América

A América é o continente com maior extensão latitudinal, com a segunda maior área e o terceiro quantitativo populacional mais numeroso.
O continente Americano
O continente Americano

A América – que também costuma ser chamada de “Américas” quando tratada em seu todo – é um continente localizado nos hemisférios norte, sul e ocidental, situando-se entre os oceanos Pacífico e Antártico. A sua área de 42.459.000 km² torna-a o segundo maior continente do mundo, ficando atrás apenas da Ásia.

É o continente com maior extensão no sentido norte-sul, sendo o único a ocupar todas as faixas climáticas do planeta, uma vez que é cortado pela Linha do Equador e também pelos dois trópicos (Câncer e Capricórnio).

Aspectos populacionais da América

Com uma população de 953,6 milhões de pessoas (2012), o continente americano é o terceiro mais habitado, depois da Ásia e da África. Em virtude do processo de colonização de seus territórios, há uma grande variedade étnica, envolvendo os inúmeros povos nativos que habitavam em tempos pré-colombianos, grupos identitários europeus e as várias etnias africanas, advindas por meio do processo de escravidão colonial.

Divisões regionais da América

Em termos de divisão regional, há várias maneiras de classificar e agrupar os países americanos. As duas formas mais utilizadas obedecem à posição geográfica e às composições etnolinguísticas.

Na primeira divisão, esse continente é dividido em América do Norte, Central e do Sul. Isso porque, na verdade, ele é formado por duas grandes massas de terras unidas por um istmo (porção continental mais estreita). Essas massas continentais são as Américas do Norte e do Sul, enquanto a pequena porção de terras e ilhas compõem a América Central.

Na segunda divisão, há uma separação entre América Anglo-Saxônica e América Latina. Essa divisão, no entanto, não se circunscreve apenas em relação ao idioma e às etnias, pois, na América do Norte, há povos que falam idiomas derivados do latim, como o Francês e o Espanhol, enquanto na América Latina existem alguns países em que o inglês é uma das línguas oficiais adotadas. E isso sem falar nas centenas de idiomas de origem nativa, como o guarani, o amairá e muitos outros. O que se pode dizer com toda a certeza é que a América Anglo-Saxônica é composta por países desenvolvidos (Canadá e Estados Unidos) e a América Latina é composta por países subdesenvolvidos e emergentes (o México, toda a América Central e a América do Sul).

Colonização e ocupação territorial

Os primeiros povos a ocupar o continente americano chegaram a esse continente há mais de 15 mil anos. Estudos estimam que eles eram grupos advindos da Ásia, através da passagem pelo Estreito de Bering, que, nesses tempos, encontrava-se congelando, possibilitando a migração por terra.

Em 1492, iniciou-se a colonização europeia com a chegada de Cristóvão Colombo. O nome “América”, inclusive, é uma homenagem a Américo Vespúcio, o primeiro a descobrir que aquelas terras se tratavam, na verdade, de um novo lugar ainda desconhecido pela civilização ocidental.

Economia da América

Economicamente, a maior parte dos países americanos é considerada periférica ou em desenvolvimento, com exceção dos Estados Unidos e do Canadá, considerados como países centrais. Em todos eles, a agricultura é bastante difundida, tornando-se o principal foco de exportações na América Latina.

Os dois mais desenvolvidos são, obviamente, as nações mais industrializadas, apesar de países como Brasil, México e Argentina também apresentarem elevados níveis de produção fabril. No entanto, nesses últimos, as principais empresas são estrangeiras, ou seja, multinacionais advindas de países ricos e que se instalam nesses locais em busca de mão de obra barata e maiores concessões tributárias e ambientais.

Há dois blocos econômicos principais: o NAFTA (Tratado Norte-Americano de livre comércio), composto por EUA, Canadá e México; e o Mercosul (Mercado Comum do Sul), tendo como membros permanentes Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela; como membros associados Bolívia, Chile, Peru, Equador e Colômbia; e como membro observador o México. Há também outros blocos, como a ALADI (Associação Latino-Americana de Integração), a ALBA (Alternativa Bolivariana para as Américas), entre outras composições minoritárias.

Aspectos Físicos

As terras compostas pelo continente americano são consideradas geologicamente antigas, apresentando composições que foram muito transformadas pelos agentes externos ou exógenos de transformação do relevo. No entanto, há também algumas formas de relevo mais recentes, geralmente posicionadas em toda a sua porção oeste banhada pelo Pacífico, como as cadeias de montanhas formadas pela Cordilheira dos Andes e pelas Montanhas Rochosas, ambas as composições formadas pelas ações do tectonismo.

Na porção leste, o relevo mais acidentado propicia uma maior predominância de planícies (como a do Amazonas, no sul, e do Mississipi, ao Norte) e de planaltos (como o Planalto do Labrador e o Planalto Central). Tais composições evidenciam as pluralidades naturais existentes na geomorfologia americana.

Em virtude de sua elevada distância latitudinal, há uma grande variedade de climas, com a presença de pelo menos dez tipos climáticos, que vão desde o Polar, no extremo norte, ao semiárido no Nordeste do Brasil e na região fronteiriça do México com os Estados Unidos. Há também climas de Montanha, Mediterrâneo, Temperados, Tropicais, Subtropicais, Equatoriais e muitos outros.

____________________

A seguir, você poderá obter maiores detalhes e informações sobre os aspectos físicos, humanos e regionais do continente americano, com textos que visam abordar de uma forma elaborada, clara e objetiva as diferentes interfaces de um espaço marcado pela pluralidade. 

