Whatsapp icon Whatsapp

Hinamatsuri

Imperatriz e Imperador na primeira plataforma.
Imperatriz e Imperador na primeira plataforma.
O hinamatsuri é uma festa japonesa dedicada às meninas, que pode ser chamada de Dia das Meninas ou ainda Dia das Bonecas que se originou no Período Edo. A festividade consiste em expor bonecas sobre plataformas com panos vermelhos. As bonecas seguem um padrão para serem expostas:

Na primeira plataforma são colocados os bonecos representantes do Imperador e Imperatriz. Na segunda plataforma são colocadas as três senhoras da corte. Na terceira plataforma são colocados cinco músicos com seus respectivos instrumentos. Nas demais plataformas são colocadas carruagens, mobílias e outras miniaturas, além dos dois ministros na quinta plataforma.

As plataformas devem ser montadas aproximadamente na segunda quinzena de fevereiro e desmontadas até o dia 04 de março. Tais datas se ultrapassadas podem interferir na vida da menina, atrapalhando-a a casar.

O hinamatsuri é comemorado dia 03 de março, utilizando a música Ureshii Hinamatsuri (Dia das bonecas feliz) para alegrar o ambiente. Diz a história que a festa das meninas é importante para que elas cresçam saudáveis, prósperas e felizes.
Publicado por Gabriela Cabral

Artigos Relacionados

Bonsai
Bonsai, forma de arte, arte utilizada para reproduzir árvores em miniatura, significado da palavra bonsai, cultivo do bonsai, diversos tamanhos em que podem ser encontrados, tipos básicos de bonsais.
Kimono
Kimono, o que é kimono, Japão, roupa japonesa, trajes japoneses, cultura do Japão, cultura japonesa, Fashion Kimono, japonês.
Samurai
Cultura nipônica, samurais, Japão Feudal, bushido, katana, harakiri, seppuku, esgrima, arco e flecha, ronin, honra dos samurais, senhores feudais, governadores provinciais, classe guerreira.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Semelhança de Triângulos" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Semelhança de Triângulos
Nessa aula veremos que para dois triângulos serem semelhantes é necessário que os ângulos correspondentes sejam congruentes e os lados homólogos proporcionais. Para isso, basta analisar os seguintes casos de semelhança de triângulos: AA (Ângulo, Ângulo), LLL (Lado, Lado, Lado) e LAL(Lado, Ângulo, Lado).