Whatsapp icon Whatsapp

Regionalização do mundo

Regionalização do mundo é uma forma de melhor compreensão das particularidades do espaço. Consiste na criação de regiões com qualidades únicas que se diferenciam entre si.
Mapa-múndi destacando os continentes, um exemplo de regionalização do mundo.
Os continentes são um exemplo da regionalização do mundo.

O processo de regionalização do mundo é um conceito muito amplo e discutido na ciência geográfica. Regionalizar significa dividir o espaço geográfico, a fim de um melhor entendimento dos fenômenos físicos, sociais, políticos e naturais.

Compreende-se a ideia de diferenciação de áreas no contexto geral e de aproximação dessas áreas por meio de suas características comuns. Uma região configura-se como uma área delimitada, definida por suas características comuns, por exemplo: um bioma, o Cerrado, que é uma região do planeta Terra com semelhanças nos seus aspectos naturais. Nesse caso, considera-se o elemento natural (fitofisionomia do Cerrado) como critério para a criação de uma região.

As regionalizações mundiais são:

Todas essas regionalizações são exemplos de formas e maneiras que podemos delimitar o espaço por meio das características elegidas.

Leia também: Diferença entre Reino Unido, Grã-Bretanha e Inglaterra 

O que é regionalização do mundo?

Regionalizar o mundo é criar áreas ou lugares semelhantes no planeta Terra. As regionalizações mundiais existem para uma melhor análise das particularidades de cada lugar. Sendo assim, cria-se uma área ou uma região considerando-se alguma característica específica, como:

  • a localização espacial

  • o clima

  • o relevo

  • a vegetação

  • os aspectos sociais, políticos e econômicos

Dessa forma é possível analisar, comparar, observar e determinar todas as propriedades daquela região e, assim, entendê-la melhor, numa escala local, regional ou global.

As regionalizações mundiais são variadas, como os continentes:

Os continentes são regionalizações que abarcam as áreas de países mais próximos levando em consideração suas localizações geográficas.

Outra maneira de regionalizar o mundo, utilizada a partir da década de 1960, no contexto da Guerra Fria, foi a regionalização dos países em primeiro, segundo e terceiro mundos. Esse critério levava em consideração:

  • Primeiro mundo: países capitalistas desenvolvidos ou ricos

  • Segundo mundo: países socialistas

  • Terceiro mundo: países capitalistas subdesenvolvidos ou pobres

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Após o final da Guerra Fria, essa regionalização passou a ser ultrapassada, não mais usada a nível global, sendo outro critério considerado, pelo qual os países foram categorizados em um novo regionalismo: desenvolvidos ou subdesenvolvidos. Dessa forma, considera-se o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todas as riquezas produzidas pelo país. Essa regionalização é considerada até os dias atuais em todo o mundo.

Critérios de regionalização

Pode-se dizer que são vários os critérios utilizados para fazer-se uma regionalização, de maneira a reduzir-se o espaço geográfico e dividi-lo. Destacam-se os seguintes critérios:

  • Critérios físicos: criação de regiões unificando áreas com algum elemento físico comum, como:

- clima

- relevo

- vegetação

- hidrografia

  • Critérios socioeconômicos: baseiam-se na divisão que considera aspectos sociais, como:

- idioma

- distribuição da riqueza

- concentração de renda

- industrialização

- áreas de maior ou menor desenvolvimento

- violência

- geração de emprego

Mapa político com destaque para os 22 países de língua árabe, um exemplo de regionalização do mundo.
Mapa político com destaque para os 22 países de língua árabe – Norte da África e Oriente Médio.
  • Critérios religiosos: referem-se à criação de regiões considerando as religiões pelo mundo:

- católicos

- muçulmanos

- judeus

- protestantes

  • Critérios políticos: tipo de regionalização bastante utilizado na Guerra Fria, com a divisão do mundo, por meio de aspectos políticos ligados à ideologia e aos modos de vida capitalista e socialista, marcada pela existência do Muro de Berlim.

  • Critério geográfico: considera-se a localização espacial ou algum aspecto da geografia do lugar, como a divisão do continente americano em Américas do Norte, Central e do Sul.

Veja também: Qual a diferença entre árabes e muçulmanos?

Regionalização do Brasil: divisão administrativa e territorial
Regionalização do Brasil: divisão administrativa e territorial.

Tipos de regionalização do mundo

Existem várias formas de regionalizarmos o espaço geográfico mundial. Entender a criação de regiões é exatamente isso, eleger uma particularidade daquele território, e assim uni-lo a outros que apresentem a mesma característica.

No mundo vários exemplos de regionalizações foram criados, recriados e extintos ao longo da história, e apesar das grandes diferenças regionais, econômicas, culturais, sociais e da paisagem que existem, foi possível classificá-lo em regiões. As regionalizações mundiais mais comuns e conhecidas são:

  • Continentes: regionalização geográfica do mundo em seis continentes.

