Whatsapp icon Whatsapp

Geografia Econômica

A Geografia Econômica é o campo da ciência geográfica responsável pelo estudo da distribuição dos agentes econômicos no espaço geográfico mundial.
Gráficos, cédulas, engrenagens e globo terrestre; a relação entre espaço e economia é estudada pela Geografia econômica.
A espacialização dos processos econômicos é estudada pela Geografia Econômica.

Geografia Econômica é uma área da ciência geográfica que privilegia o estudo da localização, da distribuição e da relação dos atores econômicos no espaço geográfico. Ela enfatiza o entendimento das atividades e setores econômicos por meio da espacialização dos seus processos. A importância da Geografia econômica está ligada à análise das redes e dos fluxos econômicos que ocorrem no espaço geográfico.

Ela é dividida em diferentes campos da Geografia. O Brasil, apesar de um dos principais atores econômicos mundiais, apresenta muitas desigualdades no seu espaço geográfico. No Enem, são cobrados assuntos relacionados à atualidade dos processos econômicos e ao impacto provocado pelas atividades econômicas na sociedade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Leia também: O que a Geografia física estuda?

Resumo sobre Geografia Econômica

  • Os primeiros estudos da Geografia Econômica foram destinados à localização das fontes de matérias-primas e à distribuição das indústrias.

  • A análise do espaço econômico global, por meio do entendimento da localização, da distribuição e da relação espacial das atividades econômicas, é o objeto da Geografia econômica.

  • São possíveis divisões dela: Geografia agrária, Geografia da indústria, Geografia do comércio e dos serviços e Geografia dos transportes e das comunicações.

  • São conceitos abordados por ela: economia, redes, fluxos, setor primário, setor secundário e setor terciário.

  • A Geografia econômica contribui para o melhor entendimento da localização, da distribuição e da relação entre as atividades econômicas.

  • O espaço econômico brasileiro apresentou grande modernização ao longo das últimas décadas por meio de processos como a urbanização e a industrialização.

  • A Geografia econômica, com destaque para os processos e os impactos das atividades econômicas, é recorrentemente cobrada no Enem.

O que a Geografia Econômica estuda?

A Geografia Econômica é a subárea da ciência geográfica que estuda os aspectos espaciais das atividades econômicas. Portanto, nessa subárea do conhecimento, privilegia-se a análise do espaço econômico global por meio do entendimento da localização, da distribuição e da relação espacial das atividades econômicas, como as compreendidas como os setores primário, secundário e terciário.

Ainda, são englobados nessa subárea da ciência geográfica aspectos relacionados os processos econômicos, como os fenômenos da urbanização, industrialização e globalização, além do estudo das redes de transportes e comunicações.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Subdivisões da Geografia Econômica

As subdivisões da Geografia Econômica não estão muito claras, considerando-se que um dos principais aspectos dessa subárea do conhecimento geográfico é a inter-relação entre os conceitos. Porém, para fins didáticos, comumente há a divisão da Geografia econômica conforme as suas áreas de atuação, ou seja, o espaço e o tipo de atividade econômica que está sendo analisado. Assim, as divisões mais comuns adotadas no âmbito da Geografia econômica são:

  • Geografia agrária;

  • Geografia da indústria;

  • Geografia do comércio e dos serviços;

  • Geografia dos transportes e das comunicações.

Veja também: Industrialização e urbanização — como esses processos estão interligados?

Conceitos importantes de Geografia econômica

A Geografia econômica utiliza-se de conceitos básicos e processos importantes da ciência geográfica. São conceitos comumente adotados nessa subárea do conhecimento geográfico:

  • Economia: é a ciência que estuda a localização, a distribuição e a obtenção dos bens e serviços necessários para o desenvolvimento das atividades econômicas.

  • Redes: é o conceito, no escopo da ciência geográfica, que indica os diferentes pontos do espaço geográfico que estão interligados por meio de processos em comum.

  • Fluxos: é o conceito, ligado às redes geográficas, que representa os diversos deslocamentos de pessoas, mercadorias, capitais e serviços pelo espaço geográfico mundial.

