Data da Páscoa
A data da Páscoa é um dos dias mais importantes no calendário de cristãos e judeus. No caso dos cristãos, a Páscoa é um momento de relembrar a crucificação e morte de Jesus Cristo, além de celebrar sua ressurreição. Já a Páscoa judaica, chamada de pessach, é um momento de relembrar e celebrar a libertação dos hebreus da escravidão do Egito.
A celebração cristã da Páscoa é uma herança da celebração judaica e surgiu a partir de uma ressignificação da celebração que acontecia entre os judeus. O crescimento da Páscoa entre os cristãos forçou a Igreja Católica a estabelecer critérios que definem a data de celebração da Páscoa todos os anos. Esse critério leva em consideração o equinócio da primavera, no Hemisfério Norte, e as fases da Lua.
Leia também: O que representa a Quaresma?
Resumo sobre a data da Páscoa
-
A data da Páscoa é o dia mais importante de celebração no calendário litúrgico dos cristãos.
-
Essa celebração, para os cristãos, relembra e comemora a ressurreição de Jesus Cristo.
-
A Páscoa cristã é derivada da Páscoa judaica, que celebra a libertação dos hebreus da escravidão no Egito.
-
A Páscoa judaica, chamada de pessach, se inicia em 14 de nissan, data do calendário judaico.
-
O critério que define a data da Páscoa cristã foi estabelecido no Concílio de Niceia, em 325, e leva em conta o equinócio da primavera (no Hemisfério Norte) e as fases da Lua.
Como é definida a data da Páscoa?
As datas que foram estabelecidas para a celebração da Páscoa cristã e da Páscoa judaica seguem critérios diferentes. A pessach possui uma data fixa no calendário judaico, e o dia e o mês foram estabelecidos pelo próprio Deus, segundo os textos bíblicos. Até hoje, os judeus seguem esse critério para a celebração da Páscoa.
O sistema que é usado pelos cristãos para determinar a data da Páscoa é bem mais complexo que o utilizado pelos judeus. Além disso, diferentemente dos judeus, a celebração da Páscoa cristã possui uma data móvel, que pode variar entre os meses de março e abril. Quem estabeleceu esse critério foi a Igreja Católica ainda no século IV, durante o primeiro Concílio de Niceia.
Data da Páscoa judaica
A Páscoa judaica (chamada de pessach pelos judeus), conforme mencionado, celebra a libertação do povo hebreu da escravidão do Egito. A data da Páscoa judaica foi estabelecida por uma ordem de Javé, conforme consta na Torá (livro sagrado que possui os cinco primeiros livros encontrados também na Bíblia). No livro de Êxodo, no capítulo 12, o seguinte trecho afirma:
Desde a tarde do dia catorze do primeiro mês até a tarde do dia vinte e um do mesmo mês, o pão que vocês comerem será feito sem fermento|1|.
Esse trecho de Êxodo 12 estabelece que a comemoração da pessach acontecerá sempre no dia 14 do mês nissan (ou nisã), o primeiro mês que consta no calendário judaico. Esse calendário é um calendário lunissolar, isto é, que se baseia em ciclos da Lua e do Sol. Os meses do calendário judaico baseiam-se no ciclo lunar, enquanto o ano judaico baseia-se no ciclo solar. Sendo assim, dentro da tradição judaica, anualmente, a comemoração judaica acontece nessa data.
Atualmente, os judeus utilizam dois calendários: o gregoriano, muito utilizado no mundo ocidental, e o judaico, calendário próprio de sua cultura. Em 2023, a Páscoa judaica será celebrada nos dias 5 e 6 de abril.
Veja também: Dez pragas do Egito — a narrativa bíblica que originou a Páscoa judaica
Data da Páscoa cristã
A Páscoa celebra a ressurreição de Jesus Cristo, algo que confirma a posição divina dele para os cristãos. A celebração cristã se estabeleceu a partir da celebração judaica, e sua popularização se deu pela ressignificação da festa para que ficasse mais adequada à teologia cristã. No início do cristianismo, não havia uma data certa para celebração da Páscoa.
