Whatsapp icon Whatsapp

Kamala Harris

Kamala Harris foi procuradora-geral da Califórnia, senadora e eleita vice-presidente dos Estados Unidos.
Kamala Harris foi procuradora-geral da Califórnia, senadora e eleita vice-presidente dos Estados Unidos.

Kamala Harris é uma política norte-americana que dedicou anos de sua vida à advocacia, atuando como procuradora-geral de San Francisco e da Califórnia. Ingressou na política sendo eleita para o cargo de senadora durante a gestão de Donald Trump. Candidatou-se à presidência dos Estados Unidos, mas retirou sua candidatura e foi convidada para assumir a vice-presidência de Joe Biden.

Acesse também: Origem do sistema presidencialista nos Estados Unidos

Resumo sobre Kamala Harris

  • Kamala Harris nasceu na Califórnia, em 1964.
  • É filha de pai jamaicano e mãe indiana.
  • Formou-se em Ciência Políticas, Economia e Direito na década de 1980.
  • Atuou como procuradora-geral de San Francisco e da Califórnia.
  • Ingressou na política sendo eleita senadora e vice-presidente dos Estados Unidos.

Juventude de Kamala Harris

Kamala Devi Harris nasceu em 20 de outubro de 1964, em Oakland, na Califórnia, Estados Unidos. Ela é filha de Shymala Gopalan, uma médica e pesquisadora que se dedicou aos estudos sobre o câncer de mama. Seu pai foi Donald J. Harris, jamaicano que atuava como professor na Stanford University.

Durante sua infância, Kamala Harris teve forte contato com as culturas afro-jamaicana, afro-americana e indiana. Ela frequentava igrejas cristãs assim como templos hindus. Sob influência da mãe, Harris e sua irmã, Maya, visitaram a Índia diversas vezes. Ela também viajava para a Jamaica por influência de seu pai.

Kamala Harris e sua família se mudaram para Berkeley, cidade próxima de San Francisco, e, posteriormente, ela se mudou para Montreal, no Canadá, depois que seus pais se divorciaram. Sua mãe decidiu mudar-se para o Canadá para assumir uma pesquisa em uma universidade local.

Harris concluiu seus estudos no Canadá e retornou aos Estados Unidos para estudar em Washington, a capital norte-americana. Ela se matriculou na Howard University em 1982, graduando-se em Economia e Ciências Políticas em 1986. Então retornou para a Califórnia e lá ingressou no Hastings College of the Law, da University of California. Nesse local, ela estudou Direito e formou-se em 1989.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Atuação profissional de Kamala Harris

Com essas formações, Kamala Harris deu início a sua carreira profissional. Sua primeira grande experiência nesse sentido foi na função de procuradora-geral adjunta do Condado de Alameda, na Califórnia. Ela atuava processando pessoas acusadas de crimes como assassinato, roubo, entre outros.

Manteve-se nessa função entre 1990 e 1998, e, entre 1998 e 2000, atuou em uma divisão criminal vinculada ao Escritório do Procurador de San Francisco. No ano de 2003, Harris foi eleita para a procuradoria-geral de San Francisco, o que fez dela a primeira mulher negra e com descendência indiana a assumir a função.

Como procuradora-geral, ela ficou marcada por ser rígida com o crime e os criminosos. Em 2007, conseguiu ser reeleita para o cargo, e, em 2008, anunciou que planejava candidatar-se para a procuradoria-geral da Califórnia. Essa eleição aconteceu em 2010, dela Harris saiu vitoriosa. Em 2014, foi reeleita para a procuradoria-geral da Califórnia, mas logo anunciou sua intenção de atuar na política.

Acesse também: Como é eleito o presidente dos Estados Unidos?

