Joint Venture

Joint Venture é uma expressão utilizada em economia para designar a união, por um tempo limitado, entre duas empresas a fim de compartilharem ações, técnicas e tecnologia, mas sem perder as suas características individuais. Diferentemente de uma fusão comercial, no Joint Venture, as empresas envolvidas continuam independentes, mas agindo em conjunto.

Essa política é comumente adotada entre uma multinacional e uma empresa nacional, mas pode envolver quaisquer tipos de empresa ou organizações, sejam elas públicas ou privadas. Essa prática é muito difundida na China, pois quando uma multinacional deseja se instalar no país, ela obrigatoriamente precisa realizar Joint Venture com uma empresa nacional ou local, o que favorece o desenvolvimento industrial regional.

Os principais motivos da difusão de Joint Ventures pelo mundo estão nas vantagens oferecidas por esse modelo organizacional: diminuição dos riscos econômicos em investimentos em longo prazo, divisão de tarefas entre diferentes empresas visando a um mesmo objetivo, compartilhamento de estruturas e informações, dentre outras possibilidades.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Algumas empresas, indústrias ou organizações, por exemplo, realizam Joint Venture com outras companhias a fim de obter dinheiro para investir em um determinado negócio cujos resultados são alcançados em longo prazo, como a exploração de recursos naturais. Outras empresas fazem essa associação em busca de materiais ou de técnicas que possibilitem a realização ou melhoria de suas atividades.

Um exemplo clássico de Joint Venture foi a associação entre as empresas Nintendo, Gradiente e Estrela do Brasil nos anos 1990. Com o fim dessa parceira, nos anos 2000, por causa da pirataria no Brasil, ficaram nítidas as vantagens que essa união apresentava: após o término da Joint Venture, os produtos da Nintendo (videogames e jogos eletrônicos) só poderiam ser comercializados no Brasil através de importações e os games não eram mais disponibilizados em língua portuguesa, uma vez que a produção passou a ocorrer apenas na Ásia. Além disso, o valor dos produtos aumentou consideravelmente para o mercado consumidor.

Joint Venture é a colaboração associada entre duas empresas a fim de alavancarem o seu desenvolvimento e produção
Joint Venture é a colaboração associada entre duas empresas a fim de alavancarem o seu desenvolvimento e produção
Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
Assuntos relacionados
Os Novos Países Industrializados têm apresentado grande destaque no cenário econômico global
Os NIC - Novos Países Industrializados
Países que se industrializaram a partir da década de 1950.
As multinacionais expandiram-se por todo o mundo
Expansão das multinacionais
Confira o conceito de empresas multinacionais e os processos relacionados com a expensão dessas grandes companhias pelo mundo.
Área industrial de Pequim, dinamizada pela idealização das ZEEs da China
Zonas Econômicas Especiais (ZEEs) da China
Saiba o que são e como funcionam as ZEEs da China e entenda como elas foram responsáveis por incrementar o desenvolvimento industrial do país.
Consumo sustentável: reflexão no modo de consumo
Consumo sustentável
Uma proposta de mudança nos hábitos de consumo.
A renda per capita é um indicador socioeconômico
Renda per capita
Obtida por meio da divisão do Produto Nacional Bruto (PNB) pelo número total de habitantes, a renda per capita é um importante indicador socioeconômico.
A economia planificada objetiva conter as desigualdades e nivelar o padrão econômico de riqueza
Economia planificada
Definição, aspectos e características da economia planificada.