Whatsapp icon Whatsapp

América

Geograficamente dividida em América do Norte, América Central e América do Sul, a América é uma das seis divisões continentais terrestres existentes ao redor do mundo.
Representação gráfica de um globo terrestre, com ênfase na América (continente americano).
A América é o segundo maior continente do mundo.

A América é um dos seis continentes do mundo. Ela é comumente dividida em América do Norte, América Central e América do Sul. A geografia da América é bastante diversificada em relação à ampla extensão latitudinal desse continente. A economia americana tem forte base primária, com destaque para as atividades de mineração e agropecuária. O território americano é relativamente populoso e possui países com diferentes graus de desenvolvimento. O Brasil, localizado na América do Sul, é um dos 35 países independentes que formam a América.

Leia também: Europa — um dos continentes mais influentes do mundo

Resumo sobre a América

  • Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

    A América é um dos seis continentes do mundo.

  • A chegada de Cristóvão Colombo (1451-1506) à porção central americana, no ano de 1492, foi o principal marco histórico da colonização da América.

  • O nome América é uma referência ao explorador italiano Américo Vespúcio (1454-1512), que atuou no processo de colonização americana.

  • A geografia da América, composta por diferentes tipos de relevo, clima e vegetação, é fruto da ampla extensão latitudinal desse continente.

  • A América é banhada pelo oceano Pacífico, ao longo da sua porção oeste, e pelo oceano Atlântico, ao longo da sua parte leste.

  • Os países mais populosos do continente americano são: Estados Unidos, Brasil, México, Colômbia, Argentina e Canadá.

  • A América destaca-se economicamente na produção mundial de bens agrícolas, como soja, milho e algodão, e, ainda, na extração de minérios, como ouro e ferro.

  • A América possui uma grande diversidade cultural, notadamente atrelada ao processo de colonização local, que contemplou aspectos das culturas indígena, africana e europeia.

Dados gerais da América

  • Gentílico: americano

  • Extensão territorial: 42.550.000 quilômetros quadrados

  • População: 902 milhões de habitantes

  • Densidade demográfica: 21 habitantes/quilômetro quadrado

  • Maior país: Canadá

  • Menor país: São Cristóvão e Névis

  • Idioma: português, espanhol, guarani, inglês, holandês, francês, aimará, quéchua e línguas indígenas diversas.

  • Subcontinentes: América do Norte, América Central e América do Sul.

  • Países: 35

Mapa da América

Mapa da América (continente americano).
Créditos: Paulo José Soares Braga | Mundo Educação

Lista de países da América

País

Capital

Localização

Canadá

Ottawa

América do Norte

Estados Unidos

Washington

América do Norte

México

Cidade do México

América do Norte

Antígua e Barbuda

Saint John's

América Central

Bahamas

Nassau

América Central

Barbados

Bridgetown

América Central

Belize

Belmopan

América Central

Costa Rica

São José

América Central

Cuba

Havana

América Central

Dominica

Roseau

América Central

El Salvador

São Salvador

América Central

Granada

Saint George's

América Central

Guatemala

Cidade da Guatemala

América Central

Haiti

Porto Príncipe

América Central

Honduras

Tegucigalpa

América Central

Jamaica

Kingston

América Central

Nicarágua

Manágua

América Central

Panamá

Cidade do Panamá

América Central

República Dominicana

Santo Domingo

América Central

Santa Lúcia

Castries

América Central

São Cristóvão e Névis

Basseterre

América Central

São Vicente e Granadinas

Kingstown

América Central

Trinidad e Tobago

Porto Espanha

América Central

Chile

Santiago

América do Sul

Argentina

Buenos Aires

América do Sul

Uruguai

Montevidéu

América do Sul

Paraguai

Assunção

América do Sul

Brasil

Brasília

América do Sul

Bolívia

La Paz

América do Sul

Peru

Lima

América do Sul

Equador

Quito

América do Sul

Colômbia

Bogotá

América do Sul

Venezuela

Caracas

América do Sul

Guiana

Georgetown

América do Sul

Suriname

Paramaribo

América do Sul

Bandeira nacional dos países da América

Bandeira nacional dos países da América.

História da América

O território americano, ao longo de toda a sua extensão latitudinal, era ocupado por diferentes povos tradicionais, inclusive sociedades muito desenvolvidas, como os incas, os maias e os astecas, que praticavam atividades voltadas para a subsistência, como a caça e a pesca.