Vista panorâmica noturna de luzes nas vias de uma cidade, representando fluxos, um conceito da Geografia econômica.
As redes e os fluxos de informações, pessoas, mercadorias e capitais mundiais são analisados pela Geografia econômica.
  • Setor primário: compreende o conjunto de atividades econômicas ligadas à agricultura, à pecuária e ao extrativismo.

  • Setor secundário: compreende o conjunto de atividades econômicas atreladas às indústrias e à construção civil.

  • Setor terciário: compreende o conjunto de atividades econômicas reunidas no âmbito do comércio e dos serviços.

Qual a importância da Geografia Econômica?

A importância da Geografia Econômica está ligada à análise dessa subárea do conhecimento dos aspectos econômicos de determinada região. Nesse sentido, a Geografia Econômica contribui para o melhor entendimento da localização e da distribuição das atividades econômicas e, ainda, do deslocamento de redes e fluxos econômicos pelo espaço geográfico.

Por meio da sua análise, é possível identificar os principais atores de uma economia, analisar os pontos necessários para o aperfeiçoamento econômico de uma região e estudar medidas para potencializar o emprego e a renda em determinada sociedade. A Geografia econômica contribui também para diversas outras subáreas da ciência geográfica, como estudos da Geografia agrária e da Geografia urbana.

Geografia Econômica no Brasil

O espaço econômico brasileiro apresentou grande modernização ao longo das últimas décadas. Esse cenário foi possível mediante o aperfeiçoamento das atividades econômicas no país, como a consolidação do setor primário e a ampliação do setor terciário. Nesse contexto, destaca-se a ação de processos como a urbanização e a industrialização, contribuintes especialmente do setor secundário da economia, bem como a modernização agrícola e a globalização mundial, que influenciaram principalmente os setores primário e secundário.

Atualmente, o espaço econômico brasileiro é caracterizado pela ampla diversidade das atividades, com destaque para a prática agropecuária, no interior, e o diversificado parque industrial fabril, na porção Centro-Sul do país. O Brasil é um importante exportador mundial de bens primários, com destaque para matérias-primas, como grãos e minérios. O amplo mercado consumidor do país e sua grande população absoluta proporcionam ganhos interessantes na área do comércio e dos serviços. O país também detém um parque industrial bastante consolidado e diversificado.

Máquinas agrícolas em um grande campo de soja.
O setor econômico primário é muito desenvolvido no território brasileiro.

Contudo, as atividades econômicas brasileiras também enfrentam problemas, especialmente no seu desenvolvimento produtivo e financeiro. O Brasil possui infraestruturas de transportes e comunicações bastantes precárias. Há baixo investimento em áreas como educação, ciência e tecnologia. O Brasil também registra baixa produtividade na indústria e grande carga tributária no consumo. Esses fatores são pontos negativos que dificultam o desenvolvimento econômico do país e sua competitividade no espaço econômico global.

História da Geografia Econômica

A Geografia Econômica é um campo de estudo da Geografia que se originou por meio da análise da localização e da distribuição dos agentes econômicos no espaço geográfico. Os primeiros estudos nessa subárea do conhecimento geográfico estão ligados à localização das fontes de matérias-primas, tão importantes, especialmente para a atividade industrial.

A partir da espacialização dos fenômenos como a urbanização e a industrialização e, ainda, do crescimento da distribuição das atividades econômicas pelo espaço global, a Geografia Econômica apresentou forte crescimento em termos de estudos e publicações. Esse campo de estudo sempre esteve atrelado a outras áreas da Geografia, como a Geografia agrária e a Geografia urbana.

Nesse contexto, ao longo do aumento das relações econômicas e comerciais pelo mundo, com destaque para o predomínio da lógica do processo de globalização, os estudos da Geografia Econômica expandiram-se ainda mais, contribuindo para o entendimento atual das relações entre as atividades econômicas e o espaço geográfico.

