Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Educação Física
  3. Jogos Olímpicos

Jogos Olímpicos

Os jogos olímpicos são realizados há mais de 2 mil anos para estimular a competição sadia entre os povos dos cinco continentes.

Considerado o maior evento esportivo do planeta, os Jogos Olímpicos têm como objetivo estimular a competição sadia entre os povos dos cinco continentes. Como já dizia o Barão de Coubertin (Pierre de Coubertin), considerado o fundador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, “o importante não é vencer, mas competir. E com dignidade”.

História

De acordo com a mitologia grega, o herói Hércules criou as Olimpíadas por volta de 2.500 a.C., na Grécia antiga, para homenagear o pai dele, Zeus. Contudo, os primeiros registros históricos das Olimpíadas são de 776 a.C., quando os atletas vencedores começaram a ter seus nomes registrados.

Nessa época, os reis de Ilia, de Esparta e de Pissa aliaram-se para que, durante os jogos, houvesse trégua sagrada em toda a Grécia. A aliança foi realizada no templo de Hera, localizado no santuário de Olímpia. Essa é a origem do termo “Olimpíadas”.

Era Moderna

Atenas foi a cidade que sediou a primeira olimpíada da Era Moderna, em abril de 1896, com delegações de 14 países. Ao todo, 241 atletas competiram em nove modalidades.

Desde essa época, os Jogos Olímpicos passaram a ser realizados de quatro em quatro anos, à exceção de 1914 e 1918 e 1939 e 1945, quando ocorreram a Primeira e Segunda Guerra Mundial, respectivamente.

Monumento em homenagem a Pierre de Coubertin em Atlanta, sede das Olimpíadas de 1996
Monumento em homenagem a Pierre de Coubertin em Atlanta, sede das Olimpíadas de 1996*

Medalhas

Estados Unidos é o país com maior número de medalhas, 2.399 até a Olimpíada de Londres, em 2012, sendo 976 de ouro. O Brasil ocupa a 37ª posição, com 108 medalhas, sendo 23 de ouro.

Recordistas

O maior recordista da história dos jogos olímpicos é o nadador norte-americano Michael Phelps, com 21 medalhas (18 de ouro, 2 de prata e 2 de bronze). Já a mulher com mais medalhas é a ginasta ucraniana Larissa Latynia. Ao todo são 18, sendo 9 de ouro, 5 de prata e 4 de bronze.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Curiosidades das Olimpíadas

  • 1908, em Londres: nesse ano, os atletas passaram a entrar de forma organizada na cerimônia de abertura. Essa também foi a olimpíada mais longa da história, de 27 de abril a 31 de outubro;

  • 1913: a bandeira olímpica é criada pelo Barão de Coubertin;

  • 1920, em Antuérpia, na Bélgica:

    → a bandeira é hasteada pela primeira vez;

    → com 72 anos, Oscar Swahn é o atleta que ganhou uma medalha com mais idade na história das olimpíadas;

    → Guilherme Paranaense, atleta do tiro, conquista a primeira medalha de ouro do Brasil.

  • 1928, Amsterdã, na Holanda: o fogo olímpico é usado pela primeira vez;

  • 1932, Los Angeles, Estados Unidos:

    → o hino dos países dos atletas vencedores começou a ser tocado no momento da entrega das medalhas;

    → nessa edição também tivemos a primeira mulher brasileira a participar de uma Olimpíada, a nadadora Maria Lenk.

  • 1948, em Londres: as provas de natação passaram a ser realizadas em piscinas;

  • 1964, em Tóquio: as olimpíadas passaram a ser transmitidas via satélite pela televisão;

  • 1976, em Montreal: o Canadá é o único país-sede que não ganhou medalhas de ouro.

Jogos Olímpicos de Inverno

O evento esportivo começou a ser realizado em 1924 como “Semana Internacional dos Desportos de Inverno”. Dois anos depois, ganhou o status de Jogos Olímpicos. Eles também ocorrem a cada quatro anos, mas são contemplados apenas esportes que envolvem gelo ou neve, tais como Biathlon, Curling, Hóquei no gelo, Esqui e Patinação.

Números 2016

Os Jogos Olímpicos de 2016 serão realizados no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 5 e 21 de agosto. Uma curiosidade é que, depois de muitos anos, o Rugby e o Golfe voltaram ao quadro de esportes.

Confira alguns números dessa edição:

41 esportes
37 arenas
206 países
306 provas diferentes
136 modalidades femininas
161 masculinas

 