A partir do período das Grandes Navegações, diversos países europeus lançaram incursões marítimas, visando descobrir novas possessões terrestres, para oferta de matéria-prima e mão de obra. Um marco desse momento foi a chegada de Cristóvão Colombo (1451-1506) à porção central americana, no ano de 1492, iniciando assim a colonização desse continente em larga escala, por meio da instalação de diversas colônias, com destaque para os espanhóis.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além da Espanha, países como Portugal, Países Baixos, Reino Unido e França também estabeleceram colônias na América. Tradicionalmente, essas áreas eram utilizadas para a exploração de bens naturais diversos, como minerais e vegetais, por meio do emprego de mão de obra escrava.

Ao longo da história, as antigas colônias americanas foram adquirindo sua independência em relação às potências europeias, muitas delas de forma pacífica mas também por meio de conflitos civis. O processo independentista americano, no geral, passou por algumas crises, agravadas pelo cenário social do continente, marcado pela desigualdade social desde o período colonial. Atualmente, a América é formada por 35 países independentes e cerca de 18 dependências.

Etimologia da América

O nome América é uma referência ao explorador italiano Américo Vespúcio (1454-1512), um dos principais atores no processo de colonização do continente americano no contexto histórico das Grandes Navegações.

Divisão da América

Há diversas formas de regionalização da América. A sua grande extensão latitudinal, que confere diferentes características geográficas, além da grande diversidade em termos econômicos e culturais, são critérios comumente utilizados para a divisão do continente americano. A regionalização mais empregada em relação à América, por meio de critérios geográficos, contempla três grandes regiões, sendo elas:

Importante: uma outra divisão da América, que, no geral, contempla aspectos históricos, socioeconômicos e culturais, é a América Anglo-Saxônica e a América Latina. A divisão dessas duas porções americanas não é unânime, mas, no geral, indica o grau de desenvolvimento dos países da região, além de questões culturais, como língua e religião.

Geografia da América

A América é um dos seis continentes do planeta Terra. Ela está localizada na porção oeste do planeta, no Hemisfério Ocidental, e, ainda, possui grande extensão latitudinal, com terras distribuídas entre os Hemisférios Norte e Sul.

O território americano é cortado pelas seguintes linhas imaginárias:

  • Círculo Polar Ártico;

  • Trópico de Câncer;

  • Linha do Equador;

  • Trópico de Capricórnio.

A América é banhada pelos oceanos Pacífico, na sua porção oeste, e Atlântico, na sua parte leste. Já os oceanos Glacial Ártico e Glacial Antártico estão situados ao norte e ao sul, respectivamente, da América.

O relevo da América é formado especialmente por estruturas muito antigas, como as regiões de planalto localizadas em territórios como Brasil, Estados Unidos e Canadá, e, ainda, vastas extensões de planícies, geralmente atreladas aos grandes rios e mares da região. Ao longo, especialmente, da porção ocidental desse continente, destacam-se grandes formações montanhosas de dobramentos modernos, com destaque para a cordilheira dos Andes e as montanhas Rochosas.

Avião sobrevoando a cordilheira dos Andes, a principal forma de relevo da América.
A cordilheira dos Andes é a principal forma de relevo da América.

Já a hidrografia da América é caracterizada pela elevada disponibilidade hídrica em diversos países, com destaque para a porção sul-americana, onde estão localizadas duas das principais bacias hidrográficas do continente: a bacia Amazônica e a bacia Platina. Os principais rios da América são: Mississípi, Colorado, Amazonas e Paraná. Os recursos hídricos na América enfrentam diversos impactos ambientais, como a poluição hídrica e o acentuado desmatamento.

Em relação ao clima, evidencia-se a grande diversidade climática local, que abrange diversas latitudes. A maior parte do continente americano está situada na porção tropical do planeta, com destaque para os climas equatorial e tropical, além de suas variações, como o tropical de altitude e o tropical semiárido. Já nas porções mais ao norte e ao sul do referido continente, destacam-se as variações do clima temperado e do clima polar, nas quais predominam temperaturas mais baixas.

A vegetação do continente americano está intimamente ligada com o clima, pois as zonas tropicais americanas concentram biomas do tipo equatorial a tropical, como a Amazônia e o Cerrado, além de ecossistemas endêmicos, como a Caatinga. Já nas zonas mais frias do continente, predominam os tipos vegetacionais relacionados às Florestas Temperadas, além da Estepe e da Tundra. A vegetação americana enfrenta diversos problemas ambientais, como o elevado desmatamento.

Demografia da América

A América, com cerca de 1 bilhão de habitantes, é o terceiro continente mais populoso do mundo. Os países com maiores populações absolutas desse continente são: Estados Unidos, Brasil, México, Colômbia, Argentina e Canadá. A América também possui cidades bastante populosas em nível mundial, como as seguintes metrópoles listadas:

  • São Paulo (Brasil);

  • Lima (Peru);

  • Nova York (Estados Unidos);

  • Cidade do México (México);

  • Bogotá (Colômbia);

  • Santiago (Chile);

  • Rio de Janeiro (Brasil);

  • Caracas (Venezuela).

