Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Educação Física
  3. Ginástica

Ginástica

A ginástica é um esporte que envolve a prática de uma série de movimentos que requer força, flexibilidade e coordenação motora. Desenvolveu-se na Grécia Antiga, a partir dos exercícios físicos feitos pelos soldados, incluindo habilidades para montar e desmontar um cavalo.

A palavra ginástica é originária do grego “gymnádzein”, que significa treinar e, em sentido literal, exercitar-se nu (forma como os gregos exercitavam-se no período em que a ginástica se destacou).

A ginástica caiu em desuso com o domínio romano. No início do século XVIII, foi retomada com ênfase na Europa com a Escola Alemã, de movimentos lentos e ritmados, e com a Escola Sueca, que introduziu aparelhos na prática do desporto.

As duas escolas exerceram influência no desenvolvimento do sistema de exercícios físicos idealizados por Friedrich Ludwig Jahn, origem da ginástica artística praticada atualmente.

As modalidades de ginástica são: ginástica geral, ginástica rítmica, trampolim, ginástica aeróbica e ginástica acrobática.

A ginástica geral ou ginástica localizada é uma série de exercícios, com grande número de repetições, onde se trabalha grupos musculares diferentes. Esta é uma das modalidades mais requisitadas nas academias. A ginástica fortalece os músculos, melhora a coordenação motora, aumenta a capacidade cardiorespiratória. O gasto calórico durante uma hora de aula é de 500 kcal.

A ginástica artística conhecida também como ginástica olímpica, é a principal modalidade. Consiste em um conjunto de exercícios que combinam força, agilidade e elasticidade.
A ginástica localizada é uma das modalidades mais requisitadas nas academias.
A ginástica localizada é uma das modalidades mais requisitadas nas academias.
Publicado por: Patrícia Lopes Dantas
Assuntos relacionados
Os jogos olímpicos tiveram origem na Grécia Antiga e eram celebrados na cidade de Olímpia
História das Olimpíadas
Conheça a história das Olimpíadas para entender como elas eram realizadas na Grécia Antiga e também como foram recuperadas na Idade Contemporânea.
Campo de Golfe
Golfe
Golfe, esporte criado na Escócia medieval, esporte inspirado em um jogo romano, em que consiste o jogo de golfe, objetivo do jogo de golfe, regras do jogo de golfe, as duas formas de jogar golfe, origem da palavra golfe.
O Discóbolo de Myron é o símbolo do curso de Educação Física
01 de setembro – Dia do Profissional de Educação Física
Entenda a importância do Dia do Profissional de Educação Física e conheça um pouco mais da área.
O rúgbi: um dos esportes que um dia fizeram parte das competições olímpicas.
Esportes ex-olímpicos
Olimpíadas, Esportes ex-olímpicos, arremesso de disco com duas mãos, arremesso de dardos com as duas mãos, corrida de barcos motorizados, rúgbi, críquete, cabo-de-guerra, levantamento de peso com uma só mão, doze horas de ciclismo, pólo, golfe, arremesso de pedra de 6,4 quilos.
Natação: um dos exercícios mais completos
Natação
Natação, exercício, arte ou esporte de nadar, exercícios mais completos, benefícios da natação, riscos de lesões durante a natação, os estilos de natação, objetivos terapêuticos da natação.
A bandeira olímpica foi hasteada pela primeira vez em 1920, na Antuérpia, Bélgica*
Jogos Olímpicos
Conheça a história dos jogos olímpicos, as medalhas, recordistas, números e algumas curiosidades!
O water bike é indicado para pessoas de todas as idades.
Water Bike
Water Bike, nova opção que mistura técnicas da hidroginástica com diferentes equipamentos, modalidade que proporciona uma diversidade de movimentos, prática ideal para quem quer melhorar o condicionamento físico, prática ideal para quem não tem tempo para se exercitar, benefícios do water bike, vantagens do water bike.
Balonismo
Balonismo
O balonismo é um esporte aéreo praticado com um balão de ar quente. O esporte que proporciona ao praticante a sensação de ficar mais próximo do céu possui adeptos em todo o mundo, no Brasil tem ganhado popularidade. A existência do balonismo data cerca de dois mil anos. A primeira tentativa de vôo com um balão de ar quente no Brasil foi feita pelo padre brasileiro Bartolomeu de Gusmão, em 1709. Em razão da evolução das técnicas de vôo, a utilização do balão se tornou mais segura para aqueles que se aventuram no esporte. O nascimento do balonismo ocorreu no ano de 1783, quando dois irmãos franceses, Etiene e Joseph Montgofier, realizaram o primeiro teste com um balão. O vôo foi um sucesso e visto por quase toda a população de Paris da época. O primeiro vôo de balão no Brasil aconteceu no ano de 1885. Em 1987 foi fundada a Associação Brasileira de Balonismo (ABB), entidade máxima do esporte no Brasil. Atualmente existem campeonatos do esporte do por todo o mundo. Algumas das provas de balonismo são: Fly In, Fly On, Caça à Raposa, Key Grab. De acordo com o campeão brasileiro de balonismo, Rubens Kalousdian, o esporte pode ser praticado por qualquer pessoa. Mas é restrito a um pequeno grupo de pessoas, devido o equipamento ser caro. Os melhores locais para a prática do balonismo são as grandes planícies. O balão é divido em algumas partes independentes, tais como: envelope, maçarico, cilindro, cesto. O combustível utilizado pelos balões é o propano. A ventoinha é utilizada para encher o balão com ar frio.
Xadrez
Xadrez
Xadrez, jogo de mesa, jogo de natureza recreativa e competitiva, características do jogo de xadrez, jogo que requer raciocínio lógico e estratégia, o surgimento do jogo de xadrez, um dos jogos mais populares do mundo.
Salto ornamental
Salto Ornamental
Salto ornamental, esporte que consiste em saltar de uma plataforma, esporte de grande técnica, plasticidade e flexibilidade, trampolim, classificação de um salto ornamental, tipos de salto, provas de saltos ornamentais realizadas nas Olimpíadas.