Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Continentes
  4. Ásia
  5. A regionalização do continente asiático

A regionalização do continente asiático

O continente asiático é o maior do mundo e abriga uma grande variedade de culturas, etnias, paisagens naturais e climas.

A Ásia é o maior continente do mundo, ocupa uma área de cerca de 44,4 milhões de km2. O continente abriga uma grande variedade de culturas, etnias, paisagens naturais, climas e etc. Nessa porção do planeta está concentrada grande parte da população mundial, tendo em vista que a Ásia é o continente mais populoso do mundo. Atualmente são cerca de 4 bilhões de habitantes, número que equivale a 60% da população mundial.

Isso é explicado pelo fato de que dentre os dez países mais populosos do mundo, sete são asiáticos, são eles: China, com cerca de 1,3 bilhões de habitantes; Índia, com 1,1 bilhão; Indonésia, com 237 milhões; Paquistão, com 162 milhões; Rússia, com 141 milhões; Bangladesh, com 154 milhões e Japão com 127 milhões de habitantes.

Foi no continente asiático que surgiram as primeiras grandes civilizações do mundo, das quais podemos citar: a suméria, a semita, a chinesa e a indiana. Essas civilizações estabeleceram as atividades agrícolas e também a criação de animais. Mesmo havendo mistura entre as civilizações citadas, ainda se conserva no continente uma imensa variedade étnica e cultural.

O continente asiático é regionalizado de acordo com as características físicas da natureza e a diversidade étnica. De acordo com características semelhantes entre os países, o continente é regionalizado em: Oriente Médio, Sul da Ásia, Sudeste da Ásia, Extremo Oriente e países da ex-União Soviética.

Fazem parte do Oriente Médio: Afeganistão, Arábia Saudita, Bahrein, Chipre, Egito, Emirados Árabes, Iêmen, Israel, Irã, Iraque, Jordânia, Kuwait, Líbano, Palestina, Omã, Qatar, Síria, Turquia.

Os países que constituem o Sul da Ásia são: Bangladesh, Butão, Índia, Maldivas, Nepal, Paquistão e Sri Lanka. O Sudeste da Ásia é composto por: Brunei, Camboja, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Mianmar, Cingapura, Tailândia, Timor-Leste e Vietnã.

O Extremo Oriente abrange os seguintes países: Parte da China, Japão, Coreia do Norte, Mongólia, Coreia do Sul e Taiwan. Além dos países que compunham a ex-União Soviética: Tadjiquistão, Turcomenistão, Uzbequistão, Quirguistão, Cazaquistão e Rússia asiática.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Taj Mahal, um dos monumentos que mais se destaca no continente asiático.
Taj Mahal, um dos monumentos que mais se destaca no continente asiático.
Publicado por: Eduardo de Freitas
Assuntos relacionados
Mapa da América do Sul
América do Sul
As características do subcontinente que abriga o Brasil.
Mapa da América Central.
Economia da América Central
As principais atividades econômicas desenvolvidas nesse subcontinente.
O Catar é um país árabe localizado na Ásia Ocidental.
Catar
Descubra mais a respeito do Catar, país do Oriente Médio, localizado na península arábica. Saiba também sua história, dados sobre a economia e diversas curiosidades.
Visão noturna do Ártico.
Ártico
Ártico, Onde está localizado o Ártico, Qual é a área total ocupada pelo Ártico, Os países que detêm territórios no Ártico, As temperaturas do Ártico, A vegetação do Ártico.
A atuação dos Médicos Sem Fronteiras no continente africano
Organizações Humanitárias na África
A atuação dos grupos que visam minimizar os problemas no continente africano.