*Créditos da imagem: Shutterstock.com / lazyllama

**Créditos da imagem: Shutterstock.com / f11photo

A bandeira olímpica foi hasteada pela primeira vez em 1920, na Antuérpia, Bélgica*
A bandeira olímpica foi hasteada pela primeira vez em 1920, na Antuérpia, Bélgica*
Publicado por: Silvia Tancredi
Assuntos relacionados
Musculação
Musculação, é um tipo de exercício realizado, a musculação é diferente do, a musculação além de ajudar, o treinamento com pesos auxilia no, os benefícios da musculação, os resultados da musculação.
A ginástica localizada é uma das modalidades mais requisitadas nas academias.
Ginástica
Ginástica, esporte que envolve a prática de uma série de movimentos, esporte que requer força, flexibilidade e coordenação motora, desenvolvimento da ginástica, origem da palavra ginástica, modalidades da ginástica, ginástica localizada, ginástica artística.
O rúgbi: um dos esportes que um dia fizeram parte das competições olímpicas.
Esportes ex-olímpicos
Olimpíadas, Esportes ex-olímpicos, arremesso de disco com duas mãos, arremesso de dardos com as duas mãos, corrida de barcos motorizados, rúgbi, críquete, cabo-de-guerra, levantamento de peso com uma só mão, doze horas de ciclismo, pólo, golfe, arremesso de pedra de 6,4 quilos.
Antropólogos conseguiram desconstruir nossa visão deturpada sobre a evolução humana.
Superatletas do passado
Conheça os superatletas do passado que poderiam desbancar muitos atletas olímpicos.
As Olimpíadas de Munique ficaram marcadas pelo terrível ataque promovido pelo grupo Setembro Negro
Atentado terrorista nas Olimpíadas de Munique
Veja como ocorreu o atentado terrorista nas Olimpíadas de Munique e quais foram as suas consequências.
Mascote da 21ª edição da Copa do Mundo*
Copa do Mundo Rússia 2018
Saiba tudo sobre a Copa do Mundo 2018, que será realizada em onze cidades da Rússia, de 14 de junho a 15 de julho. O Mundial de Futebol contará com a participação de 32 seleções. Serão disputados 64 jogos em doze estádios. A final acontecerá dia 15 de julho, em Moscou.
Os jogos olímpicos tiveram origem na Grécia Antiga e eram celebrados na cidade de Olímpia
História das Olimpíadas
Conheça a história das Olimpíadas para entender como elas eram realizadas na Grécia Antiga e também como foram recuperadas na Idade Contemporânea.
Basquete
Basquete
Basquete, esportes mais populares do mundo, ano de criação do basquete, regras do jogo de basquete, características do basquete, risco de lesões no basquete, gasto calórico do jogo de basquete.
Corrida: umas das modalidades do atletismo.
Atletismo
Atletismo, conjunto de esportes formado por três modalidades, corrida, lançamentos, saltos, surgimento do atletismo, características do atletismo, como se dividem as corridas, pista de corrida, pista oficial de atletismo.
Futebol de Areia
Futebol de Areia
Futebol de Areia, futebol de praia, mistura as regras do futebol com as do futsal, institucionalização do futebol de areia enquanto esporte, regras do jogo de futebol de areia, torneios mais importantes do futebol de areia, o Brasil no campeonato mundial de futebol de areia.
Esqui alpino
Esqui
Esqui, par de lâminas, criação do esqui, modalidade disputada por homens e mulheres, categorias do esqui, esqui alpino, esporte de velocidade, esporte que demanda grande capacidade aeróbica e resistência nos músculos das pernas, objetivo do esqui alpino.
Balonismo
Balonismo
O balonismo é um esporte aéreo praticado com um balão de ar quente. O esporte que proporciona ao praticante a sensação de ficar mais próximo do céu possui adeptos em todo o mundo, no Brasil tem ganhado popularidade. A existência do balonismo data cerca de dois mil anos. A primeira tentativa de vôo com um balão de ar quente no Brasil foi feita pelo padre brasileiro Bartolomeu de Gusmão, em 1709. Em razão da evolução das técnicas de vôo, a utilização do balão se tornou mais segura para aqueles que se aventuram no esporte. O nascimento do balonismo ocorreu no ano de 1783, quando dois irmãos franceses, Etiene e Joseph Montgofier, realizaram o primeiro teste com um balão. O vôo foi um sucesso e visto por quase toda a população de Paris da época. O primeiro vôo de balão no Brasil aconteceu no ano de 1885. Em 1987 foi fundada a Associação Brasileira de Balonismo (ABB), entidade máxima do esporte no Brasil. Atualmente existem campeonatos do esporte do por todo o mundo. Algumas das provas de balonismo são: Fly In, Fly On, Caça à Raposa, Key Grab. De acordo com o campeão brasileiro de balonismo, Rubens Kalousdian, o esporte pode ser praticado por qualquer pessoa. Mas é restrito a um pequeno grupo de pessoas, devido o equipamento ser caro. Os melhores locais para a prática do balonismo são as grandes planícies. O balão é divido em algumas partes independentes, tais como: envelope, maçarico, cilindro, cesto. O combustível utilizado pelos balões é o propano. A ventoinha é utilizada para encher o balão com ar frio.
Xadrez
Xadrez
Xadrez, jogo de mesa, jogo de natureza recreativa e competitiva, características do jogo de xadrez, jogo que requer raciocínio lógico e estratégia, o surgimento do jogo de xadrez, um dos jogos mais populares do mundo.
Ginástica Olímpica
Ginástica Olímpica
Ginástica Olímpica, ginástica artística, modalidade de ginástica, movimentos da ginástica artística, provas realizadas na ginástica olímpica, competições oficiais de ginástica olímpica.