Whatsapp icon Whatsapp

Kimono

Um exemplo de kimono
Um exemplo de kimono
Popularmente, a palavra “kimono” é usada para se referir a mais tradicional roupa usada no Japão. Entretanto, a mesma possui um sentido mais amplo, significando o conjunto de peças que formam o típico visual japonês.

A explicação para isso é a de que no século XVI, os ocidentais desembarcaram no Japão e perguntaram aos nativos, por meio de gestos, o que eles estavam vestindo, no sentido de saber a peça de roupa em questão. Os japoneses disseram que estavam “vestindo roupa” (kimono), no sentido geral. Assim, os mesmos pensaram que aquela peça de roupa se chamava kimono.

Os trajes japoneses evoluíram ao longo de milhares de anos. Na Antigüidade, suas roupas foram bastante influenciadas pela civilização chinesa. Nas eras Heian (794-1185) e Kamakura (1185-1333), os trajes passaram por diversas transformações bastantes características. A partir da Restauração Meiji (1868), o vestuário japonês começou a ser influenciado pelo mundo ocidental, assim, o uso do kimono foi lentamente substituído.

Existem muitos tipos de kimonos, cada um com suas próprias características. Suas classificações são complexas; os mesmos são usados conforme a ocasião, seguindo uma espécie de hierarquia. Os principais tipos de kimonos são: Kurotomesode, Irotomesode, Furisode, Houmongi, Tsukesage, Iromuji, Komon, Tomesode e Yukata.

Atualmente, existe uma tendência bastante forte no Japão: o Fashion Kimono, que consiste na adaptação dos tradicionais trajes para uma concepção mais informal e moderna; tudo com o fim de agradar ao público jovem.
Publicado por Tiago Dantas

Artigos Relacionados

A arte de escrever dos japoneses
a arte da escrita japonesa, alfabeto japonês, como é o alfabeto do Japão, Hiragana, Katakana, Kanji, características do Hiragana, o que é o Hiragana, características do Katakana, o que é o Katakana, características do Kanji, o que é o Kanji, silabário japonês.
Genji Monogatari
Genji Monogatari, Japão, cultura japonesa, romance, literatura japonesa, Hikaru Genji, imperador, Murasaki Shikibu.
As gueixas estão sempre bem arrumadas e dispostas.
Gueixa
Gueixa, o que são gueixas, a confusão entre gueixa e prostitutas, onde vivem as gueixas, o trabalho das gueixas, a diferença entre gueixas e mulheres comuns, como uma gueixa deve sempre est
Imperatriz e Imperador na primeira plataforma.
Hinamatsuri
Dia das meninas, origem do dia das meninas, a exposição das bonecas, como deve ser feita a exposição de bonecas, quando as plataformas devem ser montadas e desmontadas, o dia do hinamatsuri.
Kabuki
Kabuki
Kabuki, o que é o kabuki, Japão, cultura japonesa, teatro japonês, artes, artes do Japão, arte de cantar e dançar.
Os samurais: uma classe guerreira surgida no Japão Medieval.
Samurai
Cultura nipônica, samurais, Japão Feudal, bushido, katana, harakiri, seppuku, esgrima, arco e flecha, ronin, honra dos samurais, senhores feudais, governadores provinciais, classe guerreira.
video icon
Português
Pré-Enem | Vocabulário da proposta de intervenção
O Pré-Enem é o intensivo preparatório do Brasil Escola para o Enem. Nele nós separamos os principais temas que devem ser estudados a menos de três meses do exame. Nesta transmissão você assistirá à aula sobre o vocabulário da proposta de intervenção como elemento para fazer boas conclusões com o professor Guga Valente!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Matemática
Área da esfera
Clique para aprender a calcular a área da esfera.
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Estrangeirismo
Nessa videoaula você entende sobre o estrangeirismo na música "Samba do Approach."
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!