Joe Biden
Joe Biden é um político conhecido principalmente por ser o 46º presidente dos Estados Unidos. Joe Biden é natural da Pensilvânia, mas fez sua vida em Delaware. Lá ingressou na política, tendo uma longa carreira como senador e depois assumindo a presidência durante os oito anos do governo de Barack Obama.
Em 2020, Joe Biden se candidatou à presidência dos Estados Unidos pelo Partido Democrata com o objetivo de derrotar Donald Trump e impedir sua reeleição. Joe Biden saiu vencedor, elegendo-se como presidente do país. Em 2024, decidiu retirar sua candidatura à reeleição pela perda de popularidade da sua candidatura.
Leia também: Kamala Harris — uma importante advogada e política estadunidense
Resumo sobre Joe Biden
- Joe Biden é um político estadunidense de longa carreira.
- Nasceu na Pensilvânia, mas grande parte de sua vida se deu em Delaware.
- Ingressou na política na década de 1970, tornando-se senador e ocupando essa posição até 2008.
- Foi vice-presidente dos Estados Unidos durante o governo de Barack Obama.
- Foi o 46º presidente dos Estados Unidos, vencendo a eleição disputada em 2020 e tendo Kamala Harris como sua vice-presidente.
- Em 2024, decidiu retirar sua candidatura à reeleição pela perda de popularidade da sua candidatura.
Biografia de Joe Biden
Joseph Robinette Biden Junior, conhecido como Joe Biden, nasceu em Scranton, na Pensilvânia, no dia 20 de novembro de 1942. Ele é filho de Joseph Robinette Biden Senior e Catherina Eugenia Biden, sendo o filho mais velho do casal. Cresceu em uma família de ascendência irlandesa e com boa condição financeira.
A família de Biden se mudou para Mayfield, em Delaware, durante a infância de Biden. A mudança foi motivada por questões profissionais do pai de Biden, que arranjou no novo local um bom emprego como vendedor de automóveis. Biden estudou em escolas locais de Delaware e ingressou na Universidade de Delaware, graduando-se em História e Ciência Política em 1965.
A formação de Joe Biden também passou pelo curso de Direito, realizado por ele na Universidade de Syracuse e finalizado em 1968. Depois de finalizar o seu curso em Direito, Joe Biden conseguiu ingressar na ordem de advogados de Delaware. Nesse período, ele chegou a ser convocado para lutar no Vietnã, sendo dispensado por conta do seu curso de Direito e por sofrer de asma.
Carreira política de Joe Biden
Depois de se graduar em Direito, Joe Biden atuou durante um período como advogado e como defensor público. Ele chegou a ter o próprio escritório de advocacia, mas a experiência não lhe agradou muito, fazendo com que Biden decidisse ingressar na política estadunidense no começo da década de 1970.
Joe Biden era filiado ao Partido Democrata e sua primeira função na política foi no Conselho Municipal de Castle County. Ele foi eleito para essa função, permanecendo no cargo de 1970 a 1972.
→ Joe Biden no Senado dos Estados Unidos
Em seguida, Joe Biden concorreu ao Senado, sendo eleito pelo estado de Delaware. A campanha política de Biden trazia propostas em defesa do meio ambiente, a saída estadunidense do conflito no Vietnã, além de melhorias no sistema de saúde dos Estados Unidos. Sua eleição fez de Joe Biden um dos senadores mais jovens de seu país.
A ida de Joe Biden ao Senado o transformou em um dos políticos mais tradicionais da política estadunidense. Ele atuou na defesa dos direitos do consumidor e no combate à violência contra as mulheres, por exemplo. Biden atuou, por um longo período, na Comissão Judiciária do Senado, que nomeia juízes para cargos no Judiciário.
Biden também chegou a atuar no Comitê de Relações Exteriores, atuando diretamente na agenda diplomática dos Estados Unidos. Enquanto senador estadunidense, Biden apoiou a invasão do Afeganistão e do Iraque, mas anos depois revisou sua opinião, admitindo ter sido um erro apoiar o conflito.
