Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Continentes
  4. América
  5. Economia da América Central

Economia da América Central

O continente americano é dividido em três subcontinentes, são eles: América do Norte, Central e do Sul. Dentre todos, o menor é a América Central. Os países que integram essa porção do espaço americano têm suas economias fortemente ligadas à atividade primária, principalmente a agropecuária.

Os agricultores desenvolvem, majoritariamente, a agricultura de subsistência, praticada sem o emprego de tecnologias, ou seja, as técnicas de preparo, plantio e colheita são rudimentares e tradicionais, a força de trabalho é totalmente familiar. Essa configuração resulta em baixa produtividade.

Na América Central são desenvolvidos diversos cultivos, porém o principal destaque é para o milho - cultura milenar na região. A produção agrícola é destinada à exportação, tendo em vista que a maioria das culturas são tropicais.

A produção agrícola destinada ao abastecimento do mercado interno, geralmente é desenvolvida em grandes propriedades rurais, com um relativo emprego de tecnologias, na maioria das vezes pertencentes a empresas norte-americanas ou de outras nacionalidades. Além do milho, as culturas tropicais mais cultivadas são de café, banana, amendoim, frutas tropicais, cana-de-açúcar, algodão e cacau.

Nessa porção da América há, como na maioria dos países latinos, concentração fundiária, isto é, uma minoria da população detém grande parte das terras em suas mãos.

Os norte-americanos chamam os países da América Central, pejorativamente, de República das Bananas. Expressão que deixa explícita a dependência desses países em relação à produção agropecuária, fator que sujeita a economia a constantes instabilidades em virtude das variações dos preços dos produtos primários no mercado internacional.

As indústrias na América Central não possuem grande representatividade, as poucas que existem produzem basicamente tecidos, roupas, alimentos, além disso, são quase todas transnacionais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Mapa da América Central.
Mapa da América Central.
Publicado por: Eduardo de Freitas
Assuntos relacionados
Alguns dos líderes da América Latina
A Economia Latino Americana
A Economia Latino Americana, O que é a Economia Latino Americana, Como é a Economia Latino Americana, Como desenvolveu a Economia Latino Americana, Quais as heranças Economia Latino Americana, A Economia Latino Americana e os fatores históricos.
Manifestação por questões relacionadas à falta de emprego na França.
O desemprego na Europa
O desemprego na Europa, Como ocorre o desemprego na Europa, Quais as causas do desemprego na Europa, O desemprego estrutural na Europa, O que causa o desemprego na Europa.
Vestimentas típicas de países do Oriente Médio
Oriente Médio
Oriente Médio, Onde está localizado o Oriente Médio, Aspectos gerais do Oriente Médio, Quantos países fazem parte do Oriente Médio, O número de habitantes do Oriente Médio.
A subdivisão do continente africano
As duas Áfricas
Os contrastes dentro de um mesmo continente.
Visão noturna do Ártico.
Ártico
Ártico, Onde está localizado o Ártico, Qual é a área total ocupada pelo Ártico, Os países que detêm territórios no Ártico, As temperaturas do Ártico, A vegetação do Ártico.
Em meio ao deserto, os oásis modificam drasticamente o panorama da paisagem do Oriente Médio.
Aspectos naturais do Oriente Médio
Aspectos naturais do Oriente Médio, Aspectos do relevo do Oriente Médio, Aspectos climáticos do Oriente Médio, Aspectos da vegetação do Oriente Médio.
Taj Mahal, um dos monumentos que mais se destaca no continente asiático.
A regionalização do continente asiático
Clique aqui e conheça as características da regionalização do continente asiático!
O continente Americano
América
Seção destinada à América, com textos e informações sobre os aspectos físicos, humanos e regionais do continente americano.