Whatsapp icon Whatsapp

A origem do sabão

Sabão: como ele surgiu?
Sabão: como ele surgiu?
O processo para se obter o sabão é uma das mais antigas reações químicas. Suspeita-se que sua origem foi a partir da prática de se ferver gordura animal contaminada com cinzas, uma espécie de coalho se forma durante o processo, esta seria uma das descobertas mais importantes da história.

Por volta do ano de 23-79 d.C, o historiador romano Plínio, o Velho, deixou registrado o método de obtenção do sabão duro e mole, e a partir do século XIII iniciou-se a fabricação em larga escala.

Só alguns anos mais tarde, através do químico francês Michel-Eugène Chevreul (1786-1889), foi possível constatar que a formação do sabão se dava em virtude de uma reação química.

O sabão já teve outras utilizações além da limpeza, os Romanos o usavam numa mistura com emplastros para tratar queimaduras e ferimentos. Nessa época, somente pessoas a serem homenageadas podiam se banhar com sabão.

Agora uma pergunta bem interessante: qual veio primeiro, o sabão ou a prática de lavar roupa? Em tempos remotos, a lavagem de roupas era feita de modo bem diferente. Hoje temos acesso a detergentes, amaciantes, alvejantes etc., há muitos anos não existia nada disso e a saída era usar de artifícios nada convencionais. Acredite se quiser, as roupas eram lavadas com urina. Isso mesmo, a urina humana era usada junto à água para limpar vestimentas.

A ideia tem fundamentação científica: a urina possui em sua composição química o amoníaco, substância usada nos dias atuais para a composição de alvejantes. Graças à evolução dos produtos podemos usufruir hoje de roupas com cheirinho de limpeza, viva a modernidade!

Veja mais!
Sabão X detergente

Publicado por Líria Alves de Souza

Artigos Relacionados

A cola cola tudo?
Será mesmo que as colas colam tudo que for preciso.
Por que o mar morto recebe este nome?
Conheça as propriedades do ponto mais baixo do planeta Terra.
Química do amor
Saiba qual é a "química" do amor e descubra quais substâncias estão envolvidas nesse fascinante e complexo fenômeno.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Repartir em Partes Inversamente Proporcionais" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Repartir em Partes Inversamente Proporcionais
Quando realizamos uma divisão em partes inversamente proporcionais estamos dividindo um número de maneira proporcional ao inverso de outros números dados. Nessa aula veremos como repartir em partes inversamente proporcionais utilizando a definição e posteriormente um macete.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Biologia
Transgênicos
Você sabe o que são alimentos transgênicos? Não se engane, eles estão mais presentes do que você imagina!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Química
Alotropia
Não deixe de assistir nossa aula para fixar tudo o que você estudou sobre alotropia!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Filosofia
Batman
Que tal assistir ao vídeo para uma análise ética sobre o herói?