→ Joe Biden na campanha presidencial dos Estados Unidos de 2008
Joe Biden foi continuamente eleito senador nos Estados Unidos até 2008. Na campanha pela presidência de 2008, demonstrou seu interesse em se tornar presidente dos Estados Unidos. Era a segunda vez que Joe Biden demonstrava interesse em assumir a presidência (a primeira havia sido em 1988). Biden retirou sua candidatura porque haviam outros candidatos democratas mais populares.
As primárias democratas estabelecerem que Barack Obama seria o candidato à presidência pelo partido Democrata. Uma negociação interna fez com que Joe Biden fosse convidado a ser o candidato a vice-presidente da candidatura de Obama. A campanha foi um sucesso, com ambos sendo eleitos.
→ Joe Biden como vice-presidente dos Estados Unidos
Joe Biden foi vice-presidente dos Estados Unidos durante os dois mandatos de Barack Obama, sendo o 47º vice-presidente do país. Ele assumiu assuntos relacionados à política externa estadunidense, principalmente sobre o status das tropas estadunidenses que lutavam no Iraque. Foi também responsável pelo Recovery Act.
Esse foi o programa criado pelo governo Obama para estabelecer a reconstrução da economia estadunidense após a crise econômica de 2008. Joe Biden ainda atuou no Obamacare, a reforma do sistema de saúde dos Estados Unidos que foi aprovado no governo de Obama. Além disso, Biden foi encarregado de liderar um programa contra a violência por armas de fogo.
Foi cogitada a possibilidade de que Joe Biden se candidatasse à presidência dos Estados Unidos, mas a ideia não avançou porque Hillary Clinton possuía uma candidatura mais popular. Hillary foi escolhida como a candidata democrata para a eleição de 2016, sendo derrotada por Donald Trump.
→ Joe Biden na campanha presidencial dos Estados Unidos de 2020
À medida que se aproximou a campanha eleitoral para a presidência em 2020, o nome de Joe Biden surgiu como forte alternativa para se candidatar pelo Partido Democrata. O objetivo era impedir que o republicano Donald Trump conseguisse se reeleger. A formalização da candidatura de Joe Biden aconteceu em abril de 2019.
Biden disputou as primárias do Partido Democrata, superando seus concorrentes Bernie Sanders e Elizabeth Warren. Em agosto de 2020, o Partido Democrata oficializou que seu candidato seria Joe Biden, e no mês seguinte as negociações conduzidas internamente determinaram que Kamala Harris, senadora pela Califórnia, seria a candidata a vice-presidente.
A campanha da eleição presidencial de 2020 foi bastante acirrada, e Joe Biden derrotou Donald Trump com mais de 81 milhões de votos, enquanto Donald Trump obteve mais de 74 milhões de votos. A eleição presidencial nos Estados Unidos, por sua vez, não é determinada pelo total de votos, mas pela quantidade de delegados conquistados no Colégio Eleitoral.
No Colégio Eleitoral, Joe Biden conquistou 306 delegados, enquanto Donald Trump conquistou 232. Assim, Joe Biden foi eleito como o 46º presidente dos Estados Unidos, assumindo seu cargo em 20 de janeiro de 2021.
Acesse também: Como ocorrem as eleições nos Estados Unidos?
Joe Biden na presidência dos Estados Unidos
A posse de Joe Biden foi bastante tumultuada, porque Donald Trump se recusou a aceitar a derrota nas eleições, inclusive conspirando uma tentativa de golpe, que fracassou. Joe Biden assumiu a presidência com 76 anos de idade, tornando-se o presidente mais velho a tomar posse como presidente dos Estados Unidos. Ele também foi o 46º presidente dos Estados Unidos.
Uma das medidas de maior impacto tomadas por Joe Biden foi a decisão de anunciar a retirada das tropas estadunidenses do Afeganistão após duas décadas de ocupação. A medida abriu espaço para que o Talibã retomasse o poder do Afeganistão, e muitas críticas foram realizadas a Biden por essa medida.