  • Paisagens naturais: considera-se os elementos naturais como vegetação, clima, relevo e demais paisagens da natureza.

  • Cultura: cria-se regiões de acordo com a cultura da população, como idioma, hábitos, religião etc.

  • Aspectos econômicos: classificação de ricos ou pobres; desenvolvidos ou subdesenvolvidos; blocos econômicos, como os BRICs, os Tigres Asiáticos, a União Européia; países ricos ou pobres etc.

Nesse sentido, pode-se citar a separação entre Ásia e Europa. Enquanto continentes, estão próximas geograficamente, porém apresentam formas de colonização, culturas e etnias que as diferenciam entre si e fizeram-nas ser separadas por um elemento natural, os Montes Urais (relevo montanhoso).

Acesse também: Demarcação de terras indígenas – garantia dos direitos territoriais dos indígenas

Exercícios resolvidos sobre regionalização do mundo

Questão 1 - (UEL) O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é elaborado considerando-se dados sobre a longevidade, PIB (Produto Interno Bruto) per capita, grau de escolaridade e poder de compra de uma população. Varia de 0 a 1, sendo que os valores mais próximos a 1 indicam melhores condições de vida. Sobre o assunto, considere as afirmativas.

I. Trata-se de um índice criado para classificar países e pode ser obtido para cada região brasileira a partir de dados sobre saúde, educação e poder de consumo.

II. Trata-se de um índice que explicita as desigualdades sociais em diferentes escalas, pois combina indicadores de desenvolvimento social.

III. Trata-se de um índice que oculta a qualidade de vida de uma população por relacionar fenômenos independentes.

IV. Trata-se de um índice que oculta diferenças interpessoais, pois resulta de cálculos obtidos a partir de médias.

Assinale a alternativa correta:

a) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.

b) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.

c) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.

d) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.

e) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.

Resolução

Alternativa E. Ambas alternativas afirmam que o IDH revela diferenças sociais em diferentes escalas e oculta as diferenças entre as pessoas, pois considera cálculos para a obtenção de resultados.

Questão 2 - Durante a Guerra Fria, a partir de 1960, o mundo foi dividido, regionalizado, considerando-se aspectos econômicos ligados ao desenvolvimento e ao regime político apresentados pelos países. A denominação correta referente a esse período é:

a) Norte (desenvolvido) e Sul (subdesenvolvido)

b) Países centrais e periféricos

c) Metrópoles e colônias

d) Países de primeiro, segundo e terceiro mundos

e) Capitalistas e socialistas

Resolução

Alternativa D. No contexto da Guerra Fria, houve a regionalização dos países em primeiro, segundo e terceiro mundos. Primeiro mundo: países capitalistas desenvolvidos ou ricos; segundo mundo: países socialistas; terceiro mundo: países capitalistas subdesenvolvidos ou pobres.

Publicado por Gustavo Henrique Mendonça
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

A geomorfologia
A geomorfologia, O que é geomorfologia, Qual é o objetivo de estudo da geomorfologia, O nome do profissional especialista em geomorfologia, A geomorfologia e a dinâmica física da superfície da Terra.
Blocos econômicos
Entenda o que é um bloco econômico e conheça os principais blocos econômicos do mundo. Veja também as vantagens e desvantagens de participar desses agrupamentos.
Classificação dos climas do Brasil
Confira a classificação dos climas do Brasil e amplie os seus conhecimentos sobre a natureza atmosférica do território nacional!
Conceito de paisagem
Entenda o conceito de paisagem e as suas aplicações, características e principais componentes.
Doutrina Truman
Clique aqui, saiba o que foi a Doutrina Truman, conheça seus principais objetivos e características e descubra quais foram suas consequências.
Espaço geográfico
Entenda o conceito de espaço geográfico e aprenda seus exemplos. Leia mais sobre os aspectos dos diferentes espaços nos níveis mundial e brasileiro.
Formas de relevo
Saiba quais são as grandes formas de relevo existentes na superfície terrestre e veja suas características. Conheça as principais formas de relevo do Brasil.
Ideologia
Entenda um pouco mais sobre o que é ideologia, quais os seus tipos, sua função e sua concepção, conforme Karl Marx, um dos maiores teóricos da sociologia.
O papel das hidrovias nos Estados Unidos
O papel das hidrovias nos Estados Unidos, Os benefícios do transporte hidroviário nos Estados Unidos, A rede hidroviária dos Estados Unidos, Quais rios compõem a rede hidroviária dos Estados Unidos.
Política dos 3R’s
Política dos 3R's: Reduzir, reutilizar e reciclar. Clique e entenda!