Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Educação Física
  3. Natação

Natação

Natação é um exercício, arte ou esporte de nadar. É considerada um dos exercícios mais completos por movimentar grande parte dos músculos e articulações do corpo. Oferece vários benefícios como: liberação de tensões, resistência muscular, diminuição do estresse, do colesterol e da pressão arterial, melhora a circulação sanguínea.

É um exercício antigo, existem registros de 2.500 a.C sobre sua prática no Egito.

A natação é indicada com objetivos terapêuticos, no tratamento de problemas respiratórios e recuperação de atrofias musculares.

O risco de lesões que a natação oferece é pequeno, já que a água amortece os impactos.

É essencial adotar uma dieta equilibrada para suprir as necessidades do corpo, pois a natação é um exercício que requer muita energia.

Os estilos de natação dividem-se em quatro: crawl, costas, peito e borboleta. No nado crawl, o peito fica submerso, as batidas de pernas são alternadas, os braços são alternados simultaneamente. A força dos movimentos das pernas é de cima para baixo.

No nado de costas, a barriga fica para cima, os movimentos de braços e pés são semelhantes aos do crawl, sendo que a diferença é a origem da força, que nesse é de baixo para cima.

No nado de peito os braços são contraídos próximo das laterais do corpo depois estendidos a frente. As pernas são encolhidas e depois estendidas.

No nado borboleta os braços são elevados simultaneamente para fora da água, e levados para trás juntos. As pernas ficam juntas para dar impulso.

As competições são realizadas em piscinas de 25 m ou de 50 m, divididas em raias.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Natação: um dos exercícios mais completos
Natação: um dos exercícios mais completos
Publicado por: Thiago Ribeiro
Assuntos relacionados
Os jogos olímpicos tiveram origem na Grécia Antiga e eram celebrados na cidade de Olímpia
História das Olimpíadas
Conheça a história das Olimpíadas para entender como elas eram realizadas na Grécia Antiga e também como foram recuperadas na Idade Contemporânea.
Prática da capoeira
Capoeira
Capoeira, representação cultural que mistura esporte, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira, movimentos que caracterizam a capoeira, como a capoeira chegou ao Brasil, benefícios da capoeira.
Vôlei
Vôlei
Vôlei, exercício praticado em uma quadra, objetivo do vôlei, regras do vôlei, o gasto calórico do vôlei, risco que o vôlei pode ocasionar, benefícios do vôlei, bola utilizada no vôlei.
A ginástica localizada é uma das modalidades mais requisitadas nas academias.
Ginástica
Ginástica, esporte que envolve a prática de uma série de movimentos, esporte que requer força, flexibilidade e coordenação motora, desenvolvimento da ginástica, origem da palavra ginástica, modalidades da ginástica, ginástica localizada, ginástica artística.
Esqui alpino
Esqui
Esqui, par de lâminas, criação do esqui, modalidade disputada por homens e mulheres, categorias do esqui, esqui alpino, esporte de velocidade, esporte que demanda grande capacidade aeróbica e resistência nos músculos das pernas, objetivo do esqui alpino.
Balonismo
Balonismo
O balonismo é um esporte aéreo praticado com um balão de ar quente. O esporte que proporciona ao praticante a sensação de ficar mais próximo do céu possui adeptos em todo o mundo, no Brasil tem ganhado popularidade. A existência do balonismo data cerca de dois mil anos. A primeira tentativa de vôo com um balão de ar quente no Brasil foi feita pelo padre brasileiro Bartolomeu de Gusmão, em 1709. Em razão da evolução das técnicas de vôo, a utilização do balão se tornou mais segura para aqueles que se aventuram no esporte. O nascimento do balonismo ocorreu no ano de 1783, quando dois irmãos franceses, Etiene e Joseph Montgofier, realizaram o primeiro teste com um balão. O vôo foi um sucesso e visto por quase toda a população de Paris da época. O primeiro vôo de balão no Brasil aconteceu no ano de 1885. Em 1987 foi fundada a Associação Brasileira de Balonismo (ABB), entidade máxima do esporte no Brasil. Atualmente existem campeonatos do esporte do por todo o mundo. Algumas das provas de balonismo são: Fly In, Fly On, Caça à Raposa, Key Grab. De acordo com o campeão brasileiro de balonismo, Rubens Kalousdian, o esporte pode ser praticado por qualquer pessoa. Mas é restrito a um pequeno grupo de pessoas, devido o equipamento ser caro. Os melhores locais para a prática do balonismo são as grandes planícies. O balão é divido em algumas partes independentes, tais como: envelope, maçarico, cilindro, cesto. O combustível utilizado pelos balões é o propano. A ventoinha é utilizada para encher o balão com ar frio.
Basquete
Basquete
Basquete, esportes mais populares do mundo, ano de criação do basquete, regras do jogo de basquete, características do basquete, risco de lesões no basquete, gasto calórico do jogo de basquete.
Hipismo: esporte que exige dons e qualidades como nenhum outro
Hipismo
Hipismo: compreendido como arte, atividade de lazer ou esporte, o hipismo como esporte, quando surgiu o hipismo, dons e qualidades exigidos pelo hipismo, os benefícios físicos e psicológicos do hipismo.
Musculação
Musculação, é um tipo de exercício realizado, a musculação é diferente do, a musculação além de ajudar, o treinamento com pesos auxilia no, os benefícios da musculação, os resultados da musculação.
Campo de Golfe
Golfe
Golfe, esporte criado na Escócia medieval, esporte inspirado em um jogo romano, em que consiste o jogo de golfe, objetivo do jogo de golfe, regras do jogo de golfe, as duas formas de jogar golfe, origem da palavra golfe.