Whatsapp icon Whatsapp

Notícia

Notícia é um texto do campo jornalístico cuja função é relatar acontecimentos cotidianos, com a forte presença de elementos narrativos e descritivos.
A notícia é um dos gêneros textuais mais dinâmicos e lidos na atualidade.
A notícia é um dos gêneros textuais mais dinâmicos e lidos na atualidade.

A notícia é um texto jornalístico cujo é objetivo é relatar, narrar e informar sobre acontecimentos recentes e cotidianos que ocorreram em determinada região (bairro, cidade, país etc.), com grande relevância e impacto para a sociedade.

O gênero notícia é veiculado atualmente em jornais, revistas, rádio, televisão, redes sociais, sites, blogs, entre outros. A rapidez na comunicação deste século exige que a produção da notícia seja cada vez mais sucinta e concisa.

Leia também: Artigo de opinião — outro gênero textual de cunho jornalístico

Resumo sobre o gênero notícia

  • É um texto jornalístico de cunho informativo que relata fatos e acontecimentos cotidianos.
  • Organiza-se estruturalmente da seguinte forma: título, subtítulo, lide (lead) e corpo do texto.
  • Para elaborá-la, é preciso concentrar-se na definição do tema, fazer uma pesquisa bem fundamentada, conhecer o público, elaborar um bom título e subtítulo, escrever um lead atrativo e usar elementos complementares quando possível.

Videoaula sobre o gênero notícia

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Características e estrutura de uma notícia

A notícia é um gênero textual que pertence ao domínio jornalístico e tem como finalidade o relato de fatos e acontecimentos tendo como referencial a realidade. Ela tem como suporte os veículos de comunicação impresso (jornais e revistas) e as mídias digitais (redes sociais, websites e blogs).

Assim, pelo caráter dinâmico alinhado aos acontecimentos cotidianos, podemos destacar as seguintes características acerca do gênero notícia:

  • Texto informativo com a presença de tipologias como a descrição e a narração.
  • Textos curtos dadas a dinamicidade e a velocidade dos meios de comunicação na atualidade.
  • Uso da função referencial ou denotativa, isto é, predomínio do significado entendido como original (presente nos dicionários), sem possibilidade de plurissignificações, e texto voltado para a informação.
  • A notícia é marcada pela impessoalidade (uso de 3ª pessoa), prevalecendo o efeito de sentido de objetividade no texto (opondo-se aos efeitos de subjetividade).
  • Conteúdo direcionado para fatos e acontecimentos do cotidiano, sem espaço para ficções.
  • Predominância do discurso indireto.

Do ponto de vista estrutural, a notícia organiza-se da seguinte forma:

  • Título: chamada ou manchete para o conteúdo; precisa ser objetivo e trazer uma noção do conteúdo ao leitor.
  • Subtítulo: em poucos caracteres, acrescenta informações complementares ao título.
  • Lide (lead): o lide ou lead (em inglês), em termos jornalísticos, é a introdução e apresentação do conteúdo.
  • Corpo do texto: é a parte em que o jornalista detalha as informações apresentadas ao início do texto. Ele descreve e narra com objetividade os fatos apresentados. Nesse momento, o autor ainda pode apresentar conteúdos visuais, como gráficos ou imagens, para trazer veracidade ao texto e mostrar confiabilidade na informação apresentada.

Leia também: Crônica — gênero híbrido com características literárias e jornalísticas

Passo a passo para se fazer uma notícia

Para desenvolver um bom texto do gênero notícia, apresentamos o seguinte roteiro:

1) Definição da temática

O redator precisa, antes de iniciar o processo de escrita e elaboração da notícia, definir a temática. Para isso, algumas questões são fundamentais: Qual é o tema/acontecimento a ser abordado? Qual é a relevância do tema? As duas perguntas exercem fundamental importância porque, em primeiro lugar, oferecem os direcionamentos para a composição textual e, em segundo, estabelecem uma análise do redator sobre o conteúdo a ser redigido.

É preciso lembrar que a notícia é um texto com grande relevância social, pois é dela que emergem discussões e debates sociais, ainda que ela mesma não os faça em seu conteúdo.

2) Pesquisa sobre o tema/acontecimento

O redator precisa fazer uma pesquisa acurada sobre o que será noticiado. É importante que ele forneça as informações necessárias, como local e data, e possa detalhar o máximo possível, e de maneira sequencial, os acontecimentos.