Saiba mais: PIB do Brasil — como é calculado, índices dos estados

Temas da Geografia Econômica que mais caem no Enem

O Enem é um exame nacional brasileiro que tem como enfoque a interdisciplinaridade com base em temas da atualidade. Esses aspectos são muito utilizados na temática da Geografia Econômica, considerando que essa subárea do conhecimento envolve muitos outros campos da ciência geográfica, além de ser bastante tratada em assuntos da pauta econômica atual do Brasil e do mundo. Sendo assim, são assuntos ligados à Geografia econômica comumente cobrados no Enem:

  • o espaço econômico e a industrialização brasileira;

  • a Geografia dos transportes e das comunicações;

  • os impactos ambientais resultantes das atividades econômicas;

  • os setores primário, secundário e terciário da economia;

  • o sistema capitalista de produção e suas quatro fases;

  • os modelos produtivos globais e a Divisão Internacional do Trabalho;

  • a globalização e a fragmentação do espaço geográfico.

Exercícios resolvidos sobre Geografia Econômica

Questão 1 (Enem) A humanidade conhece, atualmente, um fenômeno espacial novo: pela primeira vez na história humana, a população urbana ultrapassa a rural no mundo. Todavia, a urbanização é diferenciada entre os continentes.

DURAND, M. F. et al. Atlas da mundialização: compreender o espaço mundial contemporâneo. São Paulo: Saraiva, 2009.

No texto, faz-se referência a um processo espacial de escala mundial. Um indicador das diferenças continentais desse processo espacial está presente em:

a) Orientação política de governos locais.

b) Composição religiosa de povos originais.

c) Tamanho desigual dos espaços ocupados.

d) Distribuição etária dos habitantes do território.

e) Grau de modernização de atividades econômicas.

Resolução: Alternativa E

A urbanização, assim como outros processos geográficos, como a industrialização, é influenciada pelo grau de desenvolvimento de uma nação. As regiões mais desenvolvidas tendem a apresentar maiores taxas de urbanização.

Questão 2 (Enem 2019) No sistema capitalista, as muitas manifestações de crise criam condições que forçam a algum tipo de racionalização. Em geral, essas crises periódicas têm o efeito de expandir a capacidade produtiva e de renovar as condições de acumulação. Podemos conceber cada crise como uma mudança do processo de acumulação para um nível novo e superior.

HARVEY, D. A produção capitalista do espaço. São Paulo: Annablume, 2005 (adaptado).

A condição para a inclusão dos trabalhadores no novo processo produtivo descrito no texto é a

a) associação sindical.

b) participação eleitoral.

c) migração internacional.

d) qualificação profissional.

e) regulamentação funcional.

Resolução: Alternativa D

A qualificação profissional é um dos principais elementos de empregabilidade na lógica capitalista global, que requer cada vez mais profissionais bem qualificados e treinados.

Publicado por Mateus Campos

Seções de Geografia Econômica

Acordos Internacionais
A atuação dos acordos internacionais numa economia globalizada.

