Whatsapp icon Whatsapp

Venezuela

A Venezuela é uma nação localizada na América do Sul. O país possui uma das maiores reservas de petróleo do mundo e tem sua economia baseada no setor extrativista.
Bandeira da Venezuela.
Bandeira da Venezuela.

 A Venezuela é um país localizado na América do Sul. Historicamente, o território venezuelano foi explorado por colonizadores espanhóis, ao longo do processo de colonização da América Latina. A geografia local é marcada por clima e vegetação tropicais. Já economicamente o país tem uma forte base econômica primária, com destaque para a exploração de petróleo, e detém um grande potencial em termos de exploração turística. A Venezuela vivenciou, nas últimas décadas, diversas crises políticas e econômicas, que contribuíram para a deterioração da infraestrutura local e para a emigração da população.

Leia também: Crise na Venezuela — o contexto envolvido na grave crise humanitária que atinge o país

Resumo sobre a Venezuela

  • A Venezuela foi um dos principais locais de exploração da Espanha, sendo ocupada pelos exploradores liderados por Cristóvão Colombo (1451-1506).

  • Historicamente, o país vivenciou diversos governos autoritários, situação presente na atualidade e que impacta negativamente na política e na economia locais.

  • Seu território, situado na América do Sul, faz fronteira com Brasil, Colômbia e Guiana.

  • Sua população vem diminuindo nos últimos anos em razão da emigração de diversos habitantes do país.

  • Sua economia tem como base a exploração mineral, com destaque para a extração de petróleo e gás natural.

  • A grave crise política que vivencia implica a deterioração das suas infraestruturas e a piora da sua economia.

Dados gerais sobre a Venezuela

  • Nome oficial: República Bolivariana da Venezuela

  • Gentílico: venezuelano

  • Extensão territorial: 916.445 quilômetros quadrados

  • Localização: América do Sul

  • Capital: Caracas

  • Clima: tropical

  • Governo: república presidencialista

  • Idioma: espanhol

  • Religiões: 88% (cristianismo), 7% (ateísmo), 5% (outras).

  • População: 28.440.000 habitantes

  • Densidade demográfica: 31 habitantes/quilômetro quadrado

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,726 (elevado)

  • Moeda: Bolívar soberano

  • Produto Interno Bruto (PIB): US$ 482,4 bilhões

  • PIB per capita: US$ 16.055

  • Gini: 41%

  • Fuso horário: UTC–4

  • Relações exteriores: Organização das Nações Unidas (ONU)

  • Divisão administrativa: 23 estados, sendo eles:

    Amazonas

    Delta Amacuro

    Sucre

    Anzoátegui

    Falcón

    Táchira

    Apure

    Guárico

    Trujillo

    Aragua

    Lara

    Vargas

    Barinas

    Mérida

    Yaracuy

    Bolívar

    Monagas

    Zulia

    Carabobo

    Nueva Esparta

    Distrito Capital

    Cojedes

    Portuguesa

     

História da Venezuela

O território da Venezuela foi um dos principais locais de exploração da Espanha na América do Sul. Ele foi ocupado por meio das incursões de Cristóvão Colombo (1451-1506), mais precisamente em 1498, dando início ao processo de ocupação espanhola na região. Como meio de resistência à ocupação dos colonizadores, a população nativa local, encabeçada por Simon Bolívar (1783-1830), iniciou diversas rebeliões que se concretizam na independência da Venezuela, em 1811.

Desde então, mesmo com o processo de independência, aliado à autonomia política e econômica, a Venezuela passou por diversas crises históricas, marcadas pela sucessão de governos ditatoriais, pela instabilidade governamental e pela ocorrência de diversos distúrbios sociais. Nas últimas décadas, por exemplo, o país vivenciou a deterioração da sua democracia por meio da ascensão de governos autoritários, além da derrocada econômica, com o aumento exacerbado de inflação e desemprego.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Etimologia da Venezuela

O termo Venezuela é uma referência à cidade de Veneza (Itália). Os exploradores europeus que chegaram ao recortado litoral venezuelano, assim como aos diversos lagos locais, visualizaram semelhanças entre a paisagem geográfica venezuelana, marcada fortemente pela presença de pequenas casas sobre os corpos de água, e a realidade da cidade turística italiana.