Em termos demográficos, o continente americano é classificado, no geral, como uma zona geográfica populosa e relativamente povoada, com uma distribuição populacional de forma desigual em relação ao seu território. O cenário demográfico americano é caracterizado pela contínua diminuição da sua taxa de natalidade bem como pela expansão da expectativa de vida das suas populações. O fenômeno da imigração também é comum entre os países da região, especialmente dos mais pobres em relação aos mais desenvolvidos.

Economia da América

Vista da cidadela de Machu Picchu, no Peru, um dos principais pontos turísticos da América.
A cidadela de Machu Picchu, no Peru, é um dos principais pontos turísticos da América.

A economia da América possui, no geral, forte base primária, com destaque para a exploração de recursos naturais diversos. As duas principais atividades econômicas desse continente estão atreladas ao extrativismo e à agropecuária.

Esse continente também possui centros industriais importantes e um dinâmico mercado voltado para as atividades terciárias, ancorado no grande mercado consumidor e na disponibilidade de mão de obra.

Os principais centros industriais da América são: Estados Unidos, Canadá, México, Brasil e Argentina. O continente destaca-se na produção mundial de bens agrícolas, como soja, milho e algodão, e na extração de minérios, como ouro e ferro. A atividade turística também vem crescendo de forma acentuada, especialmente em países caribenhos. No entanto, a América se mantém como uma das regiões de maior desigualdade social do globo.

Veja também: África — um continente cuja economia é baseada essencialmente na extração mineral e vegetal

Infraestrutura da América

A América vem modernizando suas estruturas, amplamente ancoradas nas atividades primárias, com destaque para a exportação de recursos naturais. As redes de transportes e comunicações locais, como as ferrovias e os aeroportos, são pontos importantes da infraestrutura local. Ademais, os países da região avançaram em termos de oferta de serviços públicos para a sua população, como a expansão das redes de saneamento e energia.

Os países com a infraestrutura mais desenvolvida da América são Estados Unidos e Canadá, porém os centros emergentes locais, como México, Brasil e Argentina, estão expandindo suas estruturas, especialmente por meio de parcerias público-privadas, visando a uma modernização das suas economias. Problemas estruturais ainda são comuns nos países americanos, especialmente naqueles mais pobres, como os centro-americanos e os caribenhos.

Governo da América

As estruturas de governo americanas possuem lógicas bem diferentes entre si, mas, no geral, são formadas por sociedades democráticas e pluripartidárias, cujos líderes locais são escolhidos por meio da participação popular. No mesmo sentido, o continente vem avançando em termos de políticas sociais e progressistas que asseguram as liberdades individuais. Mesmo assim, há regimes ditatoriais na atualidade na América, como em Cuba e na Nicarágua.

Cultura da América

A América possui uma grande diversidade cultural, notadamente atrelada ao processo de colonização local, que contemplou aspectos das culturas indígena, africana e europeia. Há diversas manifestações culturais americanas que contemplam esses grupos culturais, como o Carnaval, uma festa realizada em diversos países desse continente. No mesmo sentido, os festivais folclóricos locais, além de diferentes manifestações religiosas, são marcos da cultural regional.

Grupo de mulheres em uma apresentação de Carnaval, no Rio de Janeiro, uma das festas mais populares da América.
O Carnaval é uma das festas mais populares da América. [1]

Em relação aos hábitos culturais da população americana, destaca-se o sincretismo religioso, o senso de comunidade e a hospitalidade de suas comunidades. Os hábitos alimentares locais estão voltados para o consumo de frutas, milho, mandioca, entre outros alimentos produzidos na região. Já no esporte, destacam-se as práticas esportivas coletivas, como o futebol e o vôlei. A América também é conhecida pelos ritmos musicais animados, como o samba e o axé.

Curiosidades sobre a América

  • A América é conhecida pela alcunha de Novo Mundo em razão da sua ocupação, que ocorreu de forma significativa a partir das Grandes Navegações.

  • O Aconcágua, que possui cerca de 6969 metros de altitude, está situado na porção argentina da cordilheira dos Andes, e é o ponto mais alto da América.

  • O Brasil é um único país da América que tem como idioma o português, uma vez que foi colonizado, principalmente, por Portugal.

  • A cidade de Ushuaia, situada na porção mais meridional da Argentina, é o centro urbano mais austral de toda a América.

  • O salto Ángel, que possui 979 metros de altura, está localizado no interior da Venezuela e é considerado a cachoeira mais alta do mundo.