Artigos de Geografia Econômica

A atividade pesqueira no mundo
Aspectos gerais da atividade realizada nos oceanos e mares.
A divisão do mundo de acordo com a visão eurocentrista
Pensamento que julga como principal civilização a Européia.
A robotização na produção industrial
As causas e consequências da mecanização nas indústrias.
Acordo de Associação Transpacífico (TPP)
Clique e saiba mais sobre o Acordo de Associação Transpacífico e a sua influência na política externa brasileira.
Agricultura
Clique aqui, saiba quais são as características da agricultura, conheça seus principais tipos e descubra qual é a sua importância.
Agricultura de Subsistência
Clique aqui e entenda como funciona a agricultura de subsistência!
Agricultura familiar
Clique aqui, saiba quais são as principais características da agricultura familiar e entenda o funcionamento e a importância dessa prática de produção agrícola.
Agricultura Orgânica
Clique aqui e conheça as características e o objetivo da agricultura orgânica!
Agropecuária
Clique aqui, saiba quais são as características da agropecuária e conheça os tipos, os impactos e as aplicações da agropecuária no Brasil e no mundo.
Agropecuária extensiva e intensiva
Agricultura e Agropecuária extensiva e intensiva, O que é Agropecuária extensiva, O que é Agropecuária intensiva, Quais são as diferenças entre a Agropecuária extensiva e intensiva, Os níveis tecnológicos da Agropecuária extensiva e intensiva.
Agrossistemas
Entenda o que são os agrossistemas e conheça as diferentes maneiras existentes de classificá-los.
Algumas características do capitalismo
Confira aqui o conceito e as principais características do capitalismo.
As Empresas Globais
As Empresas Globais, O que são as Empresas Globais, Qual a origem da maioria das Empresas Globais, Como atuam as Empresas Globais, Quando surgiu as Empresas Globais, Quais são os interesses das Empresas Globais.
As Etapas do Capitalismo
As Etapas do Capitalismo, Quais foram as etapas do capitalismo, O que é capitalismo, O capitalismo na Primeira Revolução Industrial, Capitalismo na Segunda Revolução Industrial, O Capitalismo na Terceira Revolução Industrial.
As megafusões no mundo globalizado
Quais são os motivos que levam as empresas a se unirem nesse mercado cada vez mais competitivo?
As redes de comunicação no mundo globalizado
As redes de comunicação exercem um importante papel no mundo globalizado. Clique aqui e entenda!
Aspectos econômicos da Nigéria
Informações sobre a economia da Nigéria, a segunda maior do continente africano.
Automação da produção industrial
O processo de automação industrial e suas consequências na economia e no mundo do trabalho.
Balança Comercial
Balança Comercial, O que é uma Balança Comercial, Balança Comercial positiva, Balança Comercial negativa, A Balança Comercial do passado, A importância de uma Balança Comercial positiva.
Bitcoin
Saiba mais sobre o Bitcoin, o “dinheiro da internet”, e entenda suas vantagens e desvantagens.
Capitalismo financeiro
Entenda o que é capitalismo financeiro, como ele surgiu e quais são as suas principais características. Veja como funciona o capitalismo financeiro no Brasil.
Capitalismo Informacional
Entenda o que é o capitalismo informacional, seus principais aspectos e efeitos sobre a sociedade e seu espaço geográfico.
Coeficiente de Gini
Aprenda como funciona o Coeficiente de Gini, um dado estatístico sobre o nível de desigualdade de renda.
Commodities
Saiba quais são os principais tipos de commodities. Entenda o funcionamento do mercado global de commodities. Veja quais são as principais commodities brasileiras.
Como sobreviver no mercado de trabalho
A difícil tarefa de manter um emprego em um mercado cada vez mais competitivo.
Consenso de Washington
Descubra o que foi o Consenso de Washington e quais suas implicações para a economia mundial.
Consumo
Consumo, O que é o Consumo, Como se desenvolve o Consumo, As diferenças de Consumo no mundo, Os tipos de Consumo, Consumo e as desigualdades sociais, O Consumo e as propagandas, Consumo desnecessário e as propagandas.
Crise econômica da Grécia
Entenda como surgiu e quais as características da crise econômica que afeta profundamente a Grécia e toda a Europa.
Crise financeira do capitalismo
Confira uma síntese explicativa da crise financeira de 2008 e entenda como ocorreu uma das mais graves convulsões do capitalismo mundial.
Desemprego
Clique e veja o conceito de desemprego, quais são as principais causas desse fenômeno social, e quais os tipos mais comuns de desemprego que existem na atualidade.
Desemprego estrutural
Clique aqui, saiba as principais características do desemprego estrutural e conheça suas causas e consequências.
