Whatsapp icon Whatsapp

Por que o mar morto recebe este nome?

Cristais salinos encontrados no Mar Morto.
Cristais salinos encontrados no Mar Morto.

Na verdade, o Mar Morto não é propriamente um mar e sim um grande lago com dimensões de 82 quilômetros de comprimento e 18 quilômetros de largura. Fica situado no Oriente Médio e banha a Jordânia, Israel e Cisjordânia. Encontra-se a 392 metros abaixo do nível do Mar Mediterrâneo: é o ponto mais baixo do planeta Terra.

Analisando a localização do Mar Morto não fica difícil perceber por que suas águas são tão salgadas. Dois fatores são responsáveis pela alta salinidade:

1. As águas que abastecem o Mar Morto provêm do rio Jordão, este é rico em sais minerais.

2. A região onde está situado é praticamente desértica, com clima subtropical e semiárido, com verões de altas temperaturas, ou seja, muito seco. O calor aumenta a taxa de evaporação nas superfícies aquáticas.

Conclusão: A água rica em sais minerais se evapora e seu teor de sal se concentra.

Mas em relação ao nome Mar Morto, por que foi batizado assim?
A resposta está na alta concentração de sal em suas águas. Estima-se que seja 300 gramas de sais para cada litro de água, sendo que a quantidade considerada normal e que se faz presente nos oceanos é de 35 gramas para cada litro de água.

Agora pergunto: como pode haver vida em meio a tanto sal? O desenvolvimento de peixes ou vegetação é praticamente impossível, uma vez que o sal incomoda até banhistas que permanecem por poucos minutos, imagine viver neste local. A situação é tão crítica que, os peixes que chegam pelo rio Jordão, morrem instantaneamente ao entrarem no lago. A denominação Mar Morto traduz a impossibilidade de vida neste local.

A salinidade característica favorece a formação de cristais na superfície. Esse aspecto juntamente com o fato de corpos flutuarem com maior facilidade em meio salino (mais denso), fazem do Mar Morto um ponto turístico visitados por milhares de curiosos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja mais!
Sais



Publicado por Líria Alves de Souza

Artigos Relacionados

A cola cola tudo?
Será mesmo que as colas colam tudo que for preciso.
Barômetro de Torricelli
Como surgiu o equipamento capaz de medir a pressão atmosférica.
Biometria: tecnologia precisa
Tecnologia que identifica uma pessoa através de traços biológicos.
Clorofórmio
Clorofórmio é um composto pertencente ao grupo dos haletos orgânicos. Seu nome químico é triclorometano (CHCl3).
Como se formam as bolhas de sabão?
Veja as respostas para as seguintes perguntas: O que forma as bolhas de sabão? Por que elas sempre são esféricas? Como fazer para conseguir bolhas de sabão mais resistentes?
Composição de tintas
Clique e conheça as características dos elementos de composição das tintas!
Papel de plástico
Clique aqui e entenda o que é a proposta do papel de plástico!
video icon
Texto"Matemática do Zero | Teorema de Pitágoras" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Teorema de Pitágoras
Nessa aula veremos que o teorema de Pitágoras está relacionado a um triângulo retângulo. Nesta figura, temos o lado oposto ao ângulo de 90º, chamado hipotenusa, e os outros dois lados são catetos. O Teorema de Pitágoras afirma que o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos.