Whatsapp icon Whatsapp

O papel das hidrovias nos Estados Unidos

Hidrovia no rio Mississipi (EUA).
Hidrovia no rio Mississipi (EUA).
Para o bom funcionamento da globalização, é necessária a utilização de meios de comunicação e de uma eficiente rede de transportes, a qual deve possuir uma infra-estrutura que garanta agilidade e rapidez. Uma rede de transporte é constituída por: transporte rodoviário, aeroviário, marítimo, ferroviário e hidroviário.

Dentre os tipos citados, sem dúvida o que oferece os melhores benefícios no sentido de economia é o hidroviário, uma vez que o consumo de combustível é baixo em comparação ao outros meios de transportes e o preço por tonelada transportada é bastante viável economicamente.

Em todo o planeta, existem cerca de 450 mil km de rios com potencial de navegação, no entanto, somente 190 mil km são explorados como hidrovias. As mesmas são responsáveis por transportar anualmente cerca de 2.200 milhões de toneladas de cargas. Grande parte das cargas é constituída, principalmente, por carvão, petróleo, combustíveis, fertilizantes, minerais, cereais entre outros.

Dentre muitos países que usufruem desse tipo de transporte, Estados Unidos é o que mais utiliza de tal artifício; o país possui o maior fluxo hidroviário do planeta: aproximadamente 57%. As hidrovias norte-americanas totalizam 40 mil km. Os rios que possuem grande potencial de navegação são: Mississipi, Missouri, Ohio, Tennesse, Illinois e Arkansas, incluindo ainda a utilização dos lagos como vias de transportes.

Publicado por Eduardo de Freitas

Artigos Relacionados

Algumas características do capitalismo
Confira aqui o conceito e as principais características do capitalismo.
Informações Globais
Algumas características políticas, físicas e econômicas da Terra.
Quais são os principais países produtores de petróleo do mundo?
Veja uma lista dos principais países produtores de petróleo do mundo, e entenda qual a importância desse recurso natural no âmbito político-econômico mundial.
video icon
Escrito"A representação indígena na literatura brasileira" próximo à imagem de um índigena com cocar virado de costas.
Português
A representação indígena na literatura brasileira
A figura do indígena sempre esteve presente na literatura brasileira. Mas de que forma essa cultura foi representada? Quais são as implicações dessas imagens na construção do imaginário e da identidade cultural do povo brasileiro?