Crédito de imagem

[1] Andre_MA / Shutterstock

Publicado por Mateus Campos
Assista às nossas videoaulas

Artigos de América

A dívida externa dos países da América Latina
As dívidas externas de países da América Latina, Onde são adquiridos os empréstimos, Quando os países latinos começaram a endividar, Por que os países latinos não conseguem pagar as dívidas externas.
A Economia Latino Americana
A Economia Latino Americana, O que é a Economia Latino Americana, Como é a Economia Latino Americana, Como desenvolveu a Economia Latino Americana, Quais as heranças Economia Latino Americana, A Economia Latino Americana e os fatores históricos.
A industrialização da América Latina
As principais etapas da indústria nos países de línguas latinas.
A influência das transnacionais na América Latina
A influência das transnacionais na América Latina, O que a industrialização tardia produziu nos países subdesenvolvidos, Quando ocorreu o processo de industrialização efetiva nos países da América Latina, Os incentivos concedidos pelos países subdesenvolvidos às transnacionais.
Alasca
Conheça as principais características do Alasca, estado dos Estados Unidos que é cheio de particularidades interessantes.
América Andina
Os países sul-americanos cortados pela Cordilheira dos Andes.
América Anglo-Saxônica
Clique aqui e conheça as principais características históricas, geográficas, econômicas e culturais da América Anglo-Saxônica.
América Central
América Central, características da América Central, problemas enfrentados pelos países da América Central, economia, clima, Estados Unidos da América Central.
América Desenvolvida
América Desenvolvida, O que é América Desenvolvida, Onde está localizada a América Desenvolvida, Quais são os países que fazem parte da América Desenvolvida, As características da América Desenvolvida.
América do Norte
Clique aqui e conheça as características geográficas da América do Norte, bem como os aspectos históricos e culturais dessa importante porção americana.
América do Sul
Saiba quais são as principais características geográficas da América do Sul. Veja dados sobre a demografia, a economia e a infraestrutura dos países sul-americanos.
América Latina
Veja quais são as principais características geográficas da América Latina. Leia detalhes sobre a história e a cultura dessa porção do continente americano.
América Latina:Influência Externa e Problemas de Integração
América Latina:Influência Externa e Problemas de Integração, O que é a América Latina:Influência Externa e Problemas de Integração, Como desenvolve a América Latina:Influência Externa e Problemas de Integração.
América Platina
Porção da América do Sul formada pela Argentina, Paraguai e Uruguai.
Aspectos Físicos do Continente Americano
Características físicas e naturais das três porções que compõem o continente americano.
Aspectos naturais da América Central
Aspectos naturais da América Central, Aspectos do clima da América Central, Aspectos da vegetação da América Central, Aspectos do relevo da América Central.
Economia da América Central
As principais atividades econômicas desenvolvidas nesse subcontinente.
Golfo do México
Saiba quais são as principais características do Golfo do México. Veja detalhes sobre a localização, a formação e a importância desse território geoestratégico.
Hidrografia da América do Norte
As particularidades dos rios e lagos dos países anglo-saxônicos.
Importantes civilizações das Américas
Importantes civilizações das Américas, As contribuições das Importantes civilizações das Américas, A civilização Asteca, As civilização Maia, A civilização Inca.
Muro do México
Entenda o que é o Muro do México e as razões que motivaram os Estados Unidos a erguerem essa barreira.
Narcotráfico na América do Sul
Narcotráfico na América do Sul, O que é narcotráfico, Qual o volume de dinheiro gerado pelo narcotráfico, As etapas de produção da droga, A distribuição de drogas, A lavagem de dinheiro.
O Subdesenvolvimento na América Latina
O Subdesenvolvimento na América Latina, O que é o Subdesenvolvimento na América Latina, Como ocorreu o Subdesenvolvimento na América Latina, Quais fatores históricos levaram ao Subdesenvolvimento na América Latina.
Países da América do Sul
Saiba quantos e quais são os países da América do Sul. Veja os principais dados sobre cada um deles e conheça o menor e o maior país da América do Sul.
Possessões européias na América do Sul
Possessões européias na América do Sul, Quais são as possessões européias na América do Sul, A Guiana Francesa e as Ilhas Malvinas são possessões européias.
Triângulo das Bermudas
Clique aqui, saiba quais são as principais características do Triângulo das Bermudas e conheça as lendas e os mistérios que envolvem essa região do globo.
video icon
"Matemática do Zero | Classificação de triângulos" escrito sobre fundo azul
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Classificação de triângulos
Nessa aula veremos que um triângulo pode ser classificado quanto às medidas dos lados (isósceles, equilátero e escaleno) e quanto às medidas dos ângulos (acutângulo, retângulo e obtusângulo).