Whatsapp icon Whatsapp

30 de janeiro — Dia da Saudade

O Dia da Saudade é celebrado, aqui no Brasil, em 30 de janeiro, sendo um momento para homenagear aquelas pessoas especiais que fazem falta em nossas vidas.
“Dia da Saudade” escrito em fundo branco.
O Dia da Saudade é comemorado em 30 de janeiro.

O Dia da Saudade é celebrado, no Brasil, em 30 de janeiro, sendo o momento perfeito para homenagear pessoas que não estão mais presentes e nos fazem falta ou então mandar uma mensagem ou um presente para alguém querido que está distante.

A saudade é um sentimento que causa uma certa nostalgia de pessoas e momentos do passado, além de poder causar sofrimento por causa da dor trazida pela longa ausência de pessoas que amamos — amigos, familiares, parceiros(as). A importância da saudade em nossas vidas é expressa nas artes.

Leia também: 15 de maio — Dia Internacional da Família

Resumo sobre o Dia da Saudade

  • Saudade é o sentimento causado pela ausência de alguma pessoa querida.

  • Esse sentimento pode ser expresso de maneira nostálgica e também pode causar sofrimento.

  • Acredita-se que a palavra “saudade” tenha origem no idioma latino.

  • O dia 30 de janeiro é dedicado à celebração do Dia da Saudade.

  • A saudade é um tema recorrente nas artes.

O que é saudade?

Saudade é uma palavra do idioma português que descreve um sentimento comum e que está presente em todos de alguma forma. De acordo com o dicionário Priberam, a palavra saudade pode ser definida como uma “lembrança grata de pessoa ausente, de um momento passado ou de alguma coisa de que alguém se vê privado”, ou, ainda, como “pesar que essa privação causa”.

Essa palavra é usada para expressar o sentimento causado pela falta momentânea ou permanente que alguma pessoa pode gerar em nossas vidas por qualquer motivo, seja um distanciamento geográfico, seja o rompimento de uma relação — de amizade, familiar ou amorosa —, ou mesmo pelo falecimento de uma pessoa querida.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A saudade pode, portanto, ser um sentimento que expressa uma recordação saudosa de um momento determinado de nossas vidas, como os bons momentos vividos com as pessoas mais próximas, mas também pode ser um sentimento que expressa a tristeza e a dor que uma ausência pode causar.

A saudade é uma palavra presente tanto na língua portuguesa como na língua galega — idioma falado na Galiza, região da Espanha. Acredita-se que o termo, nos dois idiomas, tenha se originado no idioma latino, sendo uma herança de solitate.

É bastante comum que as pessoas falem que saudade é uma palavra intraduzível, mas isso é um mito. Esse mito originou-se de uma pesquisa inglesa que apontou a palavra saudade como a 7ª palavra mais difícil de ser traduzida, mas ela pode, sim, ser encontrada de maneira traduzida em outros idiomas.

Leia também: 2 de novembro — Dia de Finados

Saudade nas artes

Por ser um sentimento de tanto impacto, a saudade possui grande destaque nas artes. Na música, são bastante comuns as canções que abordam a saudade e todo o sofrimento que ela causa. A canção A Sua, de Marisa Monte, fala sobre saudade em sua letra. Vejamos:

Tô com sintomas de saudade

[…] Tô pensando em você

E como eu te quero tanto bem

Aonde for não quero dor

Eu tomo conta de você

Mas te quero livre também

Como o tempo vai e o vento vem […].

Gostava tanto de você, de Tim Maia, também fala sobre a saudade:

Nem sei porque você se foi

Quantas saudades eu senti

E de tristezas vou viver

E aquele adeus, não pude dar

Você marcou em minha vida

Viveu, morreu na minha história

Chego a ter medo do futuro

E da solidão, que em minha porta bate […].

Na literatura, também há inúmeros exemplos de como a saudade pode inspirar artistas. Aqui destacaremos um poema do poeta português Fernando Pessoa:

Eu amo tudo o que foi

Tudo o que já não é

A dor que já não me dói

A antiga e errônea fé

O ontem que a dor deixou

O que deixou alegria

Só porque foi e voou

E hoje é já outro dia.

Publicado por Daniel Neves Silva

Artigos Relacionados

12 de Junho - Dia dos Namorados
Clique neste link do Mundo Educação e tenha acesso a detalhes sobre uma das datas comemorativas mais importantes do Brasil: o Dia dos Namorados. Entenda com nosso texto qual a origem histórica dessa data comemorativa e veja por que esse dia é comemorado em uma data diferente no Brasil.
15 de maio — Dia Internacional da Família
Acesse o texto para saber mais detalhes sobre o Dia Internacional da Família, data comemorativa que acontece anualmente em 15 de maio.
31 de Janeiro - Dia Mundial dos Mágicos
Descubra por que o Dia mundial dos mágicos é celebrado em 31 de janeiro e o que isso tem a ver com um santo da Igreja Católica.
6 de janeiro — Dia de Reis
Clique aqui, saiba detalhes sobre o Dia de Reis, entenda o que essa celebração comemora e veja suas práticas aqui no Brasil.
Dia Mundial da Paz
A história da data que renova as esperanças de um mundo melhor.
video icon
Professora ao lado do texto"Infligir ou infringir?".
Português
Infligir ou infringir?
Infligir ou infringir? As duas palavras existem na língua portuguesa, mas possuem significados distintos entre si: são chamadas, por isso, de parônimas. Assista a esta videoaula para aprender a diferenciá-las.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Biologia
Transgênicos
Você sabe o que são alimentos transgênicos? Não se engane, eles estão mais presentes do que você imagina!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Química
Alotropia
Não deixe de assistir nossa aula para fixar tudo o que você estudou sobre alotropia!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Filosofia
Batman
Que tal assistir ao vídeo para uma análise ética sobre o herói?