Whatsapp icon Whatsapp

Possessões européias na América do Sul

Imagem de satélite das Ilhas Malvinas.
Imagem de satélite das Ilhas Malvinas.

Apesar de vivermos em pleno século XXI, ainda existem países que detêm territórios sob seus domínios. Na América do Sul, por exemplo, há possessões européias, são elas: a Guiana Francesa, território localizado no nordeste da América do Sul e as Ilhas Malvinas, situadas no extremo sul do subcontinente, próxima ao território da Argentina.

A Guiana Francesa é um território que pertence ao governo francês, na verdade é um departamento ultramarino da França. Tal fato permite que o território em questão integre a União Européia, sendo inclusive, o único da América do Sul.

A França tem na Guiana Francesa um estratégico centro de pesquisa aeroespacial, o lugar que o abriga é denominado de Korou, nesse local são realizados lançamentos de satélites. Guiana Francesa mantém relações comerciais quase que exclusivamente com a França.

As Ilhas Malvinas são territórios britânicos ultramarinos. O espaço é povoado por pessoas de origem britânica, por isso, preferem ter ligação com a terra natal.

Na visão britânica, o território possui relevância por oferecer condições geográficas estratégicas no Atlântico sul, isso é a justificativa por manter essa região sob seus domínios. Mas isso não convence os argentinos, que há muito tempo indagam essa dominação territorial.

A contestação por parte dos argentinos veio à tona quando, em 1982, as tropas do governo ditatorial da Argentina foram enviadas para a região das Ilhas Malvinas. Essa manobra militar tinha como objetivo invadir o território, e foi o que aconteceu, a intenção da ofensiva militar era de integrar as Ilhas Malvinas ao território da Argentina. A principal justificativa dos argentinos é que o território em disputa se encontra na costa de seu país, portanto, indivisível ao mesmo e que a posse por parte dos britânicos é ilegal.

Logo após a invasão argentina, o governo britânico respondeu imediatamente, foi enviada para a região uma frota naval de grande poderio militar, que em pouco tempo de combate derrotou e expulsou as tropas argentinas. Mesmo assim os argentinos não esquecem esse fato e guardam ressentimentos quanto a isso. Atualmente, no subcontinente sul-americano existem 12 países independentes e duas possessões territoriais européias: Guiana Francesa e Ilhas Malvinas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Eduardo de Freitas

Artigos Relacionados

O papel das hidrovias nos Estados Unidos
O papel das hidrovias nos Estados Unidos, Os benefícios do transporte hidroviário nos Estados Unidos, A rede hidroviária dos Estados Unidos, Quais rios compõem a rede hidroviária dos Estados Unidos.
Os problemas derivados do capitalismo
Os problemas derivados do capitalismo, O que é o capitalismo, Quando teve início o capitalismo, O capitalismo e a luta entre proletário e donos dos meios de produção, O capitalismo e a natureza, O capitalismo e as desigualdades sociais, O capitalismo e a perda de valores.
Regionalização do mundo
Clique aqui e veja o que é regionalizar o espaço, quais características podem ser relevantes para a criação de uma região. Entenda para que serve uma região no mundo.
video icon
Escrito"Tópico frasal: o que é e como fazer?" ao lado do professor no fundo roxo.
Português
Tópico frasal: o que é e como fazer?
Muita gente quer saber: o que é tópico frasal, como fazê-lo, do que se alimenta, onde vive? Pois nesta aula o prof. Guga vai explicar, tintim por tintim, essas e outras questões!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.