Janeiro

O mês de janeiro marca o início de um novo ciclo e, junto à sua chegada e ao começo de um novo ano, muitas pessoas gostam de fazer planos, traçar metas e objetivos novos para suas vidas. Por esses motivos, janeiro pode ser considerado o mês do recomeço.

Além de ser um mês de planejamentos e de muitos sonhos, janeiro também conta com algumas datas comemorativas. Não é um mês de feriados, mas de algumas celebrações.

Leia também: Como é determinada a data da Páscoa?

Datas comemorativas de janeiro

No dia 1º, é comemorado o Ano-Novo, sendo o primeiro feriado do ano e o único feriado oficial do mês. O primeiro dia do ano também é reservado para celebrar o Dia Mundial da Paz. Geralmente, nesse dia, o Papa escolhe um tema relevante a fim de tocar o coração e gerar reflexão coletiva durante todo o ano.

Em seguida, no dia 6, existe o tradicional Dia de Reis. Essa é uma data religiosa da Igreja Católica, que celebra os três reis magos, responsáveis por levarem presentes ao menino Jesus no seu nascimento.

Nos dias próximos a essa data, existe, ainda, um movimento cultural conhecido como Folia de Reis, o qual consiste em festas com músicas típicas, rezas e roupas características, tendo como objetivo levar a bênção do menino Jesus às pessoas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Janeiro apresenta muitas datas comemorativas com características religiosas. Uma data móvel, comemorada no terceiro domingo do mês, celebra o Dia Mundial da Religião. Foi criada pelos bahá’í, seguidores de uma religião monoteísta influenciada pela mensagem religiosa de Bahá'u'lláh. Não é muito celebrada pelo público geral, mas a data em si foi criada com o objetivo de celebrar todas as religiões existentes e buscar a harmonia entre elas.

Próximo à data mencionada também está o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, celebrado no dia 21. Esse dia visa a reforçar o respeito à liberdade de todas as pessoas escolherem suas crenças religiosas.

Agora, sabe aquela falta de alguém, vontade de reviver um momento ou de querer estar em lugar específico? Chamamos isso de saudade, não é mesmo? Acreditem, existe o dia dela! O Dia da Saudade é celebrado no final de janeiro, no dia 30. É um dia que pode ter um ar melancólico, justamente pela lembrança de pessoas que já faleceram, mas também pode ser utilizado para quem deseja mandar uma mensagem, ligar ou até mesmo fazer uma visita para uma pessoa especial que não encontra há muito tempo.

Mesmo com o mês de janeiro não tendo muitos feriados, ele costuma ser considerado um mês que passa rápido, levando em conta que também é um mês em que muitas situações são resolvidas, como escolhas de escolas para os filhos, pagamentos de contas, retorno de férias e muitas outras atividades de quem está iniciando um novo ano.

Mas, no dia 31, ainda se comemora mais uma data: o Dia Mundial dos Mágicos. Com truques de ilusionismo, habilidades únicas e capacidade de surpreender muitos públicos, os mágicos têm um dia dedicado a eles. A data também foi instituída por uma característica religiosa da Igreja Católica. O dia 31 marca a data de falecimento de São João Bosco, em 1888, um santo conhecido por praticar técnicas de ilusionismo durante a adolescência.

Veja também: Como surgiu a sexta-feira 13?

Lista de outras datas comemorativas do mês de janeiro

Além das datas mencionadas, existem outras celebrações no mês de janeiro. Veja algumas delas:

  • Dia 6

- Dia da Gratidão

  • Dia 7

- Dia da Liberdade de Cultos

- Dia do Leitor

  • Dia 8

- Dia da Fotografia

  • Dia 9

- Dia do Astronauta

  • Dia 14

- Dia do Treinador de Futebol

  • Dia 15

- Dia dos Adultos

- Dia Mundial dos Compositores

  • Dia 20

- Dia do Farmacêutico

  • Dia 24

- Dia dos Aposentados

  • Dia 25

- Dia do Carteiro

  • Dia 27

- Dia dos Oradores

  • Dia 28

- Dia do Comércio Exterior

Publicado por: Giullya Franco

Artigos de "Janeiro"