Whatsapp icon Whatsapp

Camarões

Camarões é um país da África Ocidental localizado às margens do Golfo da Guiné. Esse país africano possui uma grande diversidade em termos de geografia e de cultura.
Bandeira de Camarões
Bandeira de Camarões

Camarões é um país localizado na África. Essa nação africana foi colonizada por diversos povos europeus, com destaque para ingleses e franceses. O território camaronês é muito rico em termos culturais e geográficos. Há diversas línguas endêmicas tradicionais faladas em Camarões. O país também conta com uma elevada variedade de espécies animais e vegetais.

A economia de Camarões é muito dependente de produtos primários como o cacau e o petróleo. A população camaronesa apresenta uma das maiores taxas de crescimento demográfico do mundo. O país possui como destaque esportivo a sua seleção nacional de futebol masculino.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Leia também: Quais são os países da África?

Resumo sobre Camarões

  • A independência de Camarões ocorreu em 1961 por meio da união entre os territórios camaroneses colonizados por Inglaterra e França.

  • O território camaronês faz fronteira com Nigéria, Chade, República Centro-Africana, República do Congo, Gabão e Guiné Equatorial.

  • A população camaronesa, apesar das elevadas taxas de crescimento populacional, possui baixa expectativa de vida.

  • A economia de Camarões tem como base a produção de cacau, algodão, banana, inhame, além do petróleo.

  • A cultura de Camarões é bastante representativa dos países africanos, com forte diversidade cultural, diferentes línguas e religiões.

  • O principal título da seleção camaronesa de futebol masculino foi a medalha de ouro nas Olimpíadas de Sidney (2000).

Dados gerais sobre Camarões

  • Nome oficial: República de Camarões.

  • Gentílico: Camaronês.

  • Extensão territorial: 475.650 quilômetros quadrados.

  • Localização: África Ocidental.

  • Capital: Yaoundé.

  • Clima: Tropical.

  • Governo: República semipresidencialista.

  • Idiomas: Francês e inglês.

  • Religiões: 67% (cristianismo), 3% (ateísmo), 30% (outras).

  • População: 27.220.000 habitantes.

  • Densidade demográfica: 60 habitantes/quilômetro quadrado.

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,576 (médio).

  • Moeda: Franco CFA.

  • Produto Interno Bruto (PIB): US$ 44 bilhões de dólares.

  • PIB per capita: US$ 1.580 dólares.

  • Gini: 46%.

  • Fuso horário: UTC+1.

  • Relações exteriores: Organização das Nações Unidas (ONU); União Africana (UA).

  • Divisão administrativa: 10 províncias, sendo elas:

Adamawa

Nord

Centre

Nord-Ouest

Est

Ouest

Extrême-Nord

Sud

Littoral

Sud-Ouest

História de Camarões

O território camaronês passou por diversas possessões europeias, com destaque para a portuguesa, empreendida pelo navegador Fernando Pó. Entretanto, nunca chegou a ser de fato colonizado por Portugal, o país foi posteriormente ocupado pela Espanha e pela Alemanha.

Por sua vez, com o término da Primeira Guerra Mundial (1918), Camarões teve o seu território dividido entre Inglaterra e França. O ano de 1961, marca a união dos referidos territórios, e também, a independência oficial do país. Atualmente, Camarões é uma república multicultural da África que enfrenta diversos problemas de ordem política, econômica e social.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Etimologia de Camarões

O nome do país é uma referência ao crustáceo camarão. Esse nome foi dado pelos navegadores portugueses, pioneiros na ocupação do território, devido à presença de grandes quantidades de camarões no litoral dessa nação africana.

Geografia de Camarões

Camarões é um país da África, mais precisamente da África Ocidental, localizado às margens do Oceano Atlântico, no chamado Golfo da Guiné. O território camaronês faz fronteira com:

A geomorfologia de Camarões é caracterizada pela presença de vastas planícies litorâneas, ao longo da costa e também, de terrenos planálticos no interior do seu território. Já o clima camaronês é tipicamente tropical, com variações para o tropical semiárido no norte e o tropical equatorial no sul do país. A vegetação local é composta por florestas tropicais e formações de savana. Os principais rios de Camarões são o Sanaga e o Wouri.

Demografia de Camarões

O território de Camarões é relativamente populoso. O país possui grandes concentrações de habitantes, especialmente, ao longo da sua costa. As cidades mais populosas são Douala, Yaoundé, Bafoussam, Garoua e Maroua.

Também apresenta uma população predominantemente jovem, em razão da alta taxa de natalidade e da baixa expectativa de vida. Há também elevados indicadores de emigração, especialmente para nações mais desenvolvidas da Europa. A população camaronesa, apesar dos indicadores positivos de crescimento populacional, enfrenta condições ruins de qualidade de vida.

Leia também: Os 20 maiores países do mundo

Economia de Camarões

A economia de Camarões é extremamente dependente do setor primário. O país é considerado subdesenvolvido em termos econômicos.

O setor primário, o principal do país, é caracterizado pela produção de cacau, algodão, banana, inhame, dentre outros vegetais, além da considerável produção de petróleo. O setor secundário é concentrado em atividades de beneficiamento de diversas pequenas indústrias das áreas têxtil e alimentícia. Por sua vez, o setor terciário está relacionado, principalmente, com as atividades comerciais concentradas nas zonas urbanas do país.

Homem segurando cacau.
A produção e exportação de cacau é uma das bases da economia camaronesa.

Infraestrutura de Camarões

O Camarões é um país que possui uma infraestrutura bastante deficiente. O território local possui relativas conexões com o exterior, especialmente, por vias rodoviárias, marítimas e terrestres. O setor de transporte camaronês está vinculado fortemente às atividades econômicas do país como a exportação de petróleo.

O Camarões enfrenta diversos problemas relativos aos serviços, como insuficiente cobertura de água e luz, assim como de comunicações. No mesmo sentido, os setores de saúde e educação de Camarões carecem de qualidade, sobretudo da presença de instalações adequadas.

Governo de Camarões

O regime de governo do Camarões é o semipresidencialista. No país, há a figura do presidente, como chefe de Estado, e do Primeiro-ministro, como chefe de governo. Por sua vez, existem ainda os poderes legislativo e judiciário, que auxiliam na governança do país. A democracia camaronesa enfrenta problemas típicos dos demais países africanos, como a baixa liberdade de imprensa e a pequena participação popular.

Cultura de Camarões

A cultura de Camarões representa bastante os países africanos, com forte diversidade cultural, diferentes línguas e religiões. O país conta com muitas tribos antigas que ainda praticam atividades tradicionais e diversos ritmos musicais específicos dessa porção da África. Camarões também é conhecido pela rica culinária, com uso de produtos locais como banana e mandioca e reconhecido pela prática esportiva de futebol.

Curiosidades de Camarões

  • O principal título da seleção camaronesa de futebol masculino foi a medalha de ouro nas Olimpíadas de Sidney (2000).

  • Camarões é conhecido pela sua diversidade cultural, como por exemplo, pela presença de 280 línguas endêmicas no país.

  • A biodiversidade do território camaronês também é muito grande, o país possui uma vasta área florestal, rica em umidade.

  • O camarão, pequeno crustáceo, e a rã-golias, maior anuro do mundo, são os animais símbolos de Camarões.

Publicado por Mateus Campos

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.