticos para os telejornais, assessores de imprensa, atuam em websites, etc.

O trabalho desses profissionais é de relevante importância para a população, pois se utilizam de fatos políticos, econômicos, culturais, sociais, naturais e outros para transmitirem informações que possam ou não modificar as opiniões públicas.

Para se elaborar um texto jornalístico, o repórter precisa analisar a veracidade dos fatos, para não transmitir o episódio de forma adulterada ou enganosa, o que tiraria a confiança da população em seu trabalho.

Muitos profissionais não levam esse aspecto a sério, preferindo trabalhar em cima de notícias sensacionalistas, que provocam grandes impactos ao serem divulgadas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Com o tempo, esse tipo de trabalho fica desacreditado, perdendo o valor integral do produto, a transmissão do fato ocorrido.

Para que isso não aconteça, é importante que o jornal ou a revista tenham delimitadas suas funções específicas, que trabalhem com programação de pautas e assuntos, apuração, redação, edição e revisão das notícias, tendo cuidado para não criarem a fraude jornalística, a notícia enganosa.

Podemos considerar esse trabalho como arte, em razão da forma como é feita a escrita desses textos e notícias, pois precisam ser interessantes e atraentes para o público.

As novas tecnologias auxiliaram muito na transformação do trabalho jornalístico. As edições são feitas nos computadores e tornaram-se digitalizadas e mais rápidas.

A grande tacada da imprensa é lançar em primeira mão uma notícia, o “furo de reportagem”, pois o valor jornalístico da mesma é exatamente o instante em que o fato acabou de acontecer.

Publicado por Jussara Barros
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

7 de abril – Dia do Jornalista
O Dia do Jornalista é celebrado no dia 7 de abril. Entenda a origem da data e a importância da profissão de jornalista.
Processo de digitalização e impressão gráfica
Dia Nacional do Gráfico
O surgimento da data e as formas de trabalho desses profissionais.
Discóbolo – símbolo dos esportes
Dia do Atleta Profissional
A história dos esportes e os limites de superação da raça humana.
video icon
Filosofia
Pré-Enem | Metafísica e teoria do conhecimento
O Pré-Enem é o intensivo preparatório do Brasil Escola para o Enem. Nele nós separamos os principais temas que devem ser estudados a menos de três meses do exame. Nesta transmissão você assistirá à aula sobre "Metafísica e teoria do conhecimento" com o professor Francisco Porfírio!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Química
Cinética química
Se ainda tem dúvidas quanto a velocidade das reações, essa videoaula é para você!
video icon
videoaula brasil escola
Português
Redação
Entenda como realizar argumento por causa e consequência com a nossa aula.
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!