Publicado por Rodolfo F. Alves Pena

Artigos de América

Os países latinos sofrem para pagar dívidas externas.
A dívida externa dos países da América Latina
As dívidas externas de países da América Latina, Onde são adquiridos os empréstimos, Quando os países latinos começaram a endividar, Por que os países latinos não conseguem pagar as dívidas externas.
Alguns dos líderes da América Latina
A Economia Latino Americana
A Economia Latino Americana, O que é a Economia Latino Americana, Como é a Economia Latino Americana, Como desenvolveu a Economia Latino Americana, Quais as heranças Economia Latino Americana, A Economia Latino Americana e os fatores históricos.
Indústria brasileira da década de 60.
A industrialização da América Latina
As principais etapas da indústria nos países de línguas latinas.
A indústria automobilística é um exemplo claro de transnacionais.
A influência das transnacionais na América Latina
A influência das transnacionais na América Latina, O que a industrialização tardia produziu nos países subdesenvolvidos, Quando ocorreu o processo de industrialização efetiva nos países da América Latina, Os incentivos concedidos pelos países subdesenvolvidos às transnacionais.
O Alasca é cheio de peculiaridades
Alasca
Conheça as principais características do Alasca, estado dos Estados Unidos que é cheio de particularidades interessantes.
Os países em destaque fazem parte da América Andina.
América Andina
Os países sul-americanos cortados pela Cordilheira dos Andes.
A América Anglo-saxônica é formada pelos Estados Unidos (Azul) e Canadá(Vermelho)
América Anglo-saxônica
Você sabe quais são os países que formam a América Anglo-saxônica? Saiba mais sobre o desenvolvimento e as principais características dessa região.
América Central
América Central
América Central, características da América Central, problemas enfrentados pelos países da América Central, economia, clima, Estados Unidos da América Central.
América Desenvolvida
América Desenvolvida, O que é América Desenvolvida, Onde está localizada a América Desenvolvida, Quais são os países que fazem parte da América Desenvolvida, As características da América Desenvolvida.
Mapa da América do Norte.
América do Norte
América do Norte, Onde está localizada a América do Norte, Quais países fazem parte da América do Norte, O número de habitantes da América do Norte, Outros territórios que fazem parte da América do Norte, Os principais países da América do Norte, As etnias que formaram a América do Norte, Aspectos gerais da natureza da América do Norte, Aspectos gerais da economia da América do Norte.
Mapa da América do Sul
América do Sul
As características do subcontinente que abriga o Brasil.
Países latino-americanos
América Latina
Clique aqui e conheça os laços históricos e culturais dos países da América Latina.
Os países que compõe a América Latina
América Latina:Influência Externa e Problemas de Integração
América Latina:Influência Externa e Problemas de Integração, O que é a América Latina:Influência Externa e Problemas de Integração, Como desenvolve a América Latina:Influência Externa e Problemas de Integração.
Países que compõem a América Platina
América Platina
Porção da América do Sul formada pela Argentina, Paraguai e Uruguai.
A maior parte do relevo do continente americano é de formação geológica antiga
Aspectos Físicos do Continente Americano
Características físicas e naturais das três porções que compõem o continente americano.
Mapa da América Central.
Aspectos naturais da América Central
Aspectos naturais da América Central, Aspectos do clima da América Central, Aspectos da vegetação da América Central, Aspectos do relevo da América Central.
Mapa da América Central.
Economia da América Central
As principais atividades econômicas desenvolvidas nesse subcontinente.
A América Anglo-Saxônica é rica em formações lacustres.
Hidrografia da América do Norte
As particularidades dos rios e lagos dos países anglo-saxônicos.
Machu Picchu, a cidade dos Incas.
Importantes civilizações das Américas
Importantes civilizações das Américas, As contribuições das Importantes civilizações das Américas, A civilização Asteca, As civilização Maia, A civilização Inca.
Vista do Muro do México entre San Diego e a cidade de Tijuana
Muro do México
Entenda o que é o Muro do México e as razões que motivaram os Estados Unidos a erguerem essa barreira.
Produto do narcotráfico.
Narcotráfico na América do Sul
Narcotráfico na América do Sul, O que é narcotráfico, Qual o volume de dinheiro gerado pelo narcotráfico, As etapas de produção da droga, A distribuição de drogas, A lavagem de dinheiro.
O Subdesenvolvimento na América Latina
O Subdesenvolvimento na América Latina, O que é o Subdesenvolvimento na América Latina, Como ocorreu o Subdesenvolvimento na América Latina, Quais fatores históricos levaram ao Subdesenvolvimento na América Latina.
Imagem de satélite das Ilhas Malvinas.
Possessões européias na América do Sul
Possessões européias na América do Sul, Quais são as possessões européias na América do Sul, A Guiana Francesa e as Ilhas Malvinas são possessões européias.
Imagem de satélite da área do Triângulo das Bermudas
Triângulo das Bermudas
Conheça o Triângulo das Bermudas e veja a explicação para os “mistérios” que envolvem essa região.
video icon
Biologia
5 vacinas que marcaram a história
Vacinas são e sempre serão uma das maiores descobertas de cientistas e pesquisadores da área da saúde. Além de diminuir a propagação de doenças e, em muitos casos, erradicá-las, elas permitiram o avanço da medicina moderna. Venha conhecer cinco delas que marcaram a história da humanidade!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Guia de Profissões
Publicidade e Propaganda
Que tal conhecer um pouco mais sobre as funções de um publicitário?
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Português
Preposições
Vamos aprender mais sobre essa classe conectiva de termos?