Whatsapp icon Whatsapp

Revolta de Filipe dos Santos

Casas de Fundição, centro de tributação da colonização portuguesa.
Casas de Fundição, centro de tributação da colonização portuguesa.
A riqueza gerada pela exploração das atividades mineradoras, durante o período colonial, não só inaugurou uma nova fase da história econômica do Brasil, como também promoveu uma radicalização dos instrumentos de controle e fiscalização da administração portuguesa. Em 1719, as chamadas Casas de Fundição foram criadas com o intuito de arrecadarem impostos sobre o ouro e combater o comércio ilegal.

Além de buscar maior margem de lucros na exploração mineradora, Portugal também obtinha grandes remessas financeiras pelo monopólio comercial estabelecido pelo Pacto Colonial. Esse monopólio obrigava os colonos a comprarem os produtos fornecidos pela metrópole, ao preço imposto por Portugal. Dessa maneira, a fiscalização metropolitana e os altos valores cobrados pelos produtos vindos de Portugal geraram a inconformidade dos colonos frente a essa situação.

A tensão entre os mineradores e a administração portuguesa chegou ao extremo quando, em 1720, uma multidão de cerca de 2000 pessoas, oriundas de Vila Rica, arrombou a casa do Ouvidor-Mor e seguiram até Vila do Carmo (atual cidade Mariana) para exigir do Governador, o Conde de Assumar, o fim das Casas de Fundição e a diminuição das taxas comerciais. Ao receber os revoltosos, o Conde de Assumar prometeu atender todas as exigências feitas.

Porém, essa promessa foi uma simples manobra para ganhar tempo. Em 14 de julho daquele mesmo ano, tropas portuguesas foram reunidas com o intuito de reprimir os participantes daquele movimento. Vários mineiros foram presos, entre eles, Felipe dos Santos, que foi condenado à morte. Depois de conter a revolta, o governo português resolveu desmembrar a região de Minas Gerais da capitania de São Paulo, com o objetivo de aumentar o controle sob a região.


Por Rainer Sousa
Mestre em História
Publicado por Rainer Gonçalves Sousa

Artigos Relacionados

Aclamação de Amador Bueno: a primeira das revoltas nativistas
Aclamação de Amador Bueno
Aclamação de Amador Bueno, bandeirantismo, União Ibérica, Revoltas Nativistas, 1641, escravização indígena, domínio espanhol, revoltas coloniais, comercialização de escravos.
Pintura anônima do século XVIII, representando a Guerra dos Emboabas
Guerra dos Emboabas
Veja quais foram as causas da Guerra dos Emboabas. Conheça mais a respeito do desenvolvimento do conflito e de suas consequências para o Brasil Colônia.
Guerra dos Mascates
Acesse o site e conheça mais sobre a Guerra dos Mascates. Acompanhe o desenrolar desse conflito e as consequências para a Capitania de Pernambuco e sua economia.
Revolta de Beckman
Entenda o que foi a Revolta de Beckman. Veja os detalhes sobre a situação do Maranhão no século XVII. Conheça as causas da revolta e saiba como foi o seu desfecho.
video icon
Matemática
Divisão de números complexos na forma algébrica
Nesta videoaula veremos como fazer a divisão de números complexos na forma algébrica. Para isso, veremos antes o que é o conjugado de um número complexo.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Química
Cinética química
Se ainda tem dúvidas quanto a velocidade das reações, essa videoaula é para você!
video icon
videoaula brasil escola
Português
Redação
Entenda como realizar argumento por causa e consequência com a nossa aula.
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!