Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Datas Comemorativas
  3. Janeiro
  4. Dia Mundial da Paz

Dia Mundial da Paz

O dia 1º de janeiro é mundialmente conhecido como o Dia Mundial da Paz.

A paz é um sentimento que temos quando mantemos uma relação harmoniosa com outras pessoas, causando um estado de tranquilidade e de não violência. É também um estado de quietude de um lugar, sem barulho, movimento e agitação.

Há dois mil anos, os povos babilônicos comemoravam o início do ano em março, em agradecimento à chegada da primavera no hemisfério norte, época em que voltariam a plantar, ficando conhecida como a época do reinício da vida. Porém, foram os romanos que escolheram o dia primeiro de janeiro como a data do Ano Novo, sendo inserida no calendário gregoriano em 1582.

Leia também: 21 de janeiro - Dia Mundial da Religião

Origem do Dia Mundial da Paz

Em 1967 a data foi instituída, tornando-se oficial, através do Papa Paulo VI, e entrou em vigor a partir de 1968.

O ano de 1968 foi de muita violência, marcado pela Guerra do Vietnã. Além dessa, outras guerras já tinham agredido o mundo, causando a morte de milhares de pessoas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Com isso, o Papa passou a escolher um assunto para ser lembrado especialmente nesta data, a fim de tocar o coração das pessoas, tornando-as mais humanas e interessadas no bem comum, na paz entre os homens.

Até hoje foram abordados 52 temas, expostos nos discursos dos papas durante a ceia de Natal. As questões lembradas abordam assuntos relacionados à solidariedade, conflitos mundiais, pobreza, infância e adolescência, educação, direitos humanos, perdão etc.

Em 2018 o tema escolhido foi "Migrantes e refugiados: homens e mulheres em busca de paz". Em 2019, "A boa política está ao serviço da paz".

Para o ano de 2020 temos: “A paz como caminho de esperança: diálogo, reconciliação e conversão ecológica”.

Veja a mensagem do Papa na íntegra aqui Dia Mundial da Paz - 2020.

1º de Janeiro: Dia Mundial da Paz
1º de Janeiro: Dia Mundial da Paz
Publicado por: Jussara Barros
Assuntos relacionados
Saudade, sentimento nobre expressado somente na língua portuguesa
Dia da Saudade
Homenagem ao sentimento nobre que só existe na língua portuguesa.
 O Dia Mundial dos Mágicos é comemorado em 31 de janeiro
31 de Janeiro - Dia Mundial dos Mágicos
Descubra por que o Dia mundial dos mágicos é celebrado em 31 de janeiro e o que isso tem a ver com um santo da Igreja Católica.
Dia Mundial da Religião
Saiba mais sobre o Dia Mundial da Religião, data criada para celebrar as religiões do mundo e promover um debate para alcançar a harmonia e a paz mundial.
Madre Teresa de Calcutá
Conheça detalhes importantes da biografia de Madre Teresa de Calcutá, uma freira que dedicou a sua vida a obras de caridade, sendo reconhecida no mundo todo.
Alfred Nobel
Clique aqui para conheça mais sobre a vida de Alfred Nobel. Veja quais foram suas invenções, e saiba por que ele propôs a criação do Prêmio Nobel.