O sistema que determina a Páscoa cristã baseia-se em práticas oriundas de hebreus, romanos e egípcios. No caso dos egípcios, a contribuição foi pelo uso do calendário solar. No caso dos hebreus, pela utilização de um calendário lunar, além de eles terem sido o povo que legou a Páscoa aos cristãos. Os romanos, por fim, além de usarem o calendário solar, foram aqueles que criaram o sistema que define a data da Páscoa.
No século IV, mais precisamente no ano de 325, foi realizado o Concílio de Niceia, e nele as autoridades da Igreja Católica reuniram-se para determinar uma data para a comemoração da Páscoa com o objetivo de unificar a celebração da ressurreição de Cristo em toda a cristandade. Assim, durante o Concílio de Niceia, ficou decidido que a data da Páscoa seria determinada pela seguinte estrutura:
-
A data da Páscoa é celebrada no primeiro domingo após a primeira Lua cheia que ocorre depois do equinócio de primavera/outono.
Dessa forma, a comemoração para os cristãos não é fixa, portanto acontece em data móvel e a cada ano ocorre em uma data diferente, entre 22 de março e 25 de abril.
Qual a data da Páscoa cristã em 2024?
Em 2024, a celebração da Páscoa ocorre em 31 de março, e essa data segue o critério explicado acima. Como vimos, a Páscoa acontece no primeiro domingo após a Lua cheia que acontece depois do equinócio da primavera no Hemisfério Norte. O equinócio da primavera no Hemisfério Norte, em 2024, ocorre em 20 de março.
A primeira Lua cheia após esse evento ocorre em 25 de março, e o primeiro domingo após essa Lua cheia é no dia 31 de março, Domingo de Páscoa. A definição do dia da Páscoa é fundamental para que outras celebrações da liturgia cristã aconteçam. Com a Páscoa no dia 31 de março, a Semana Santa se inicia em 24 de março, com o Domingo de Ramos.
Além disso, a data do Carnaval é marcada com base na data da Páscoa, pois a Terça-feira de Carnaval acontece 40 dias antes do Domingo de Ramos, que inicia a Semana Santa. O dia seguinte à Terça-feira de Carnaval é chamado de Quarta-feira de Cinzas, sendo o primeiro dia da Quaresma, outro importante momento da liturgia e do calendário cristão.
Data da Páscoa nos próximos anos
→ Pessach (Páscoa judaica)
-
2024: 22 e 23 de abril.
-
2025: 12 e 13 de abril.
-
2026: 1º e 2 de abril.
-
2027: 21 e 22 de abril.
-
2028: 10 e 11 de abril.
→ Páscoa cristã
Lembrando que o equinócio de primavera/outono (primavera no Hemisfério Norte e outono no Hemisfério Sul) acontece sempre entre 20 e 21 de março. Sendo assim, as datas da Páscoa cristã nos próximos cinco anos serão:
-
2024: 31 de março.
-
2025: 20 de abril.
-
2026: 5 de abril.
-
2027: 28 de março.
-
2028: 16 de abril.
Saiba mais: Afinal, qual é o significado do coelho na Páscoa moderna?
Curiosidades sobre a data da Páscoa
-
Os cristãos ortodoxos utilizam o calendário juliano, enquanto católicos e protestantes utilizam o calendário gregoriano. Para os ortodoxos, a Páscoa em 2024 será comemorada no dia 31 de março.
-
Existe um debate entre grandes autoridades de diferentes igrejas para unificar a comemoração da Páscoa entre as vertentes anglicana, católica, ortodoxa e copta.
-
Na Inglaterra, até o século VIII, havia inúmeras confusões acerca da datação da Páscoa. Durante o Sínodo de Whitby, as autoridades cristãs da Inglaterra decidiram seguir o modelo romano (estipulado durante o Concílio de Niceia).
Notas
|1| Êxodo — Capítulo 12. Para acessar, clique aqui.