3) Conhecimento do público-alvo

Geralmente, o público da notícia é amplo e diverso. No entanto, há certo perfil que costuma consumir e frequentar determinados veículos de comunicação. Assim, ao escrever para um site ou jornal, o redator precisa ter uma noção de qual é o público que tem acessado e lido as notícias. Além disso, é importante que ele faça uso da norma-padrão da língua portuguesa e de uma linguagem concisa e clara ao seu leitor.

4) Elaboração de título e subtítulo

A notícia precisa ter um título e um subtítulo que motivem o leitor a fazer sua leitura. É necessário ressaltar que um título instigante é diferente do recente clickbait (caça-clique), utilizado na internet e que tem a intenção de enganar o leitor com títulos sensacionalistas. Assim, o título e o subtítulo precisam ser diretos, objetivos, interessantes e funcionar como uma síntese do corpo da notícia, sem nenhuma mentira ou enganação.

5) Início do texto: a importância do lide

O lide/lead é uma das partes fundamentais da notícia. Por isso, é importante que ele seja muito bem elaborado e revisado, se necessário. É aqui que o leitor vai demonstrar interesse em continuar ou não a leitura. Nesses termos, o redator apresenta, de maneira precisa, as informações em conjunto com os dados dos fatos a serem noticiados.

6) Uso de elementos complementares

É importante, quando possível, adicionar fotos e outros elementos que possam comprovar a veracidade dos fatos. Eles podem ser inseridos no corpo da notícia ou ao final dela. Trata-se de um recurso importante para trazer credibilidade ao seu texto.

Leia também: 10 dicas de redação simples e eficazes

Exemplos de notícia

Passaporte da vacina será exigido para alunos da rede estadual em São Paulo

Conselho Tutelar poderá penalizar pais e responsáveis que não imunizarem os filhos

O governo de São Paulo informou sua população, neste sábado (29), que todos os alunos da rede estadual deverão apresentar o comprovante de vacinação contra a covid-19 no retorno às aulas previsto para a próxima semana.

A resolução é da Secretaria de Saúde e consta no Diário Oficial. No documento consta que, mesmo sem a imunização, os estudantes poderão estar presentes nas aulas. Porém haverá um prazo de 60 dias, e, caso a pendência não seja resolvida, as escolas deverão acionar o Conselho Tutelar, que poderá penalizar os pais e responsáveis.

 

Copa do mundo 2022 inicia venda de ingressos

Brasil está entre os países com mais pedidos

O maior evento esportivo do mundo acontecerá em novembro, mas o início das vendas de ingressos começou na quarta-feira (20). No primeiro dia, foi registrado um pedido de 1,2 milhão de entradas.

De acordo com a Fifa, entidade responsável pela organização do evento esportivo, a maior reserva foi feita pelo Catar, país-sede da copa. Logo em seguida, a lista segue com mais nove países. São eles: Argentina, México, Estados Unidos, Emirados Árabes, Inglaterra, Índia, Arábia Saudita, Brasil e França.

Quais as diferenças entre notícia e reportagem?

De acordo com o Dicionário de gêneros textuais, a reportagem é também um texto jornalístico e tem a mesma finalidade da notícia de informar o seu público-alvo. Assim, o jornalista faz uma pesquisa sobre um assunto a fim de descrevê-lo e narrá-lo de maneira convincente ao seu leitor.

No entanto, apesar das semelhanças, a reportagem apresenta uma pesquisa mais aprofundada e elementos analíticos e críticos, ausentes na notícia. A reportagem pode apresentar um posicionamento sobre determinado tema de grande relevância social, enquanto a notícia precisa manter sua neutralidade. Para saber mais, leia: Diferença entre notícia e reportagem

Publicado por Rafael Camargo de Oliveira

Artigos Relacionados

Artigo de opinião
Aprenda mais sobre o gênero artigo de opinião e garanta o seu conhecimento sobre essa importante ferramenta comunicativa.
Diferenças entre os gêneros reportagem e notícia
Os gêneros textuais do universo jornalístico: Conheça as principais diferenças entre os gêneros reportagem e notícia.
Gêneros Jornalísticos
Saiba mais sobre a notícia, a crônica e o editorial!
Gêneros textuais
Conheça o conceito dos gêneros textuais e seus constituintes. Aprenda a diferenciar tipos de gêneros textuais e tenha um ótimo desempenho em suas avaliações.
Reportagem
Clique e conheça as principais características de uma reportagem, gênero textual do universo jornalístico.
video icon
Professora ao lado do texto"Verbos dicendi".
Português
Verbos dicendi
Dizer, falar, gritar, responder são verbos dicendi, ou seja, palavras que apresentam a maneira pela qual uma pessoa se expressa. Assista a esta videoaula para aprender um pouco mais sobre essa classificação!