Diferenças entre a era industrial e globalizada
Diferenças entre a era industrial e a globalizada, Quando iniciou a primeira Revolução Industrial, Quais países participaram da primeira Revolução Industrial.
Divisão do trabalho
Divisão do trabalho, O que é a Divisão do trabalho, Quando surgiu a Divisão do trabalho, As características da Divisão do trabalho, Divisão do trabalho e o aumento da produção, Divisão do trabalho: uma atividade social, Pontos positivos da Divisão do trabalho, Pontos negativos da Divisão do trabalho.
Divisão Internacional do Trabalho (DIT)
Divisão Internacional do Trabalho (DIT), O que é a Divisão Internacional do Trabalho (DIT), As características da Divisão Internacional do Trabalho (DIT), Quando teve início a Divisão Internacional do Trabalho (DIT), Os pontos positivos da Divisão Internacional do Trabalho (DIT), A quem interessa a Divisão Internacional do Trabalho (DIT).
Doutrina Truman
Clique aqui, saiba o que foi a Doutrina Truman, conheça seus principais objetivos e características e descubra quais foram suas consequências.
Economia de Mercado
O conceito de economia de mercado e o seu papel na economia capitalista.
Economia planificada
Saiba quais são as principais características e os aspectos estruturais da economia planificada. Veja a diferença entre economia planificada e de mercado.
Empresas multinacionais
Clique aqui e saiba quais são as principais características das empresas multinacionais. Entenda como surgiram e conheça o funcionamento dessas grandes corporações.
Empresas transnacionais
O que são empresas transnacionais e como são criadas? Saiba mais sobre essas empresas, antigamente conhecidas como "multinacionais".
Era da Informação
Uma análise sobre as características e dinâmicas principais da Era da Informação ou Era Digital.
Exportação e importação
Leia este texto e saiba a diferença entre exportação e importação, bem como a importância desses conceitos na compreensão da dinâmica da economia dos países. Descubra ainda as vantagens e as desvantagens dessas atividades comerciais. Conheça também os principais produtos exportados e importados pelo Brasil.
Extrativismo
Clique aqui, saiba quais são os principais tipos de extrativismo e entenda os efeitos do extrativismo na natureza.
Fatores locacionais da indústria
Clique aqui e conheça os principais fatores locacionais da indústria.
Fluxos da sociedade global
Conheça os fluxos da sociedade global e entenda como as redes de informações, capitais e pessoas ajudam a construir o processo de globalização.
Fluxos de mercadorias
Os fatores que impulsionam o processo de comercialização de produtos no mundo.
Fordismo
Saiba mais sobre a origem do fordismo e veja as principais características desse sistema de produção. Compare as diferenças entre fordismo, taylorismo e toyotismo.
Formação dos conglomerados internacionais
Saiba o que são os conglomerados internacionais e descubra como se formaram as maiores empresas da economia mundial.
Fundo Monetário Internacional (FMI)
Entenda quais são as funções e os objetivos do FMI. Veja a listagem dos seus países-membros e leia sobre a divisão estrutural dessa instituição.
Garimpo
Clique aqui e conheça as principais características das atividades de garimpagem. Saiba quais são as consequências do garimpo.
Industrialização
Entenda o conceito de industrialização. Veja quais foram as três fases da Revolução Industrial. Leia mais sobre o processo de industrialização do Brasil e do mundo.
Industrialização do Mundo
O conceito de industrialização, suas etapas e o seu papel nas transformações no espaço geográfico.
Industrialização e Imperialismo
Industrialização e Imperialismo, O que é Industrialização e Imperialismo, Como desenvolveu a Industrialização e Imperialismo, Como atua a Industrialização e Imperialismo no mundo atual.
Industrialização em países subdesenvolvidos
Veja as principais características do processo de industrialização em países subdesenvolvidos.
Indústrias
Clique e veja o que são e como se classificam as indústrias. Entenda quais fatores atraem sua presença nas cidades e conheça as principais indústrias do mundo.
Joint Venture
Características e princípios da associação entre empresas denominada Joint Venture.
Latifúndio
Descubra o que é latifúndio e quais as diferenças entre latifúndio e minifúndio. Saiba também as considerações do Estatuto da Terra para imóveis rurais.
Liberalismo econômico
Saiba quais são as principais características do liberalismo. Veja detalhes sobre os principais pensadores mundiais que defenderam as chamadas ideias liberais.
Livre mercado
Entenda o que é livre mercado. Veja exemplos de como funciona a lógica de produção baseada no livre mercado, as vantagens e desvantagens dessa prática.
