Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Países
  4. Agropecuária do México

Agropecuária do México

A atividade agropecuária do México é bastante desenvolvida. Na agricultura, destaca-se o milho; e na pecuária, a criação de bovinos.

Assim como a maioria dos países emergentes ou em desenvolvimento do mundo, o México possui uma economia com uma forte ligação com as atividades agropecuárias. Mesmo com a intensificação da atividade industrial ocorrida nas últimas décadas.

Nos primeiros anos do século XXI, pelo menos 20% da população economicamente ativa do país integrava a atividade primária, mais especificamente, a agropecuária. Algumas adversidades naturais, como a irregularidade do relevo e o clima árido, dificultam a expansão produtiva do setor agropecuário no México. Por isso, somente 20% das terras do país são propícias ao desenvolvimento da agricultura e da pecuária. Essas terras se encontram em uma área de formação vulcânica com solos férteis, além disso, o clima favorece essa prática, com chuvas bem distribuídas durante o ano e temperaturas amenas.

Dentre muitas culturas desenvolvidas ao longo do território mexicano, as produções que mais se destacam são: milho (principal produto), feijão, algodão e café. Na pecuária, a principal criação é de bovinos, o país conta com um rebanho de aproximadamente 30 milhões de cabeças. Grande parte, criados de forma extensiva, ou seja, os animais ficam soltos sem receber maiores cuidados em enormes áreas de pastagens nativas.

Em geral, a produção agropecuária apresentada acima tem como destino o abastecimento do mercado interno. Nesse caso, a mesma é desenvolvida em pequenas propriedades ou em fazendas coletivas, as quais desenvolvem a atividade de forma tradicional, com aplicação de técnicas rudimentares. Devido a esse fator, os índices de produtividade são baixos. A exportação de produtos agropecuários (ex. café e algodão) fica na responsabilidade de grandes propriedades rurais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Plantação de milho em La Cañada, México.
Plantação de milho em La Cañada, México.
Publicado por: Eduardo de Freitas
Assuntos relacionados
Bandeira da Colômbia
Colômbia
Clique aqui e conheça as principais características territoriais, econômicas e sociais da Colômbia!
Torre Eiffel em Paris na França
França
Você sabia que a França é o país mais visitado do mundo? Confira aqui!
Tallin, capital da Estônia
Os Países Bálticos
Características de três países localizados na península Báltica.
O modelo japonês baseou-se pelos altos índices de exportação de produtos de alta tecnologia
Modelo japonês: ascensão e crise
As características, o crescimento e o declínio do modelo japonês de gestão econômica.
Países emergentes possuem ampla mão de obra e mercado consumidor, a exemplo da China
Países emergentes
Você já ouviu falar em países emergentes? Sabe o que isso significa e quais são esses países? Clique e tire suas dúvidas sobre o tema!
As cores da bandeira mexicana foram adotadas logo após a independência do país. Elas representam a esperança, unidade e o sangue dos heróis nacionais
México
O México é o único país da América Latina que também faz parte da América do Norte. Clique aqui e saiba mais sobre esse país!
Museu de Belas Artes do México, na Cidade do México
Cultura mexicana
Conheça as principais características da cultura mexicana e entenda as origens da riqueza cultural desse país.
Caracas, capital da Venezuela.
A Venezuela
A Venezuela, República Bolivariana da Venezuela, Aspectos gerais da Venezuela, A área de ocupação da Venezuela, A localização geográfica da Venezuela, Aspecto da população da Venezuela.
Bandeira de Camarões
Camarões
Aspectos de uma nação localizada na África Central.
Helsinque, capital finlandesa
Finlândia
Nação localizada no extremo norte do continente europeu.
Bandeira da Federação dos Estados da Micronésia
Federação dos Estados da Micronésia
Aspectos de um país formado por cerca de 600 ilhas no Oceano Pacífico.