Geografia da Venezuela

A Venezuela é um país localizado geograficamente na América, mais precisamente na América do Sul, e o seu território faz fronteira com Brasil, Colômbia e Guiana. Ela é banhada pelo oceano Atlântico e pelo mar do Caribe.

O relevo venezuelano é bastante diversificado, contando com formações montanhosas, como a cordilheira de Mérida; planaltos cristalinos, como o planalto das Guianas; e, ainda, extensas planícies fluviais e litorâneas.

O clima típico da Venezuela é o tropical, com pequenas variações em termos de condições locais, sendo caracterizado pelas elevadas temperaturas e recorrência de chuvas. A vegetação local é tipicamente de mata tropical, como a Floresta Amazônica.

Mapa da Venezuela

Mapa da Venezuela

Demografia da Venezuela

A Venezuela conta atualmente com cerca de 28 milhões de habitantes. O país tem níveis intermediários de população absoluta e relativa, tendo uma grande concentração populacional em torno do seu litoral e das grandes cidades, sendo os maiores centros urbanos locais em número de habitantes: Caracas, Maracaíbo, Valencia, Barquisimeto, Maracay e Ciudad Guayana.

Em termos demográficos, a grave crise política e econômica que atinge a Venezuela vem fazendo com que a população do país caia significativamente, especialmente por meio da saída de migrantes. Há um grande número de refugiados venezuelanos em países vizinhos, como Colômbia e Brasil. O país também viu a qualidade de vida da sua população diminuir bastante.

Saiba mais: Imigração de venezuelanos para o Brasil

Economia da Venezuela

A Venezuela é um país com uma economia baseada fortemente no setor primário, com destaque para a exploração mineral. A extração de petróleo e de gás natural é o principal motor da economia venezuelana. Além disso, o país destaca-se na produção de minerais como ferro, bauxita, diamante e ouro. A Venezuela também é uma importante produtora regional de alimentos, como cana-de-açúcar, milho, mandioca, cacau e café.

Por sua vez, o setor secundário da economia da Venezuela é caracterizado pela presença de indústrias de bens de consumo, como alimentícia, têxtil, celulose, tabaco, química e petrolífera. Já o setor terciário está concentrado em atividades como serviços, comércios e o setor financeiro. No entanto, ambos os setores foram duramente atingidos pela grave crise política e econômica que vem ocorrendo no país nas últimas décadas.

  • Turismo na Venezuela

O turismo, parte do setor terciário, é tradicionalmente importante na economia venezuelana. O país é um centro regional, especialmente em termos de turismo de praia, aventura e ecoturismo. As praias da Venezuela, assim como as ilhas oceânicas e os parques tropicais, são os principais atrativos turísticos do país.

Contudo, a grave crise política e econômica que atinge a Venezuela assim como a infraestrutura deficiente e o aumento da violência fizeram com que o fluxo de turistas diminuísse significativamente no país. Atualmente, o turismo, assim como outros ramos da economia, enfrenta uma grave crise em termos de retorno financeiro.

Infraestrutura da Venezuela

A Venezuela, apesar de uma sólida infraestrutura construída ao longo das últimas décadas, possui estruturas bastante deterioradas, em razão do cenário da instabilidade política e econômica que atinge o país, implicando questões como diminuição do investimento público e dificuldade de acesso ao capital estrangeiro. Os venezuelanos desfrutam atualmente de um cenário bastante precário em termos de serviços, com acesso restrito aos centros de saúde e educação, assim como cortes recorrentes de abastecimento de água e luz.

