Ártico

O Ártico se encontra no Círculo Polar Ártico, conhecido também de Pólo Norte, uma das áreas mais frias do planeta. O Ártico em toda sua extensão abrange cerca de 21 milhões de quilômetros quadrados, sendo que desse total 65% é composto pelo Oceano Glacial Ártico.

Os 45% restantes do território são constituídos por uma imensa quantidade de ilhas, além de partes continentais situadas no extremo norte onde se encontram áreas territoriais pertencentes aos Estados Unidos, Canadá, Noruega, Suécia, Finlândia e Rússia.

Quanto à temperatura, essa é sempre muito baixa, dessa forma o frio é constante e a média não ultrapassa os - 2º C. Diante das características climáticas predominantes durante todo o ano, o ambiente não favorece o desenvolvimento de variedades de vida, por isso o que ocorre é somente a presença de uma vegetação rala com permanência bastante curta, ou seja, durante os períodos mais quentes do ano, meses de julho e agosto que correspondem ao verão boreal.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A vegetação que ocorre nessa porção do planeta é a tundra, constituída basicamente por musgos e liquens e em determinados lugares ocasionalmente surge vegetação herbácea de pequeno porte.

O Oceano Glacial Ártico é um mar interior, suas águas permanecem praticamente o ano todo congeladas, criando uma barreira natural para o desenvolvimento da pesca e o transporte marítimo.

No Ártico é possível encontrar diversas banquisas que são enormes blocos de gelo provenientes de água salgada que possui, em média, 10 metros de espessura e 1.000 quilômetros de largura, além da presença dos icebergs, blocos de gelo formados a partir de água doce que se locomovem rumo aos oceanos Atlântico e Pacífico.

Visão noturna do Ártico.
Visão noturna do Ártico.
Publicado por: Eduardo de Freitas
Assuntos relacionados
Os polos norte e sul da Terra
Polos da Terra
Conheça os polos da Terra e saiba mais sobre a região do Ártico e o continente antártico.
Mulher portadora do vírus HIV em fase terminal, África do Sul.
África do Sul e a Aids
África do Sul e a Aids, A epidemia pode comprometer o crescimento econômico da África do Sul, Quantos são os infectados na África do Sul, número de portadores do HIV na África do Sul.
A indústria automobilística é um exemplo claro de transnacionais.
A influência das transnacionais na América Latina
A influência das transnacionais na América Latina, O que a industrialização tardia produziu nos países subdesenvolvidos, Quando ocorreu o processo de industrialização efetiva nos países da América Latina, Os incentivos concedidos pelos países subdesenvolvidos às transnacionais.
Taj Mahal, um dos monumentos que mais se destaca no continente asiático.
A regionalização do continente asiático
Clique aqui e conheça as características da regionalização do continente asiático!
Mapa da América Central.
Economia da América Central
As principais atividades econômicas desenvolvidas nesse subcontinente.
Mapa de localização do Estreito de Bering, entre o Alasca (EUA) e o território russo
Estreito de Bering
Conheça a localização e as principais características do estreito de Bering, uma área marítima que separa a Ásia e a América do Norte.