Na política econômica, o governo de Biden ficou marcado por uma alta inflacionária inicial, que foi sendo controlada ao longo de seu governo. Além disso, os Estados Unidos conseguiram um crescimento econômico expressivo e teve uma taxa de desemprego baixa. Outro grande desafio do governo Biden foi o de enfrentar o crescimento econômico chinês e a encerrar a dependência que o país possuía da economia chinesa em determinadas áreas.
O governo de Joe Biden sofreu enormes críticas internas e na comunidade internacional por financiar o governo ucraniano depois que o país foi invadido pela Rússia. O apoio financeiro fez com que os Estados Unidos enviassem bilhões de dólares a Ucrânia. Além disso, o apoio irrestrito de Joe Biden ao governo de Israel é considerado um erro. Isso porque Israel é acusado na comunidade internacional de promover um genocídio em Gaza.
Quais são as posições políticas de Joe Biden?
Joe Biden é considerado um político democrata com tendências moderadas. De maneira geral, é considerado um político liberal, defendendo algumas posições como:
- ampliação do investimento no transporte público;
- casamento entre pessoas do mesmo sexo;
- controle das armas de fogo;
- combate às mudanças climáticas, etc.
Biden chegou a investir pesado em seu governo para reduzir as consequências das mudanças climáticas e estabeleceu medidas para conter o acesso às armas de fogo em seu governo.
Joe Biden na campanha presidencial de 2024
Em abril de 2023, Joe Biden anunciou que se candidataria à reeleição dos Estados Unidos, novamente tendo Kamala Harris como sua candidata a vice-presidente. As primárias do Partido Republicano determinaram que Biden, mais uma vez, concorreria contra Donald Trump. O ano de 2024, no entanto, marcou uma reviravolta grande na campanha de Biden.
Joe Biden foi perdendo apoio de maneira significativa no interior do Partido Democrata. Além disso, um desempenho ruim de Biden em um debate contra Trump fez com que o eleitorado democrata levantasse sérias dúvidas sobre a candidatura do então presidente. Muitos alegaram que Biden não tinha mais aptidão para ocupar a presidência e sugeriram sua saída da campanha.
A pressão sobre Joe Biden e o risco de que sua campanha impopular prejudicasse as possibilidades dos democratas na eleição fizeram com que ele retirasse sua candidatura à presidência dos Estados Unidos. Por fim, Joe Biden desistiu de disputar a reeleição e Kamala Harris foi escolhida como a candidata à presidência dos Estados Unidos pelos democratas.
Crédito de imagem
[1] Maxim Elramsisy / Shutterstock
Fontes
BIOGRAPHY. Joe Biden. Disponível em: https://www.biography.com/political-figures/joe-biden.
BBC BRASIL. Impeachment contra Biden: 3 razões pelas quais inquérito não deve derrubar presidente dos EUA. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/clwx75y4w3qo.
LEVINGSTON, Steven. Joe Biden: life before presidency. Disponível em: https://millercenter.org/joe-biden-life-presidency.
NATIONAL GEOGRAPHIC. Joe Biden. Disponível em: https://kids.nationalgeographic.com/history/article/joe-biden.
REDAÇÃO. ‘Bidenomics’: Entenda as ações de Joe Biden que estão fazendo a economia dos EUA crescer. Disponível em: https://cultura.uol.com.br/economia/noticias/2023/09/14/300_bidenomics-entenda-as-acoes-de-joe-biden-que-esta-fazendo-a-economia-dos-eua-crescer.html.
REDAÇÃO. Biden anuncia novas medidas para controle de armas de fogo nos EUA. Disponível em: https://exame.com/mundo/biden-anuncia-novas-medidas-para-controle-de-armas-de-fogo-nos-eua/.
REDAÇÃO. Biden desiste da candidatura a presidente dos EUA e anuncia apoio a Kamala Harris. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2024/07/21/biden-presidencia.ghtml.
WHITE HOUSE. Joe Biden. Disponível em: https://www.whitehouse.gov/administration/president-biden/.