O país também vivenciou, nesses últimos anos, um aumento da violência, da vulnerabilidade social e da saída de cidadãos para outros países, especialmente devido às condições estruturais e de serviços insatisfatórias para a sua população.

 Vista aérea da cidade de Caracas, Venezuela.
A Venezuela é um dos países mais desiguais de todo o mundo.

Governo da Venezuela

A estrutura governamental da Venezuela é tradicionalmente formada por uma divisão de Cinco Poderes com base em uma república presidencialista. Porém, mesmo com a referida estrutura política, a Venezuela sofreu, nas últimas décadas, a ascensão de um governo conservador, com base no autoritarismo.

Nesse sentido, mesmo sendo considerada uma democracia, o governo atual venezuelano é marcado pela centralização de poder, pela perseguição política e pela ausência de estâncias claras de participação popular. Ademais, a corrupção no país cresceu acentualmente, assim como as relações internacionais sofreram diversos revezes, especialmente com nações democráticas.

Cultura da Venezuela

A cultura da Venezuela é marcada pela contribuição dos povos tradicionais, especialmente de origem indígena, assim como dos colonizadores espanhóis e dos imigrantes africanos. A influência dos povos caribenhos também é muito forte na cultura da Venezuela.

O país é caracterizado pela presença de várias manifestações folclóricas, danças típicas e gêneros musicais, todos amplamente marcados pelas influências dos indígenas da região. Em termos alimentares, destaca-se o consumo de frutas tropicais, peixes, além de milho, feijão e banana. No esporte, destaca-se o beisebol, o futebol e o basquetebol.

Leia também: Chile — o país que possui uma das maiores economias da América do Sul

Curiosidades da Venezuela

  • A Venezuela é conhecida mundialmente pela sua tradição em concursos de beleza, tendo conquistado diversos títulos no Miss Universo.

  • A seleção de futebol da Venezuela é uma das poucas da América do Sul que nunca disputaram uma Copa do Mundo de Futebol Masculino.

  • A salto Ángel é a cachoeira, localizada na Venezuela, mais precisamente no Parque Nacional de Canaima, considerada a mais alta do mundo.

  • A cidade de Mérida conta com um dos maiores teleféricos do mundo que liga a referida cidade ao pico Bolívar.

  • A Venezuela é o país que conta com as maiores reservas de petróleo reconhecidas entre todas as nações. 

Publicado por Mateus Campos
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

América
Clique aqui e saiba quais são os países que fazem parte da América. Conheça as características geográficas, socioculturais e econômicas desse continente.
América Latina
Veja quais são as principais características geográficas da América Latina. Leia detalhes sobre a história e a cultura dessa porção do continente americano.
América do Sul
Saiba quais são as principais características geográficas da América do Sul. Veja dados sobre a demografia, a economia e a infraestrutura dos países sul-americanos.
Crise na Venezuela
Acesse o texto para saber mais sobre a crise venezuelana. Entenda as origens da crise econômica e os detalhes da crise política do país.
Imigração de venezuelanos no Brasil
Entenda melhor a migração venezuelana para o Brasil, motivada por uma crise política e econômica que assola a Venezuela. Entenda o contexto histórico da crise e quais foram seus reflexos no Brasil, tendo em vista o intenso fluxo migratório dos venezuelanos para cá, que adentram o país passando por Roraima.
Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep)
Leia sobre as origens e motivações de criação da Opep. Entenda também suas principais políticas de controle e o relacionamento do Brasil com a organização.
video icon
Escrito"Matemática do Zero | Princípio fundamental da contagem" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Princípio fundamental da contagem
Nessa aula veremos o que é o princípio fundamental da contagem. O princípio fundamental da contagem é uma técnica para calcularmos de quantas maneiras decisões podem combinar-se. Se uma decisão pode ser tomada de n maneiras e outra decisão pode ser tomada de m maneiras, o número de maneiras que essas decisões podem ser tomadas simultaneamente é calculado pelo produto de n · m.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.