Papel usado em jornais
Todos nós sabemos que o papel de jornal é mais frágil que outros tipos de papel, a razão você descobre agora acompanhado seu processo de produção.
O preparo do papel usado em jornais é diferenciado se comparado à produção do papel comum. Tudo se resume à inferioridade da polpa de celulose, que contém impurezas que não são retiradas e passam a fazer parte do processo. Quanto maior o número de materiais contaminantes, mais rápida será a decomposição da celulose.
Agora você já sabe por que o papel de jornal é pouco resistente e mais nocivo à ação do tempo. A economia na matéria prima acarreta em menor resistência do papel, e o resultado? As folhas vão ficando amareladas e rapidamente se deterioram no ambiente. O contato com água é mais um prova de como o papel é sensível. Basta colocar uma folha de jornal sobre um recipiente com água e verificar como ela se dissolve facilmente em meio aquoso.
A justificativa para a produção econômica deste papel está no fato de sua demanda, são milhares de exemplares de jornais distribuídos diariamente em todo o mundo.
Por Líria Alves
Graduada em Química