Whatsapp icon Whatsapp

Sabão X detergente

Qual produz mais espuma: sabão ou detergente?
Qual produz mais espuma: sabão ou detergente?
Na hora de escolher um produto de limpeza para lavar louças surge a dúvida: sabão ou detergente? Se você levar em conta a capacidade de remover gorduras, vai optar pelo detergente, mas se pensar em proteger a natureza vai preferir o sabão em barra.

Diferenças básicas entre detergente e sabão:



Só por essas características já notamos a diferença entre eles, como já foi dito, o detergente produz mais espuma e facilita a remoção de gorduras. O sabão não espuma tanto, mas não prejudica o ambiente. Vejamos por que esse último é considerado biodegradável:

Os resíduos de sabão provenientes da limpeza doméstica vão parar no esgoto e consequentemente em rios. Lá sofrem decomposição pelos micro-organismos existentes na água, daí dizemos que se tornam biodegradáveis, ou seja, não poluem o meio ambiente. Os detergentes agem de forma contrária, se acumulam nos rios formando uma densa camada de espuma.

Por que os micro-organismos só quebram as moléculas de sabão? As enzimas produzidas por eles são capazes de quebrar somente as moléculas de cadeia carbônica linear presente nos sabões. Essas enzimas não reconhecem as cadeias ramificadas que caracterizam os detergentes, e por isso elas permanecem na água sem sofrer decomposição.

Você já deve ter visto as camadas de espuma poluentes, batizadas como “cisnes de detergentes”. Elas são características dos rios mais poluídos, como por exemplo, o rio Tietê.
Publicado por Líria Alves de Souza

Artigos Relacionados

Banho de espumas: a orgânica explica
Como se formam as espumas, espuma de sabão, espuma da poluição, materiais orgânicos, moléculas de espuma hidrofóbicas, conjunto de bolhas gasosas, tensão superficial da água, compostos orgânicos presentes na água, despejo de detergentes industriais.
Elemento mais abundante no Universo
Curiosidade química: conheça qual é o elemento químico mais abundante no Universo.
Mecanismo dos Airbags
Conheça a reação química presente neste salva-vidas.
Por que o Rio Negro possui cor escura?
Descubra por que as águas do Rio Negro são de cor escura.
Quimioterapia preventiva
Clique aqui e entenda em que consiste a quimioterapia preventiva!
video icon
Professora ao lado do texto"Verbos dicendi".
Português
Verbos dicendi
Dizer, falar, gritar, responder são verbos dicendi, ou seja, palavras que apresentam a maneira pela qual uma pessoa se expressa. Assista a esta videoaula para aprender um pouco mais sobre essa classificação!