Localização industrial
Localização industrial, Os fatores que favorecem a Localização industrial, O capital e a localização industrial, A energia e a Localização industrial, Matéria-prima e a Localização industrial, Mercado consumidor e a Localização industrial, Meio de transporte e a Localização industrial.
Mais-Valia
Mais-Valia, O que é mais-valia, Como surgiu a mais-valia, Quais são os objetivos da mais-valia, A ideologia da mais-valia, A mais-valia de acordo com Karl Marx, A mais-valia segundo David Ricardo.
Meio técnico-científico-informacional
Clique aqui e saiba quais são as principais características do meio técnico-científico-informacional. Entenda o que ele representa.
Mineração
Entenda mais sobre mineração, atividade econômica sinônimo de desenvolvimento e também de impactos ambientais negativos.
Monocultura
Entenda mais a respeito da monocultura, uma prática de cultivo agrícola de um único produto realizada, normalmente, em latifúndios. Saiba como é desenvolvida essa prática agrícola, suas consequências para o solo e para o meio ambiente, suas principais vantagens e desvantagens, além dos problemas associados a esse plantio.
Neoliberalismo
Clique aqui para entender o que é neoliberalismo, como surgiu, quais são as suas aplicações e quais as críticas possíveis sobre essa doutrina econômica.
O conceito de População Economicamente Ativa (PEA)
Entenda o conceito de População Economicamente Ativa e a aplicabilidade desse termo na conjuntura econômica e demográfica.
O que é Globalização?
Globalização é o processo de mundialização do espaço geográfico.
O que são big techs?
Você sabe o que são big techs? Clique aqui e conheça as principais características das big techs, como surgiram e quais são as maiores do mercado atual.
Os fluxos de capitais
Transações financeiras por meio do comércio de ações, títulos, moedas entre outras.
Os NIC - Novos Países Industrializados
Países que se industrializaram a partir da década de 1950.
Os problemas derivados do capitalismo
Os problemas derivados do capitalismo, O que é o capitalismo, Quando teve início o capitalismo, O capitalismo e a luta entre proletário e donos dos meios de produção, O capitalismo e a natureza, O capitalismo e as desigualdades sociais, O capitalismo e a perda de valores.
Os Tipos de Globalização
Os Tipos de Globalização, o fim do emprego, a competitividade econômica das empresas e dos países, as revoluções tecnológicas.
Países emergentes
Saiba quais são as principais características e importância dos países emergentes. Entenda também o papel dos Brics e Mist nesse grupo.
Participação feminina no mercado de trabalho
Saiba mais sobre a participação feminina no mercado de trabalho do Brasil, sua evolução e desafios.
Petrobras
Saiba mais sobre a história da Petrobras. Conheça o contexto da sua fundação e da sua relação com o governo e entenda a importância da empresa para o Brasil.
PIB – Produto Interno Bruto
Descubra o que é o PIB, como ele é calculado, a sua importância e as limitações desse índice de medição econômica.
Plano Marshall
Acesse o site e conheça mais sobre o Plano Marshall. Veja como esse plano colaborou para a reconstrução europeia e evitou o avanço da União Soviética no continente.
Primeira Revolução Industrial
Saiba quais são as principais características da Primeira Revolução Industrial. Veja detalhes sobre o início do processo de industrialização em nível planetário.
Problemas econômicos nos países subdesenvolvidos
Problemas econômicos nos países subdesenvolvidos, Quais são os principais Problemas econômicos nos países subdesenvolvidos, Quais são os fatores dos Problemas econômicos nos países subdesenvolvidos.
Produto Nacional Bruto (PNB)
Entenda o que é o Produto Nacional Bruto (PNB), como ele é calculado e qual a diferença entre PNB e PIB.
Quais são os principais países produtores de petróleo do mundo?
Veja uma lista dos principais países produtores de petróleo do mundo, e entenda qual a importância desse recurso natural no âmbito político-econômico mundial.
Reestruturação Produtiva
O conceito de reestruturação produtiva e sua relação com o Neoliberalismo e a Terceira Revolução Industrial.
Renda nacional
Você sabe o que é renda nacional? Acesse o texto e entenda como se calcula esse indicador econômico. Veja os tipos de renda existentes em uma sociedade.
Renda per capita
Obtida por meio da divisão do Produto Nacional Bruto (PNB) pelo número total de habitantes, a renda per capita é um importante indicador socioeconômico.
Renda salarial dos brasileiros
Veja como está distribuída a renda salarial dos trabalhadores brasileiros.
Revolução Técnico-Científico-Informacional
Saiba o que é e como se deu a Revolução Técnico-Científico-Informacional.