Atuação política de Kamala Harris

Kamala Harris tornou público, em 2015, seu plano de disputar uma vaga no Senado pelo partido em que é filiada, o Partido Democrata. O anúncio se deu por conta da aposentadoria de Barbara Boxer, senadora democrata pelo estado da Califórnia. Na disputa eleitoral, ela derrotou Loretta Sanchez, elegendo-se senadora pela Califórnia.

Sua posse no Senado norte-americano aconteceu em janeiro de 2017. Foi um evento significativo porque ela foi a segunda mulher negra a fazer parte do Senado e a primeira mulher de descendência indiana nessa ocupação. Nesse mandato, ela assumiu uma série de comitês, como o de Orçamento e Segurança Interna.

O mandato de Kamala Harris no Senado se deu durante o governo de Donald Trump, vencedor da eleição presidencial de 2016. Harris atuou como política de oposição ao governo federal de então, questionando uma série de ações tomadas por ele, sobretudo no que se referia à política de imigração.

Uma das suas principais críticas ao governo Trump abordava a política de separação de famílias imigrantes que entravam ilegalmente no país e o decreto conhecido como Muslim Ban, que proibiu que pessoas oriundas de determinados sete países entrassem nos Estados Unidos.

Kamala Harris defendeu outras posições contrárias às defendidas pela administração de Trump, tais como:

  • o controle de armas;
  • a criação de um sistema de saúde universal;
  • a reformulação da política de imigração dos Estados Unidos;
  • a taxação das grandes fortunas.

Acesse também: George W. Bush — presidente estadunidense que levou a cabo a Guerra no Iraque

Kamala Harris na vice-presidência dos Estados Unidos

A entrada e a destacada atuação de Kamala Harris na política possibilitaram que seu nome fosse cogitado para a presidência dos Estados Unidos. Ela chegou a anunciar, em 2018, a sua intenção de concorrer ao cargo, mas decidiu abandonar a disputa no ano seguinte.

Isso aconteceu porque sua candidatura se enfraqueceu nas pesquisas de opinião e a arrecadação de doações para a sua campanha se tornou lenta. O candidato que venceu as primárias no Partido Democrata acabou sendo Joe Biden, conhecido como o vice-presidente de Barack Obama entre 2009 e 2017.

Na eleição presidencial disputada em 2020, Biden e Harris procuraram evitar a reeleição do republicano Donald Trump. Foi uma disputa bastante polarizada e que resultou na vitória dos democratas. Biden e Harris venceram no Colégio Eleitoral com certa margem e obtiveram cerca de sete milhões de votos a mais. A vitória na eleição fez com que Kamala Harris se tornasse a primeira mulher negra a ocupar a posição de vice-presidência dos Estados Unidos.

Créditos da imagem

[1] Kim Wilson e Shutterstock

Publicado por Daniel Neves Silva

Artigos Relacionados

Desenvolvimento econômico e concentração de renda: a maior contradição instalada na Era Clinton.
A Era Clinton
Os acontecimentos que marcaram um dos mais famosos governos democratas dos EUA.
O Presidente dos Estados Unidos é eleito pelo voto do Colégio Eleitoral
Como é eleito o Presidente dos EUA?
Entenda como é eleito o Presidente dos Estados Unidos!
O republicano George W. Bush foi o 46º presidente dos Estados Unidos e governou por dois mandatos, de 2001 a 2008.
George W. Bush
Acesse o site e conheça mais sobre a vida e a trajetória política de George W. Bush. Veja também o impacto do 11 de setembro de 2001 nas ações do seu governo.
Nos Estados Unidos, há uma polarização entre os partidos Democrata e Republicano
Partido Republicano e Partido Democrata nos EUA
Saiba quais são as características definidoras, bem como a origem dos dois grandes partidos dos EUA, Partido Republicano e Partido Democrata.
video icon
Português
Verbos auxiliares
Verbos auxiliares constituem uma conjugação composta quando combinados com as formas nominais de um verbo principal (infinitivo, gerúndio ou particípio). Assista a esta videoaula e observe como são empregados comumente na língua portuguesa.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.