Revolução Verde
Saiba mais sobre o processo de modernização da agricultura mundial conhecido como Revolução Verde. Entenda suas vantagens, desvantagens e principais consequências.
Segunda Revolução Industrial
Saiba o que foi a Segunda Revolução Industrial e conheça suas principais invenções. Leia a respeito de suas causas, consequências e como o processo deu-se no Brasil.
Setor Primário da Economia
Compreendas as principais atividades e a relevância do setor primário da economia.
Setor secundário
Saiba mais sobre as principais características do setor secundário. Entenda a importância das atividades econômicas do setor secundário para toda a sociedade.
Setor terciário
Saiba mais sobre as principais atividades do setor terciário. Veja quais são as características desse setor muito importante para a economia do Brasil e do mundo.
Sistemas de produção
Confira os aspectos dos principais sistemas de produção: taylorismo, fordismo e toyotismo, com as suas respectivas particularidades.
Sistemas Político-Econômico
Sistemas Político-Econômico, O que são Sistemas Político-Econômico, Como ocorre os Sistemas Político-Econômico, Sistemas Político-Econômico e o capitalismo, Sistemas Político-Econômico e o socialismo.
Socialismo
Conheça um pouco mais sobre o socialismo, seu surgimento, suas vertentes, características e experiências históricas.
Socialismo e comunismo, existem diferenças?
Saiba mais sobre os termos socialismo e comunismo, bem como entenda os motivos pelos quais pode haver uma compreensão confusa sobre eles.
Taylorismo
Você sabe o que é taylorismo? Veja como esse modo de organização do sistema produtivo, criado por Frederick Taylor, revolucionou a produção industrial no mundo.
Taylorismo e Fordismo
Confira aqui os conceitos de taylorismo e fordismo e como foram criados.
Terceira Revolução Industrial
Aprenda mais sobre a Terceira Revolução Industrial. Descubra quando começou, quais foram os principais avanços desse período e o que é a Quarta Revolução.
Terciarização da economia
Atualmente, as sociedades vêm passando por um processo de terciarização da economia. Entenda o que é e o que representa esse termo!
Tipos de agricultura
Entenda melhor os tipos de agricultura, que equivalem às diferentes formas de produção agrícola, realizadas de acordo com as condições do ambiente em que serão desenvolvidas. Confira uma explicação detalhada sobre os principais tipos de agricultura, bem como suas características e produção.
Tipos de indústria
Tipos de indústria, Quais são os principais tipos de indústria, Quando e onde surgiram as primeiras indústrias, A indústria de bens de consumo, A indústria de base, A indústria de bens duráveis, A indústria de bens não duráveis.
Tipos de industrialização
Compreenda quais são e as principais características dos tipos de industrialização existentes.
Tipos de Indústrias Conforme o Nível Tecnológico
O desenvolvimento tecnológico no setor industrial.
Tipos de monopólio
Tipos de monopólio, Quais são os tipos de práticas monopolistas, Os monopólios vai contra os princípios capitalistas de livre concorrência, O que é monopólio, O que é oligopólio, O que é truste, O que é cartel, O que é holding.
Toyotismo
As características do toyotismo, os fatores relacionados à produção e as consequências da adoção desse modelo industrial.
Trabalho na Globalização
Entenda como funcionam as relações de trabalho na Globalização e as transformações causadas pela internacionalização da economia.
Trabalhos Informais
Clique e veja o que é o trabalho informal, os tipos de trabalho desenvolvidos em uma sociedade e também as vantagens e desvantagens para um trabalhador autônomo.
Turismo
O que é turismo e como ele se classifica? Clique aqui e saiba mais sobre as atividades turísticas no Brasil e no mundo. Entenda como a pandemia afetou esse setor.
União aduaneira
Entenda o que é união aduaneira e para que serve essa formação econômica. Veja exemplos de blocos econômicos que adotam esse modelo tarifário.
Volvismo
Saiba quais são as principais características do volvismo. Leia mais sobre a história desse modelo de produção que foi considerado inovador em nível mundial.
Zona do Euro
Conheça os países da União Europeia que adotam o Euro como moeda única.
Zonas Econômicas Especiais (ZEEs) da China
Saiba o que são e como funcionam as ZEEs da China e entenda como elas foram responsáveis por incrementar o desenvolvimento industrial do país.
video icon
Professora ao lado do texto"Aposto".
Português
Aposto
Aposto é o nome que se dá ao elemento sintático que se junta a outro a título de explicação ou de apreciação. Assista a esta videoaula e aprenda um pouco mais sobre o emprego e a classificação desse termo acessório da oração.